Páginas

28 de abril de 2011

Treine seu cão para ser um guia

a advogada Thais Martinez - pioneira (foto Daigo Oliva - G1)

O cão-guia é um animal treinado para auxiliar o deficiente visual a se locomover com segurança, liberdade e independência, substituindo a bengala com diversas vantagens, evitando transtornos e acidentes.  Infelizmente ainda existe muita resistência em liberar o acesso a esses cachorros em alguns lugares. 

Há alguns anos a advogada Thais Martinez (foto) teve que processar o Metrô de São Paulo para ter o direito de acessar as estações e trens com seu amigo Boris, agora aposentado, após 9 anos de relevantes serviços. A ação judicial começou em 2000, quando ela foi impedida de entrar com  Boris em uma estação e se arrastou até 2006, quando um juiz reconheceu o direito da deficiente visual acessar lugares públicos com seu cão-guia.

ALGUMAS VANTAGENS DO CÃO-GUIA
  • Proporciona maior segurança, independência e liberdade;
  • Garante maior velocidade e desenvoltura na locomoção, já que é capaz de se antecipar a obstáculos, escolhendo para seu usuário o melhor caminho;
  • Desvia de obstáculos aéreos, tais como galhos de árvores e telefones públicos, que não podem ser detectados pela bengala;
  • Auxilia na travessia de ruas;
  • Encontra importantes pontos de referência, como escada, porta, elevador, cadeira, etc;
  • Facilita a inclusão social de seu usuário, pois tem o poder de aproximar as pessoas.

o animal protege e conduz com segurança o deficiente visual

SEJA UM VOLUNTÁRIO, CRIE UM CÃO-GUIA

Segundo o IRIS - Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social, o Brasil, que tem aproximadamente 1,2 milhão de deficientes visuais e há um grande déficit de cães-guia.

Você pode ser voluntário e criar um cachorro para ser guia, ajudando ele desenvolver algumas habilidades especias, como boas maneiras, boa sociabilidade, confiabilidade e responsabilidade. Se você procura a oportunidade de fazer algo muito gratificante por alguém, dispõe de tempo (bastante), tem muita responsabilidade e um ambiente seguro e adequado para manter e educar um filhote durante um ano a um ano e meio, você pode colaborar.

Passado esse período, ele será levado para um treinamento mais apurado e será entregue a um deficiente visual, que poderá ter um companheiro fiel, carinhoso e responsável para ajudá-lo a caminhar pelas ruas, assim como você faz. Você estará fazendo a diferença na vida de alguém.

existe bastante informação na internet

COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UM CÃO-GUIA

É importante lembrar que o cão-guia funciona como olhos para seu companheiro que não pode ver, portanto você teve seguir alguns critérios para se "aproximar" do bicho sem interferir na segurança do animal e de seu acompanhante.

  • Não toque, não fale, não alimente ou distraia de outra maneira o cão guia quando ele estiver trabalhando com seu companheiro, seja onde for.
  • Permita que o cão-guia se concentre em seu trabalho e o execute sem ser perturbado para a segurança de seu companheiro.
  • Não trate o cão-guia como um animal de estimação. Dê-lhe o respeito de quem está desempenhando um trabalho de suma importância.
  • Não se aproxime do cão-guia com outros animais. Nem com comida.
  • Não dê comandos ao cão-guia. Permita que o seu acompanhante os dê .
  • Não tente fazer exame do controle nas situações estranhas ao cão ou ao seu companheiro. Somente se o deficiente visual solicitar tente ajudar de acordo com o seu pedido.
  • Evite andar no lado esquerdo do cão guia em serviço, você pode se tornar uma distração e ele poderá se confundir. Ande de preferência no lado direito e com certa distância do deficiente visual e seu cão, o adequado são alguns passos atrás dele.
  • Não tente agarrar ou dirigir a pessoa quando o cão o guiar. Pergunte ao usuário do cão-guia se ele necessita do seu auxílio e, se ele precisar, ofereça o seu braço esquerdo.
  • Não seja super protetor quando o deficiente visual chegar em casa com o cão novo. Seja pensativo, paciente nos erros e acertos para inspirar a confiança dele. Com o tempo, você admirará a perícia do binômio homem/cão .
  • Não espere demais no começo. Lembre-se que o cão é novo e que a harmonia e a confiança completas vem com o tempo, use sempre a paciência, a perseverança. É com a convivência que vem os grandes resultados.
  • Não dê ao cão restos de comida ou petiscos inadequados. Respeite a necessidade do usuário do cão-guia de dar ao cão uma dieta equilibrada e manter seus hábitos saudáveis.
  • Não permita que as crianças arreliem ou abusem de brincadeiras com o cão-guia . Permita que esse herói descanse sem ser perturbado.
  • Não permita que seus animais de estimação ataquem ou intimidem um cão-guia, especialmente quando em trabalho. Permita que os cães se encontrem em território neutro quando todos os animais podem ser supervisionados com cuidado.
  • Não permita que o cão-guia se distraia quando em trabalho ou tome atitudes inadequadas como mendigar comida ou pular em pessoas. Peça ao seu acompanhante para corrigir todo o comportamento errôneo.Não interfira quando o vir corrigindo o animal.
  • Não deixe o cão-guia ignorado fora da casa, abandonado no quintal. Compreenda seu valor ao deficiente visual.
  • Não afague o cão-guia na cabeça quando ele estiver guiando. Sempre que for afagá-lo lembre-se de fazê-lo na área do ombro e somente com a aprovação de seu usuário (seja educado e peça antes).
Se você se interessar em ser um colaborador, pode encontrar com facilidade mais informações na internet . Espero ter contribuído para ajudar a divulgar o incrível trabalho dessas criaturinhas maravilhosas.

26 de abril de 2011

Um bom professor é um bom começo

campanha de valorização do professor

Um bom professor é essencial para a formação de bons médicos, bons engenheiros, bons políticos, bons administradores, bons atletas, bons músicos, bons cidadãos, cidadãos éticos. O professor é a peça principal na aquisição de conhecimento, mais importante que livros, escolas e lições. É o homem, é a mulher, pessoa que ensina, que ajuda a aprender.

Investir na pessoa do professor é dever do administrador público e privado. O professor é a estrutura da educação, o guia para a longa jornada de sua vida. É o tutor, é o mestre, é o exemplo, é incomparável. Este blog acredita na EDUCAÇÃO e acredita na importância incomparável do PROFESSOR em nossas vidas, por isso participa da campanha de valorização do magistério.

vídeo da campanha de valorização do professor

O professor precisa receber uma boa remuneração, precisa ser respeitado pela administração, pelos alunos e seus pais e pela sociedade, precisa de formação continuada e condições adequadas de trabalho, precisa sentir-se valorizado, ter dignidade.

GOVERNO DE SÃO PAULO NÃO RESPEITA O PROFESSOR

Ao governo do estado de São Paulo, que trata professores como marginais, colocando a Tropa de Choque da Polícia Militar para bater nesses respeitáveis profissionais, ofereço meu repúdio e meu desprezo. Professor que quer dignidade e respeito não vota em governo que reprime greve  com gás pimenta, cacetete, bala de borracha, prisão e censura, não vota no PSDB.

insatisfação - professores paulistas criticam José Serra

truculência - tratamento dado pelo PSDB aos professores

TODOS PELA EDUCAÇÃO


Nota: não confundir educação escolar, ensino, preparo para a vida, com a educação parental, familiar, aquela que é dever dos pais transmitir para a criança e cuja ausência, cuja omissão, não pode ser suprida nem mesmo pelo mais capaz dos professores.

A família sempre será o alicerce da formação do caráter e tem o dever de ensinar às crianças os fundamentos do respeito e da convivência saudável. Não empurre para o professor uma responsabilidade que é sua.

24 de abril de 2011

O metrô que paulista não tem

É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? NÃO, É O FURA-FILA

Era! Alguém lembra do "fura-fila"? Era uma promessa de metrô de superfície feita por Celso Pita em sua campanha para prefeito de Sampa, lá no ano de... sei lá quando, acho que em 96. "Se o Pita não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim", dizia Paulo Maluf. E alguém viu o tal do "fura-fila"?

fura-fila - promessa política para o transporte paulista

A REALIDADE SOBRE O TRANSPORTE EM SÃO PAULO

De 1996 a 2011, passaram-se 15 anos e os investimentos públicos do governo do estado de São Paulo, que é quem se diz responsável pelo Metrô nas horas boas, foram insignificantes para suprir a demanda de transporte de gente que trabalha, que produz riqueza e que vota. Coincidentemente, todo esse tempo o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira - esteve no poder. Coincidentemente.

Acaba de passar naquela TV que é a favor do governo paulista, no Fantástico show da vida da Globo, que o Metrô de São Paulo  anda lotado e o transporte público na capital paulista é um caos. Com o título "Pesquisa aponta o metrô de SP como o mais lotado do mundo", a reportagem deixa claro que a falta de investimentos do governo estadual e municipal em transporte público de passageiros é o principal motivo do sofrimento daqueles que trabalham para pagar as despesas dos caros governantes. 

"É muita gente precisando se deslocar, então, a gente precisava ter uma rede muito maior do que a gente tem para dar conta de uma cidade como São Paulo", explica Cláudio Barbieri da Cunha, especialista em engenharia dos transportes (extraído da reportagem).

E os paulistas continuam votando no PSDB de Geraldo Alckmin (governador) e nas pessoas que o partido indica, como Gilberto Kassab (ex-DEM, agora PSD), o prefeito da capital (ele foi apoiado por José Serra).

O EXEMPLO QUE VEM DO NORDESTE

O que o eleitor paulista não sabe e não vê, porque enquanto rolam suspeitas de corrupção nos contratos do governo de São Paulo com a Alston e a Siemens, ele só fica vendo a telinha e lendo a folhinha, é que existem idéias e investimentos em transporte dando certo em lugares que ele nem imagina, onde a parceria entre empresários comprometidos com a região (e que também lucram) e a administração pública resultam em projetos incríveis como este, publicado pelo iG Economia em 9 de março. Leia abaixo o artigo na íntegra.

O metrô do Cariri é de Cariri mesmo. Os 13,6 quilômetros da linha entre Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense, são percorridos por carros de passageiros fabricados em Barbalha, bem perto de ambas as cidades – e que completa o trio de municípios tornados um só na sigla “Crajubar”. É nesse núcleo no sul do Ceará que fermenta a ambição brasileira de fazer ressurgir com força o transporte de pessoas por linha férrea.

A Bom Sinal é a fabricante dos trens. E não só deles: originalmente, a fábrica produzia carteiras escolares, móveis para hospitais e assentos para estádios. Em 2004, a empresa foi consultada sobre a possibilidade de reformar carros de passageiros do metrô de Fortaleza – e deu no que se vê hoje. 

 VLT fabricado pela Bom Sinal

A produção de carteiras, móveis e assentos continua, mas agora divide as atenções com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs, modalidade de transporte ferroviário com capacidade menor que a de um metrô convencional e que é a definição técnica mais adequada para os carros da linha de Crato a Juazeiro).

A proposta surgiu porque a Bom Sinal, a despeito das credenciais, tinha relação com o mundo dos transportes. Fernando Marins, fundador da companhia, foi sócio da fabricante de carrocerias de ônibus Caio. O know-how da montagem dos ônibus foi passado à dos trens – chassis e motor, movidos a diesel, são adaptações de modelos usados em ônibus. Marins, tio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, faleceu em 2010, mas seu legado na nova frente de trabalho segue em ascensão.

conheça o metrô do Cariri

A carteira de pedidos da Bom Sinal tem carros de passageiros para projetos de VLT de Fortaleza e Sobral (CE), Recife, Maceió e Arapiraca (AL) e Macaé (RJ). A empresa trabalha para alcançar a capacidade de produzir um equipamento por semana – e, com isso, dar vazão à demanda crescente. “Estamos trabalhando 24 horas por dia”, diz Sidnei Anphilo, gerente da fábrica de Barbalha. 

A fábrica tem cerca de 300 funcionários, mas há profissionais sendo treinados para assumir novas vagas. Os VLTs montados na Bom Sinal são movidos a diesel, mas a empresa tem entre seus planos o de adequar suas instalações para a montagem também dos trens com tração elétrica.

O “Crajubar” pode ampliar sua relação com o transporte ferroviário. Está na alça de mira da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa do governo estadual que administra o Metrô do Cariri, o plano de estender a ligação entre Crato e Juazeiro do Norte também para Barbalha, segundo Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de controle e tráfego da empresa. Até o momento, o Metrô do Cariri já recebeu R$ 31 milhões em investimentos.

O METRÔ DE SÃO PAULO MOSTRADO PELA GLOBO

Veja abaixo o vídeo da reportagem exibida no programa Fantástico em 24 de abril de 2011. O amigo blogueiro Esquerdopata também viu e logo concluiu que "PSDB transformou orgulho de SP no pior metrô do mundo." Parece que a mídia está meio descontente com o governo do estado... ou será que a imprensa vai botar a culpa no Lula?

vídeo exibido pelo Fantástico mostra o metrô de Sampa


VLT LIVROU 20 CIDADES DE COLAPSO NA FRANÇA

Os veículos leves sobre trilhos são uma alternativa eficaz em muitas cidades. O custo de construção de linhas de trens subterrâneos é altíssimo e uma ótima alternativa entre os ônibus comuns e esses trens é o VLT. Veja como a França encara o desafio do transporte urbano.

alternativa livrou a França de colapso de transportes

22 de abril de 2011

Bom final de semana com bolinha de papel

Olá. Que tal curtir um sambinha partido alto de muito bom gosto? Hoje eu brindo meus leitores com uma música muito criativa, datada da época das eleições presidenciais de 2010, quando o candidato derrotado, com a ajuda da tevê, fez "um papelão com uma bolinha de papel".

bolinha de papel - clipe imperdível

Se uma bolinha de papel mandou o candidato tucano pro hospital (tomando a vez de algum doente grave), imagine se ele fosse professor e levasse um tiro de borracha ou uma cacetada da tropa de choque da "polícia de governo" que ele tinha pra proteger ele em São Paulo.

Bom final de semana pra você, que é honesto e trabalhador e que não gosta de mentiras e falsidades.

21 de abril de 2011

Pedágios nas estradas e prefeitos felizes

Toda vez que o prefeito de sua cidade disser que é contrário à instalação de praças de pedágio nas e$trada$ do município, olhe bem nos olhos dele e dê uma gargalhada bem gostosa! A arrecadação de ISS - Imposto Sobre Serviços (também chamado ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é fantástica quando se tem um pedágio em casa. Até eu já estou pensando em colocar um aqui no condomínio. Imagine só a faxineira pagando pedágio pra limpar a minha casa, o cunhado pagando pedágio pra almoçar aqui, o entregador de gás, de água, o carteiro, a sogra, todo mundo pagando!

Veja como a coi$a funciona: a concessionária cuida da manutenção da rodovia, a concessionária socorre os motoristas acidentados, a concessionária resolve os problemas de tráfego, sinalização, acidentes, erosões e etc, faz tudo. E arrecada muito dinheiro. E para o município sobra apenas o ISS. Líquido e certo. E para o munícipe, o eleitor, sobram as de$pesa$. E o que é mais interessante nisso? Não existe obrigatoriedade de destinação do dinheiro, ou seja, a prefeitura aplica ele onde bem entender (ou "precisar", é claro). Como se já não houvessem impostos sobre o combustível, o óleo, o pneu, o próprio carro, a propriedade do carro (IPVA), licenciamento anual, taxas disso e taxas daquilo.

CIDADE DO INTERIOR PAULISTA TEM TRÊS PEDÁGIOS 

fonte da imagem: site da deputada estadual Ana Perugini (PT)

Hoje li no Jornal de Itatiba-SP (online em www.ji.com.br - folha 5, Recebemos) a indignação do cidadão/eleitor Franco Martini com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que teria feito 'Promessa Só De Boca', entre outras coisas, de não liberar para operação os pedágios da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra antes de sua duplicação, mas hoje temos pista simples, em obras, com trechos sem acostamento e velocidade máxima permitida de 40Km/h (com radar) em plena rodovia intermunicipal e cobrança de R$ 1,85 em cada sentido.

Ora, eleitor, com o devido respeito, não seja ingênuo. Manifestações não resolvem, isso se resolve nas urnas.  E cuidado! Manifestações contrárias ao governo paukista costumam ser rechaçadas na base da cacetada, gás pimenta e balas de borracha - eu mesmo sei bem como é isso. Ao final, presenteio você com o link para a oração do arrependimento por ter votado errado. Reze todos os dias, até as eleições.

Veja abaixo o que disse o jornal Bom Dia no dia 12 sobre a incrível arrecadação de ISSQN pelo município de Itatiba (onde mora o pobre eleitor) nos três pedágios operados pela lucrativa empresa Rota das Bandeiras (disponível em www.redebomdia.com.br).

COFRES CHEIOS

Pedágio rendeu R$ 2 milhões para prefeitura

"A Concessionária Rota das Bandeiras recolheu só no ano passado R$ 2,094 milhões referente ao ISSQN que incide sobre a tarifa das três rodovias pedagiadas que cortam o território de Itatiba. Previsão de arrecadação para 2011 é de R$ 2,2 milhões.

(...) De acordo com esse critério em cada uma das três rodovias, Itatiba recebe um percentual do total arrecadado, proporcional à extensão da estrada em nosso território. No caso da SP 63 Itatiba fica com 34,97% da receita e Louveira com 65,03%. Na SP 360 Itatiba fica com 35,25% e Jundiaí com 64,75%. A receita da SP 65, a Dom Pedro I, é dividida entre nove cidades entre Campinas e Jacareí e a participação de Itatiba é 13,54% do total arrecadado.



Outros tópicos que podem interessar:
Rodovia cobra pedágio e não recebe melhorias prometidas. (outra cidade)
Oração de arrependimento por ter votado no PSDB. (rezar todos os dias)
Portas do Palácio do Planalto estarão sempre abertas. (em SP é no cacete)
Empresa de Deputado presta péssimo serviço em SP. (seu busão da Fênix)
Memória: gestão "geral do Alckmin" 2003 - 2006. (te ajudando a lembrar)

LADRÃO ADORA PEDÁGIO

E a última notícia: "furto de veículos cresce quase quatro vezes no primeiro trimestre em Itatiba" (veja na Rede Bom Dia). Houve um aumento de 390% de carros levados embora pelos ladrões. Comprovado: ladrão adora pedágio!

20 de abril de 2011

Não deu para aguentar a pressão

PEDIDO DE EXONERAÇÃO - PARTE 2

Felizmente, não deu pra evitar. A gloriosa polícia civil do Estado de Minas Gerais perdeu mais um de seus policiais. Nada demais. Apenas outra vaga a ser preenchida no edital do próximo concurso. Foi só um escrivão de polícia que, diante de uma história pautada em excesso de trabalho, alguns momentos engraçados e muito, mas muito sofrimento, acabou de deixar a corporação sem sequer ser ouvido.

Há de convir que as marcas que ficaram no meu coração e pelo resto do corpo, dificilmente serão apagadas. Foram noites revirando na cama. Os dedos aprenderam a trabalhar mesmo contra a minha vontade. E os olhos, esses nunca mais serão os mesmos. O meu sonho de ser funcionário público, de ter estabilidade e uma vida digna, foram transformados num grande e temeroso pesadelo.

Ao abdicar os amigos, família e tudo mais para construir outra vida por causa do trabalho em regime escravo do governo, acabei perdendo parte da minha identidade, do meu jeito de ser, da minha ambição natural. Tornei-me alguém mais padronizado, alienado e menos humano, como eles querem que todos sejam.

Fiz quase tudo que afirmei não me dispor. Cometi mais erros do que acertos. Quase deixei de lado a vontade de viver pelo sacrifício de intermináveis histórias, absurdos registros e tremendas torturas, das quais não espero (e nem quero) recompensas. Fui super herói e ajudei a prender alguns bandidos. Fui medíocre, ao ajudar a lei para encarcerar alguns inocentes.

Ainda sinto dores, principalmente nas costas e na consciência, pelas intermináveis horas sentado na frente do computador. A frieza e a indiferença quase me fizeram esquecer como era chorar e ficar arrependido. Injustiça, corrupção, impunidade, esperança, tudo isto finalmente acabou. Só sei mesmo é que estou tranqüilo poque de tudo tentei, fracassando e desistindo, morri na praia.

Perdedor, hoje posso fechar meus olhos e não preciso pensar em mais nada. Os finais de semana voltaram a existir. Tenho que novamente temer um julgamento ao invés de julgar atitudes dos outros. Voltei a ser mortal, a estar do lado do qual nunca devia ter saído, a fazer parte da sociedade que respeita a imortalidade, o poder e a ganância daqueles tidos como deuses, mas que mais se assemelham aos demônios. Estou sorridente por novamente ser refém de regras, de um sistema com lacunas, graves falhas, que encobertam e escondem uma porção de coisas por debaixo dos panos.

Salve, salve... a gloriosa! Foram dois anos e um grande aprendizado. Respiro fundo. Estou exonerado. Aqui recomeça a minha chance, a minha vida. Sem armas, algemas, sem histórias, nem tormenta ou medo... apenas com liberdade, ainda que tardia.
Obrigado a todos aqueles que me acompanharam durante todo esse tempo. Quem sabe um dia eu volte a escrever...? Por enquanto, sigo com outros planos. Pretendo transformar o blog num livro e darei notícias! Aguardo por comentários e despedidas!
O Depoente.
Segundo o autor, ele apenas ensaiou um pedido de exoneração ao escrever este texto, mas o que fez, na verdade, foi transferir-se para um local menos insalubre. Este texto foi reproduzido literalmente do blog http://depoimento-anonimo.blogspot.com/ - Imagem da web. Adorei os textos do escrivão "Depoente" e resolvi compartilhar com vocês.

16 de abril de 2011

bom final de semana curtindo "noites" com Luis

Este garoto tem talento. Brindo a você com este video caseiro do Luis cantando "noites", pra você começar bem o fim de semana.

NOITES - interpretada por LUIS

Noites vêm e vão
e com ela a solidão.
Lua, onde estás?
Traz ela de volta pra iluminar meu coração.

Dois amores não podem viver longe assim.
E, por Deus, trás de volta ela pra mim.

Nunca amei tanto assim, esse amor não tem fim.
Acredito, foi Deus quem te trouxe pra mim.

Já parei pra pensar: é difícil aceitar,
mas você não entende meu jeito de amar.

Noites vêm e vão
e com ela a solidão.
Lua, onde estás?
 Traz ela de volta, pra iluminar meu coração.

Dois amores não podem viver longe assim.
E, por Deus, trás de volta ela pra mim.

Nunca amei tanto assim, esse amor não tem fim.
Acredito em Deus, que te trouxe pra mim.

Já parei pra pensar: é difícil aceitar,
mas você não entende meu jeito de amar

Quem dá esmola em sinal financia o tráfico

por mais que essa cena comova, dar esmolas não é ajudar 

Um gesto nobre, bonito e... cruel. Quando você vê aquele menino maltrapilho, cabelos desgrenhados, dentes amarelos, que chega com cara de cachorro sem dono ao lado do seu carro e pede uma moedinha para ajudar a comprar comida para o irmãozinho, remédio para a avó ou sei lá o que, você  pode estar favorecendo o consumo e financiando o tráfico de drogas e contribuindo para o aumento da violência. além  de privar aquela criança de evoluir socialmente. Sim, você estará fazendo isso.

Ao dar esmolas, você contribui para que aquela criança jamais tenha uma oportunidade, porque estará ajudando ela a pensar que sempre vai ter uma mão estendida e que nunca vai precisar frequentar uma escola ou trabalhar. E quando essa criança crescer só um pouquinho, você, que antes a achava uma coitadinha, vai achá-la vagabunda (imagine só, um marmanjo desses pedindo esmola) e não vai mais dar esmola.  Você vai esquecer que foi você quem a incentivou a permanecer ali. E essa criança, agora crescida, talvez  tenha se tornado um viciado, um marginalizado e vá assaltar você, invadir a sua casa, roubar o seu carro e sequestrar a sua família. E quem o incentivou? Você!

não dê apenas as suas migalhas a alguém

SUA ESMOLA VAI MANTER ELE NA MISÉRIA

Mesmo que o pedinte tenha a melhor das boas intenções, mantê-lo nessa situação não é um ato cristão, não é ter misericórdia de sua situação, pelo contrário, é perverso. Será que você é tão incapaz de compreender que para auxiliar pessoas em situação econômica precária existem programas sociais, instituições públicas, privadas e entidades filantrópicas que ajudam essas pessoas? Para contribuir realmente para um futuro melhor para essas crianças, torne-se contribuinte de alguma entidade, doe-se como voluntário e vá até eles levar seu afeto. Ou não faça nada, que é melhor que dar migalhas a quem precisa de dignidade. Não dê esmola, dê oportunidade, cidadania e respeito.

AJUDE UMA ENTIDADE ASSISTENCIAL DE SUA CIDADE

15 de abril de 2011

Desabafo de um policial de saco cheio



PEDIDO DE EXONERAÇÃO - PARTE 1
 
Em virtude de fatos recentes e também alguns antigos, tenho pensado mais do que devia a respeito desse título. Quem lê o meu blog, sabe como eu sou: reclamão, pessimista, realista... e já deve ter notado mais uma porção de coisas. Sabe a sensação de que você não tem vocação para aquilo? É o que eu tenho sentido com a polícia com mais freqüência ultimamente.

Antes de tudo, quero deixar claro que não é bom pensar assim, por imaginar como seria começar tudo de novo, ficar desempregado, correr riscos e voltar para a iniciativa privada ou estudar até morrer para outro concurso, etc.

Só queria acordar todos os dias e querer ouvir histórias novas, defender a sociedade, pensar que nunca serei mandado embora, que emendamos todos os feriados prolongados, que tenho passe livre no cinema e nas festas, baladas... Mas, acredite se quiser, isto não tem sido suficiente para me manter motivado. Parece mesmo é que tudo está cinzento e sem graça; que o salário é ruim, que estou com problemas de saúde, que quando não estou de folga, trabalho feito um escravo e que ir nas festas pode me dar problemas, presenciar coisas e ter que agir quando eu queria mesmo era me divertir, entende?

Vivo apreensivo por causa da impunidade e de pensar que bandido pode me abordar na rua, e descobrir que sou polícia, e por causa disto eu sofra as conseqüências. Trabalhar numa cidade que não conheço (e nem quero) conhecer ninguém, longe da família, dos amigos, do que me deixava feliz, por causa de um dinheiro que mal dá para pagar as despesas básicas?

Desculpa o desabafo, mas é que realmente não dá para ficar inerte quando penso nisto tudo, nos plantões que duram semanas, nas cobranças, na hierarquia e disciplina e vaidade dos superiores, do excesso de serviço e da responsabilidade (e pressão) que existe se você cometer algum erro por menor que ele seja.

Quando me submeti a provas e exames para ingressar na carreira pública, assim como todos os demais que prestam concurso, pensei que fosse ter um pouco de tranqüilidade e que fosse alcançar o tão sonhado emprego estável. Ledo engano caros leitores, ao menos na polícia.

Porque de que adianta ter vantagens se tenho que ficar inerte, se todo dia é uma repetição e a demanda de serviço é cada vez maior? Se os órgãos superiores da instituição são inacessíveis e seus resultados dependem de contatos, influências, e as coisas acontecem fora do que está previsto nas regras de procedimentos.

Outro problema é: Pra que serve o título de funcionário público, quando você é tão público, ao ponto de perder sua vida privada e ter que sujeitar a ficar vinte e quatro horas do dia à disposição do trabalho? Ter seu comportamento analisado e questionado pela sociedade? Por ter sempre que dar exemplo?

Outro ponto negativo é que o salário não acompanha os reajustes do mercado. Se nada mudar, serei promovido apenas daqui a cinco, talvez dez anos! Ao contrário da prometida estabilidade e realização, o que sinto é coação, incerteza, insatisfação.

Não existem punições para o desacato social, para aqueles que ofedem a sua dignidade e sobretudo não dão a devida importância e reconhecimento ao seu trabalho. No que tange a chefia, o que tenho a dizer é que ainda não tive o privilegio de conhecer algum que não fosse vaidoso, ou ranzinza, ou ainda que tivesse a coragem de me fitar diretamente nos olhos.

Questione as jornadas de trabalho e será punido ou ameaçado por indisciplina. Exponha seus problemas e então, será considerado inapto ou fraco no trabalho. Mostre suas dores e as suas dificuldades para acabar caindo em uma sindicância ou processo administrativo. Isto sem contar a corrupção, as irregularidades, as falcatruas que finjo não ver, ouvir ou querer falar a respeito.

Não há como remar contra toda a água que já contaminou o mundo, a humanidade e a cabeça daqueles que poderiam fazer alguma coisa, rever as leis, procedimentos e condutas. Simplesmente não existem soluções para este tipo de problema.

Volto à questão da exoneração e penso cada vez mais em tirar meu time de campo. Talvez não seja honesto da minha parte para com o sistema continuar em frente, mas tenho certeza que seria menos penoso e menos dolorido para mim se conseguisse fingir que nada disto é verdade e que eu agüento ficar nisto por mais muitos anos, décadas até me aposentar...

Ainda não posso dizer minha resposta ou o veredicto final, porém cada dia mais estou tentado a largar tudo isto e renascer. Sento, penso, reflito, desanimo e então quase desisto. Percebo que estou me tornando um hipócrita. E enquanto a resposta não chega ou um milagre acontece, resta a mim apenas continuar a seguir em frente, sem titubear.

Esta história ainda não acabou, ela vai continuar. (O Depoente)

Este texto foi reproduzido integralmente do blog http://depoimento-anonimo.blogspot.com/ - Imagem da web. Adorei os textos do escrivão "Depoente" e resolvi compartilhar com vocês.

14 de abril de 2011

educação é saída para combate ao crack


O psiquiatra Pablo Roig, especialista em dependência química, especula que existem hoje, no Brasil, cerca de 1,2 milhão de usuários de crack e que, em média, as pessoas se viciam por volta dos 13 anos de idade, dados baseados no censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentados por Roig esta semana, na cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados. E a droga é a porta de entrada para uma vida de crimes. Especialistas dizem que são gastos pelos países entre 0,5% e 1,3% do PIB - Produto Interno Bruto, com o combate e tratamento ao uso de drogas.

No nosso tempo de criança, aos 13 anos nós estudávamos e trabalhávamos, ajudando os nossos pais e não tínhamos tempo - nem autorização deles - para perambularmos pelas ruas como tanto se vê nas cidades. A partir do momento que as mães assumem a responsabilidade, o dever, de oferecerem educação e bons exemplos aos seus filhos, a probabilidade de envolvimento deles com drogas e violência é mínima. Crianças e adolescentes alcançados pelo tráfico, em geral, vivem em situação de abandono afetivo e moral por suas famílias, quase todas desestruturadas; muitas mães sequer o nome de um pai dão aos seus filhos.

Antes de campanhas contra o consumo de drogas, deveria investir-se mais no preparo das mães para a função mais nobre, mais importante de suas vidas, começando por apelos incisivos à diminuição da taxa de fecundidade e a supressão gradativa de benefícios governamentais às famílias que, a partir de determinada data, gerassem mais de um 'filho por mulher' (essa expressão é técnica e não tem caráter sexista). Muitas outras práticas devem ser adotadas.

As redes de televisão, os jornais, as revistas, as emissoras de rádio e outras formas de difusão de informações poderiam usar parte do tempo e espaço que (muitas delas) usam para nos encher de inutilidades, para fazerem campanhas educativas em prol do restabelecimento da família. Mas algumas preferem enaltecer o sexo casual e outras 'formas de amar'. Triste. Como consequência de toda essa influência, temos uma sociedade doente, viciada. Há inclusive crianças que começam a usar drogas ao verem os pais se drogarem.

Longe de querer pregar qualquer moralismo religioso, acredito que a estrutura familiar sempre foi, é, e continuará sendo ainda por muito tempo a primeira e mais importante influência que uma criança recebe. O núcleo familiar é a fonte de padrões de comportamento que serão copiados pelo ser em formação.

Desconheço existir algum estudo a respeito, mas em minha experiência como profissional da segurança, observo um apoio por vezes velado e noutras explícito de mães de menores envolvidos em crimes  às atitudes repreensíveis de seus rebentos. Algumas chegam a negar que seus filhos tenham praticado atos que ocorreram em suas próprias presenças.

A redução de consumo de crack e outras drogas só será obtida através da educação.


MEUS AGRADECIMENTOS AOS BLOGS

Sentinelas do Apodi
Toxina 1
Estudantes do RN
Registro Parcial

e a todos os demais que divulguem esta idéia

Brasil gera empregos e Serra faz críticas

Do blog Os Amigos do Presidente Lula

Um dia após a empresa chinesa Foxconn anunciar que vai investir no Brasil, gerando 100.000 (cem mil) novos empregos e no mesmo dia que o presidente daquela empresa reclamou que os salários no Brasil são muito altos,  ex-candidato derrotado  José Serra escreveu, segundo o site acima, um artigo no jornal O Estado de São Paulo (Estadão), desmerecendo o Brasil perante a China.

imagem "controlcezada" do blog do Marcello Barbosa

Sob o título de “Negócio da China”, Serra afirmou que aquele país (a China) está avançando para o centro industrializado, enquanto o Brasil seria mero produtor de matéria-prima, deixando para os chineses os melhores empregos. Tem gente que continua torcendo contra o Brasil.

Uso de maconha pode causar impotência

Pesquisas recentes confirmaram que o uso continuado de maconha pode provocar disfunção erétil, a impotência sexual masculina. Segundo o estudo, ficou comprovado cientificamente que o uso da cannabis sativa reduz a eficiência de condução de estímulos de neurotransmissores localizados no órgão sexual do homem, levando-o à diminuição do prazer e do estímulo para a prática sexual.

imagem: agora com tarjas no que não pode ser mostrado

Não é apenas a maconha que pode deixar o homem "brocha". Outras formas de dependência química, como o tabagismo, o abuso no consumo de ácool, e anabolizantes e o uso de outras drogas estão relacionados a casos de impotência. O cigarro, por exemplo, pode favorecer a obstrução de vasos sanguíneos, prejudicando a irrigação do tecido cavernoso e consequentemente afetando a libido do indivíduo.

 
imagem: preparo de cigarro de maconha

OUTRAS RAZÕES PARA NÃO FUMAR

Independentemente do aspecto sexual, consumir drogas causa vários danos à saúde, estimula o crime e a violência e até acidentes pessoais, acidentes de trânsito e suicídios. Brigas, homicídios, assaltos, estupros, depredações e uma série de outros crimes têm muitas vezes sua origem no consumo de entorpecentes.

. O USUÁRIO FINANCIA O TRÁFICO .

UM POUCO MAIS SOBRE O CIGARRO

Fumar cigarros não é proibido, porque eles são industrializados e assim o governo pode ter um controle sobre as fábricas e arrecadar muito dinheiro em impostos! Há quem afirme que maconha só é proibida porque não gera receita para o governo. E, cá entre nós, que coisa fedorenta!

O uso do cigarro também causa impotência e isso todo mundo sabe, mas parece não dar importância, porque o efeito não é imediato. Só que quando os sintomas surgem... já fica difícil reverter. Cigarro também é um troço fedorento, que mostra a sua falta de respeito não só pelos outros, mas por si próprio, porque antes de encher o ar dos outros com sua fumaça fedida, você se agride e se expõe a risco de inúmeras doenças cardiácas, circulatórias e respiratórias, entre outras. Sem falar na disfunção erétil.

Um dia você se descobre impotente e aí, meu amigo, vai fazer o quê? "Homens que fumam tem 40% a mais de risco de sofrer de impotência do que aqueles que não fumam", é a firmação de Christopher Millett, Universidade Real de Londres, segundo a agência Reuters. Pesquisa com 8 mil homens teria concluído que mesmo quem fuma pouco está suscetível à disfunção erétil e a idade para o aparecimento dos sintomas é muito variável, ocorrendo também em jovens. Os entrevistados tinham entre 16 e 59 anos.


imagine-se no lugar desse sujeito

13 de abril de 2011

Vídeo gravado pelo atirador Wellington

 Wellington Menezes de Oliveira

Veja aqui o vídeo gravado por Wellington Menezes de Oliveira, o rapaz que no dia 7 de abril de 2011 matou 12 crianças e feriu outras 11 na escola Tasso da Silveira, no Realengo, bairro do Rio de Janeiro, usando um revólver calibre 38 e outro calibre 32. Na gravação, ele disse ser terça-feira, dois dias antes do massacre e afirmou que o ataque na escola seria uma luta contra pessoas cruéis e covardes, que se aproveitam da bondade de inocentes. A princípio especula-se que só a Rede Globo teve acesso aos vídeos. Se... então o título deste post até poderia ser "ASSASSINO DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA À GLOBO". 

vídeo divulgado pela Globo com cortes

Nos trechos destacados pelo Jornal Nacional desta terça-feira, dia 12, os trechos que a Globo quis que víssemos, Wellington diz: "A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram e eu morrerei não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência e da fraqueza de pessoas incapazes de se defender..."

No que seria parte do segundo vídeio, ele diz: "Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local, para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses atrás, eu fui, eu ainda não usava barba, eu fui para dar uma analisada..."

"Hoje é segunda, terça-feira, aliás... eu fui ontem, segunda, hoje é terça-feira, dia 5.  Hoje é dia 5... e... e essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente., né? Eu vivo sozinho e não tenho pessoas a dar satisfação, mas, como eu precisava ir no local e... interagir com pessoas, pra não chamar atenção, eu decidi raspar a barba."

Tire suas próprias conclusões.

Evidências que o atirador agiu motivado pelo bullying: "A maioria das pessoas acham que eu sou idiota, se aproveitam da minha bondade. São falsos e descobrirão quem sou da maneira mais radical, em uma ação que farei pelos meus semelhantes que são humilhados, agredidos e desrespeitados em vários locais, principalmente em escolas e colégios pelo fato de serem diferentes e não fazer parte do grupo dos infiéis, dos desleais, falsos, corruptos, dos maus. São humilhados por serem bons." Trecho de novo vídeo divulgado pela polícia carioca.

Assasino escreveu sobre o 11 de setembro

Em um dos manuscritos supostamente encontrados na casa de Wellington Menezes de Oliveira e cuja autoria se atribuiria ao seu punho, o escritor afirma fazer orações em horas marcadas durante o dia, o que é costume muçulmano e também cristão (se você é cristão e não faz suas orações, melhor rever sua fé), bem como leituras do Alcorão, livro sagrado islâmico / muçulmano.

Disse também - quem escreveu o texto abaixo - que meditava sobre o dia 11 de setembro, data do ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos. Já no vídeo deixado por ele, referiu-se a "irmãos".

um dos papéis divulgados

A grosso modo, a grafia deste texto guarda semelhanças com a assinatura da carta atribuída a Wellington e já publicada aqui e têm letras bastante assemelhadas, podendo-se a princípio supor que ambas as escritas possam ter sido feitas pela mesma pessoa: Wellington. Veja como exemplo a grafia da sequência de letras "ezes" nos dois papéis:


assinatura na carta atribuída ao matador do Realengo


trecho de manuscrito que teria sido encontrado na casa dele

Apesar da aparente afinidade com a fé muçulmana, continuo crendo que Wellington Menezes de Oliveira não era religioso, mas apenas um curioso e que sua carta tinha mais características cristãs, mas a sua religiosidade nada tem a ver com a sua conduta. Segundo o Alcorão, as crianças são ornamentos de Alah na Terra.

Se aquela primeira carta que publiquei aqui realmente foi escrita por ele, Wellington cria na possibilidade de sua alma ser salva se alguém fizesse preces a Deus intercedendo em seu favor, mesmo após a sua morte (fé católica exemplo: rezar missa de intenção das almas pelos mortos). O fato é que ele cometeu uma barbárie e essa conduta não é condizente com nenhuma religião. Prejulgar, discriminar alguém por seu credo, é tão vil quanto o assassínio. Há quem acredite que algumas pessoas já nascem com predisposição ao crime.
"O criminoso nato é um ser inferior, atávico, que não evolucionou, igual a uma criança ou a um louco moral, que ainda necessita de uma abertura ao mundo dos valores." (Cesare Lombroso 1835-1909)

12 de abril de 2011

A volta da campanha do desarmamento

"QUEM USA ARMA É POLÍCIA OU É BANDIDO"
(slogan da antiga campanha do desarmamento)

Com a edição da Lei Federal 10.826/03, o governo brasileiro tornou definitivamente crime o porte de armas de fogo e munições sem a devida autorização dos órgãos regulamentadores e endureceu as penas para quem for pego em descumprimento da legislação. "A lei agora tá osso." O que antes era considerado uma contravenção, passou a ser punido com prisão.

Campanhas foram feitas pelo governo, com a participação de ONGs e empresas e criou-se o programa de entrega voluntária, pela qual os cidadãos seriam indenizados por cada arma de fogo entregue à Polícia Federal, em valores que variavam de R$ 100,00 a R$ 300,00. Houve uma corrida sem precedentes para entrega de armas ao governo, mas queixa-se que muitas indenizações nunca foram recebidas, apesar do valor irrisório.

Desde o ano passado aventava-se a retomada da campanha, prevista para junho deste ano, mas em vista dos últimos acontecimentos, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo tornou público que decidiu-se antecipá-la, marcando reunião para discutir o assunto nesta segunda-feira, dia 11. O Brasil é campeão mundial em mortes por armas de fogo, entretanto só se nota alguma comoção quando ocorre algum crime de repercussão, como esse, envolvendo o atirador da escola do Realengo, no Rio de Janeiro, que  num ato de insanidade matou 12 crianças em uma escola,  que teve um surto psicótico e poderia ter usado qualquer coisa para cometer essa atrocidade, mas usou sua mente doentia para comandar dois revólveres.

Conforme tese de doutorado defendida em 2010 pelo pesquisador do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Daniel Cerqueira, a cada 1% a mais de armas,  corresponde um incremento de 2%, na taxa de homicídios e 1 vida é salva a cada 18 armas retiradas de circulação pela polícia.

crianças aprendendo a manusear armas

Algumas considerações sobre armas de fogo:
  • os EUA tem em média uma arma para cada 2 pessoas e uma taxa de homicídios menor que a do Brasil, onde existe uma arma para cada 50 pessoas;
  • ter uma arma de fogo não garante a segurança da família e ainda pode provocar acidentes; 
  • armas sozinhas não matam: precisam ser manuseadas por pessoas para provocarem a morte;
  • lugar de arma é trancada no cofre e não em gavetas e sobre guardarroupas;
  • crianças NUNCA devem saber da existência de armas de fogo em casa;
  • quando os pais tiverem armas como instrumento de trabalho, é mais seguro demonstrar às crianças  seu funcionamento e explicar-lhes o risco que elas representam - satisfeita a curiosidade, a tendência é que a criança não dê importância para a arma;
  • armas furtadas ou roubadas de residências acabam sendo usadas para o crime;
  • armas não foram feitas para serem exibidas, foram feitas para matar;
  • pessoas mal intencionadas não se importam com leis, restrições e proibiçõs;
  • traficantes não compram fuzis e munições em balcões de lojas;
  • desarmar a população pode ser uma estratégia do governo para se proteger de revoltas;
  • se o governo cumprir seu dever oferecer segurança aos cidadãos, eles não precisam de armas.

Imprensa brasileira incita o ódio

Protógenes Queiroz fala sobre a imprensa

O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) afirmou em discurso no plenário que a grande mídia brasileira constrói o palco da violêcia e da falta de ética e que ele tomará providências contra a discriminação religiosa praticada por parte da mídia, que insinua ser muçulmano o atirador assassino Wellington Menezes de Oliveira, que matou 12 crianças em uma escola do bairro Realengo, no Rio de Janeiro.

Protógenes acusa a revista Veja de falta de ética. Segundo ele, parte da imprensa (que ele não diz, mas é conhecida como PIG – Partido da Imprensa Golpista) trata o povo muçulmano como bandidos, discriminando cultos religiosos se infiltra no poder para perseguir o povo muçulmano e incita a discriminação aos cultos religiosos no Brasil, violando a constituição federal.

O conteúdo da matéria veiculada pela revista sobre o massacre na escola, diz ele, é discriminatório e incita a violência, diz mentiras sobre o povo muçulmano, levanta ódio e presta um desserviço à nação brasileira e revela um esquema de financiamento e espionagem no Brasil e acrescenta que a revista terá que se explicar no Congresso Nacional.

deputado Protógenes acusa Veja de incitar o ódio religioso

AS REFERÊNCIAS DO ATIRADOR SÃO CRISTÃS

Lamentavelmente, vemos nos últimos dias a mídia sensacionalista atribuir ao texto escrito por Wellington características do culto islâmico, mas qualquer cristão pode constatar que, se o matador tivesse mesmo alguma religião o influenciando, esta seria muito provavelmente cristã e não islâmica.

Sobre as supostas referências religiosas contidas na carta escrita por Wellington, a Bíblia Sagrada, livro cristão, está repleta de textos que lembram suas palavras, o que não é nenhuma coisa de outro mundo, afinal, vivemos em um país tipicamente cristão. Sobre a citação de “impuros” e referências à virgindade, fornicação e adultério, o livro sagrado do cristianismo traz exemplos como este: “Quando um homem se deitar com uma mulher e lhe sair o sêmen, ambos terão que se banhar com água, e estarão impuros até a tarde.” (Levítico 15:18). Fornicação e adultério são conceitos muito abordados, tanto no antigo quanto no novo testamento, basta ler.

Sobre o pedido do atirador de ser envolto em um lençol branco antes de seu sepultamento, temos no evangelho de São Marcos, capítulo 15, versículo 46, que José tirou o corpo de Jesus da cruz, o envolveu em um lençol e o colocou no túmulo.

Wellington pede que um fiel seguidor de Deus interceda por sua alma (para obter o perdão de Deus após a morte) e nós todos sabemos que há uma religião com todas essas características, muito praticada aqui no Brasil, o que não significa que ele a seguisse, mas que era conhecedor de seus preceitos. Como "sou hipócrita", não vou mencionar o nome dessa religião, até porque ela não prega a violência, mas a compaixão. A verdade é que o atirador agiu por própria conta, movido por motivações e crenças pessoais e não devemos atribuir a qualquer religião que seja a responsabilidade por um ato isolado.


Todas as religiões têm por objetivo aproximar o homem de Deus, ou seja lá o nome que se dê. Infelizmente algumas pessoas deturpam a fé, como se vê no vídeo abaixo, que mostra que crianças são acusadas de bruxaria (isso me lembra algo), torturadas, abandonadas e até mortas, atrocidades cometidas em nome de Jesus Cristo. Eles também não são muçulmanos!

NÃO ASSISTA ESTE VIDEO NA PRESENÇA DE CRIANÇAS
e nem se você se choca com cenas cruéis

crianças torturadas em exorcismo

Polícia paulista vai usar óculos com câmeras

Cada dia o governo do estado de São Paulo aparece com uma novidade na área da segurança pública. Ora é uma van cheia de parafernália tecnológica, para gravar imagens como o carro do Google Street View,  ora é uma mochilinha com câmera (parece até que o governo gosta de monitorar e vigiar você), ora são teasers, armas não letais de choque, entre outros brinquedinhos de fazerem inveja ao James Bond.

TECNOLOGIA ISRAELENSE DE RECONHECIMENTO FACIAL

A última invenção do governo paulista para a Polícia Militar é um sistema de reconhecimento facial conectado a câmeras fixadas a óculos de policiais, para, segundo informado ao jornal Estadão, identificar criminosos e pessoas desaparecidas, através de um software biométrico que analisa até 46.000 pontos de semelhanças na face da pessoa "enquadrada", a até 50 metros de distância, podendo ter alcance maior, tudo com rapidez e sem necessidade de abordagem pessoal. É o robocop paulista. Uma beleza esses apetrechos!

Marcio Fernandes/AE
Robocop paulista - Foto de Marcio Fernandes/AE

E O PROFISSIONAL? VAI SER VALORIZADO?

Agora só faltam os senhores investirem na PESSOA. Só faltam escalas e condições de trabalho dignas e um salário decente para, quem sabe, o policial poder sair da favela e ter uma casa "de material", ter dinheiro para comprar comida e parar de comer coxinha no buteco, poder dar conforto para os filhos e levar eles ao cinema no final de semana, pagar um bom plano de saúde - já que nem isso os senhores dão para a polícia.

Quem sabe se o policial ganhar um salário digno, possa até fazer uma poupancinha para quando se aposentar e ver seu salário despencar, porque hoje ele não ganha nem hora extra e não tem nem fundo de garantia e vive endividado. Quem sabe ele possa parar de fazer bico pra sobreviver e ter tempo pra ver os filhos crescerem. Nesses 16 anos de administração tucana em São Paulo, os policiais nunca foram valorizados e os que quiseram lutar por seus direitos foram repelidos covardemente pela "polícia do seu zé".

 
"polícia do Seu Zé vive na miséria" - image by petra

11 de abril de 2011

Portas do palácio do planalto estarão sempre abertas

Na semana que passou,  como parte das comemorações pelos seus 20 anos de existência, a  organização não governamental MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens - promoveu em Brasília o encontro nacional das Mulheres Atingidas por Barragens.

foto divulgação: Dilma recebe representantes do MAB

Apesar de ter cancelado vários compromissos de agenda por conta da tragédia ocorrida na escola do Rio de Janeiro, a presidente Dilma Roussef (PT) manteve seu compromisso com o movimento social e recebeu respeitosamente um grupo de 450 representantes do MAB no Palácio do Planalto. Durante e cerimônia, o governo deixou claro que as portas do Palácio do Planalto sempre estarão abertas para movimentos sociais. A presidente afirmou que o governo procurará atender causas de movimentos sociais. É um exemplo de democracia e respeito ao cidadão brasileiro a ser seguido.

SÃO PAULO NÃO É BRASIL?

Nós, paulistas, acostumados com o autoritarismo, a ditadura e a truculência, estamos começando a sentir que não somos parte desse país democrático chamado Brasil. Aqui em São Paulo, manifestações  de reivindicação de direitos, desaprovações e críticas ao governo estadual costumam ser reprimidas com violência pela "polícia de governo".

foto: professores em greve em São Paulo no ano de 2010

Em São Paulo, movimentos pacíficos e ordeiros como a grave de professores da foto acima costumam ser  tratados pelo governo com cacetetes, balas de borracha  e gás pimenta (última foto). As imagens são do início de 2010, antes de Serra  abandonar o governo para ser derrotado mais uma vez nas urnas em disputa pela presidência da república. Em São Paulo manifestações continuam sendo reprimidas a bala.

foto: repressão do governo de SP aos professores em greve
"O governo Serra reprime com sua polícia a luta daqueles que educam a nossa juventude!" 
(nucleopaoerosas.blogspot.com)