Páginas

12 de abril de 2011

A volta da campanha do desarmamento

"QUEM USA ARMA É POLÍCIA OU É BANDIDO"
(slogan da antiga campanha do desarmamento)

Com a edição da Lei Federal 10.826/03, o governo brasileiro tornou definitivamente crime o porte de armas de fogo e munições sem a devida autorização dos órgãos regulamentadores e endureceu as penas para quem for pego em descumprimento da legislação. "A lei agora tá osso." O que antes era considerado uma contravenção, passou a ser punido com prisão.

Campanhas foram feitas pelo governo, com a participação de ONGs e empresas e criou-se o programa de entrega voluntária, pela qual os cidadãos seriam indenizados por cada arma de fogo entregue à Polícia Federal, em valores que variavam de R$ 100,00 a R$ 300,00. Houve uma corrida sem precedentes para entrega de armas ao governo, mas queixa-se que muitas indenizações nunca foram recebidas, apesar do valor irrisório.

Desde o ano passado aventava-se a retomada da campanha, prevista para junho deste ano, mas em vista dos últimos acontecimentos, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo tornou público que decidiu-se antecipá-la, marcando reunião para discutir o assunto nesta segunda-feira, dia 11. O Brasil é campeão mundial em mortes por armas de fogo, entretanto só se nota alguma comoção quando ocorre algum crime de repercussão, como esse, envolvendo o atirador da escola do Realengo, no Rio de Janeiro, que  num ato de insanidade matou 12 crianças em uma escola,  que teve um surto psicótico e poderia ter usado qualquer coisa para cometer essa atrocidade, mas usou sua mente doentia para comandar dois revólveres.

Conforme tese de doutorado defendida em 2010 pelo pesquisador do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Daniel Cerqueira, a cada 1% a mais de armas,  corresponde um incremento de 2%, na taxa de homicídios e 1 vida é salva a cada 18 armas retiradas de circulação pela polícia.

crianças aprendendo a manusear armas

Algumas considerações sobre armas de fogo:
  • os EUA tem em média uma arma para cada 2 pessoas e uma taxa de homicídios menor que a do Brasil, onde existe uma arma para cada 50 pessoas;
  • ter uma arma de fogo não garante a segurança da família e ainda pode provocar acidentes; 
  • armas sozinhas não matam: precisam ser manuseadas por pessoas para provocarem a morte;
  • lugar de arma é trancada no cofre e não em gavetas e sobre guardarroupas;
  • crianças NUNCA devem saber da existência de armas de fogo em casa;
  • quando os pais tiverem armas como instrumento de trabalho, é mais seguro demonstrar às crianças  seu funcionamento e explicar-lhes o risco que elas representam - satisfeita a curiosidade, a tendência é que a criança não dê importância para a arma;
  • armas furtadas ou roubadas de residências acabam sendo usadas para o crime;
  • armas não foram feitas para serem exibidas, foram feitas para matar;
  • pessoas mal intencionadas não se importam com leis, restrições e proibiçõs;
  • traficantes não compram fuzis e munições em balcões de lojas;
  • desarmar a população pode ser uma estratégia do governo para se proteger de revoltas;
  • se o governo cumprir seu dever oferecer segurança aos cidadãos, eles não precisam de armas.

2 comentários:

  1. Já sei... Zé Serra queria ser PM desde criancinha e não conseguiu passar no concurso!!!

    ResponderExcluir
  2. "QUEM USA ARMA É POLÍCIA OU É BANDIDO": Essa frase é de uma má-fé impressionante. Além de incitação ao crime (pois fomenta os bandidos a usar armas), trata como bandidos pessoas outras que têm e/ou usam armas: militares, vigilantes patrimoniais, bombeiros militares, promotores de Justiça, juízes de Direito, guardas municipais, agentes do IBAMA, Atiradores esportivos, Colecionadores de armas, caçadores registrados...

    Desarmamento só atende ao interesse dos bandidos (que podem cometer seus atos torpes contra uma população desarmada sem medo de levar um tiro) e do imperialismo internacional (países imperialistas como Reino Unido, Suíça e Noruega financiam ONGs canalhas como Sou da Paz e Viva Rio. Com que objetivo? Nos desarmar pra nos roubar a Amazônia e o Pré-Sal, por exemplo?). Só ignorantes e/ou traidores do Brasil defendem essa proposta indecente.

    DÊ UMA RESPOSTA AOS DEFENSORES DO DESARMAMENTO: COMPRE UMA ARMA LEGAL!

    ResponderExcluir

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.