Páginas

16 de abril de 2011

Quem dá esmola em sinal financia o tráfico

por mais que essa cena comova, dar esmolas não é ajudar 

Um gesto nobre, bonito e... cruel. Quando você vê aquele menino maltrapilho, cabelos desgrenhados, dentes amarelos, que chega com cara de cachorro sem dono ao lado do seu carro e pede uma moedinha para ajudar a comprar comida para o irmãozinho, remédio para a avó ou sei lá o que, você  pode estar favorecendo o consumo e financiando o tráfico de drogas e contribuindo para o aumento da violência. além  de privar aquela criança de evoluir socialmente. Sim, você estará fazendo isso.

Ao dar esmolas, você contribui para que aquela criança jamais tenha uma oportunidade, porque estará ajudando ela a pensar que sempre vai ter uma mão estendida e que nunca vai precisar frequentar uma escola ou trabalhar. E quando essa criança crescer só um pouquinho, você, que antes a achava uma coitadinha, vai achá-la vagabunda (imagine só, um marmanjo desses pedindo esmola) e não vai mais dar esmola.  Você vai esquecer que foi você quem a incentivou a permanecer ali. E essa criança, agora crescida, talvez  tenha se tornado um viciado, um marginalizado e vá assaltar você, invadir a sua casa, roubar o seu carro e sequestrar a sua família. E quem o incentivou? Você!

não dê apenas as suas migalhas a alguém

SUA ESMOLA VAI MANTER ELE NA MISÉRIA

Mesmo que o pedinte tenha a melhor das boas intenções, mantê-lo nessa situação não é um ato cristão, não é ter misericórdia de sua situação, pelo contrário, é perverso. Será que você é tão incapaz de compreender que para auxiliar pessoas em situação econômica precária existem programas sociais, instituições públicas, privadas e entidades filantrópicas que ajudam essas pessoas? Para contribuir realmente para um futuro melhor para essas crianças, torne-se contribuinte de alguma entidade, doe-se como voluntário e vá até eles levar seu afeto. Ou não faça nada, que é melhor que dar migalhas a quem precisa de dignidade. Não dê esmola, dê oportunidade, cidadania e respeito.

AJUDE UMA ENTIDADE ASSISTENCIAL DE SUA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.