É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? NÃO, É O FURA-FILA
Era! Alguém lembra do "fura-fila"? Era uma promessa de metrô de superfície feita por Celso Pita em sua campanha para prefeito de Sampa, lá no ano de... sei lá quando, acho que em 96. "Se o Pita não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim", dizia Paulo Maluf. E alguém viu o tal do "fura-fila"?
fura-fila - promessa política para o transporte paulista
A REALIDADE SOBRE O TRANSPORTE EM SÃO PAULO
De 1996 a 2011, passaram-se 15 anos e os investimentos públicos do governo do estado de São Paulo, que é quem se diz responsável pelo Metrô nas horas boas, foram insignificantes para suprir a demanda de transporte de gente que trabalha, que produz riqueza e que vota. Coincidentemente, todo esse tempo o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira - esteve no poder. Coincidentemente.
Acaba de passar naquela TV que é a favor do governo paulista, no Fantástico show da vida da Globo, que o Metrô de São Paulo anda lotado e o transporte público na capital paulista é um caos. Com o título "Pesquisa aponta o metrô de SP como o mais lotado do mundo", a reportagem deixa claro que a falta de investimentos do governo estadual e municipal em transporte público de passageiros é o principal motivo do sofrimento daqueles que trabalham para pagar as despesas dos caros governantes.
"É muita gente precisando se deslocar, então, a gente precisava ter uma rede muito maior do que a gente tem para dar conta de uma cidade como São Paulo", explica Cláudio Barbieri da Cunha, especialista em engenharia dos transportes (extraído da reportagem).
E os paulistas continuam votando no PSDB de Geraldo Alckmin (governador) e nas pessoas que o partido indica, como Gilberto Kassab (ex-DEM, agora PSD), o prefeito da capital (ele foi apoiado por José Serra).
O EXEMPLO QUE VEM DO NORDESTE
O que o eleitor paulista não sabe e não vê, porque enquanto rolam suspeitas de corrupção nos contratos do governo de São Paulo com a Alston e a Siemens, ele só fica vendo a telinha e lendo a folhinha, é que existem idéias e investimentos em transporte dando certo em lugares que ele nem imagina, onde a parceria entre empresários comprometidos com a região (e que também lucram) e a administração pública resultam em projetos incríveis como este, publicado pelo iG Economia em 9 de março. Leia abaixo o artigo na íntegra.
O metrô do Cariri é de Cariri mesmo. Os 13,6 quilômetros da linha entre Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense, são percorridos por carros de passageiros fabricados em Barbalha, bem perto de ambas as cidades – e que completa o trio de municípios tornados um só na sigla “Crajubar”. É nesse núcleo no sul do Ceará que fermenta a ambição brasileira de fazer ressurgir com força o transporte de pessoas por linha férrea.
A Bom Sinal é a fabricante dos trens. E não só deles: originalmente, a fábrica produzia carteiras escolares, móveis para hospitais e assentos para estádios. Em 2004, a empresa foi consultada sobre a possibilidade de reformar carros de passageiros do metrô de Fortaleza – e deu no que se vê hoje.
VLT fabricado pela Bom Sinal
A produção de carteiras, móveis e assentos continua, mas agora divide as atenções com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs, modalidade de transporte ferroviário com capacidade menor que a de um metrô convencional e que é a definição técnica mais adequada para os carros da linha de Crato a Juazeiro).
A proposta surgiu porque a Bom Sinal, a despeito das credenciais, tinha relação com o mundo dos transportes. Fernando Marins, fundador da companhia, foi sócio da fabricante de carrocerias de ônibus Caio. O know-how da montagem dos ônibus foi passado à dos trens – chassis e motor, movidos a diesel, são adaptações de modelos usados em ônibus. Marins, tio do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, faleceu em 2010, mas seu legado na nova frente de trabalho segue em ascensão.
conheça o metrô do Cariri
A carteira de pedidos da Bom Sinal tem carros de passageiros para projetos de VLT de Fortaleza e Sobral (CE), Recife, Maceió e Arapiraca (AL) e Macaé (RJ). A empresa trabalha para alcançar a capacidade de produzir um equipamento por semana – e, com isso, dar vazão à demanda crescente. “Estamos trabalhando 24 horas por dia”, diz Sidnei Anphilo, gerente da fábrica de Barbalha.
A fábrica tem cerca de 300 funcionários, mas há profissionais sendo treinados para assumir novas vagas. Os VLTs montados na Bom Sinal são movidos a diesel, mas a empresa tem entre seus planos o de adequar suas instalações para a montagem também dos trens com tração elétrica.
O “Crajubar” pode ampliar sua relação com o transporte ferroviário. Está na alça de mira da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa do governo estadual que administra o Metrô do Cariri, o plano de estender a ligação entre Crato e Juazeiro do Norte também para Barbalha, segundo Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de controle e tráfego da empresa. Até o momento, o Metrô do Cariri já recebeu R$ 31 milhões em investimentos.
Veja abaixo o vídeo da reportagem exibida no programa Fantástico em 24 de abril de 2011. O amigo blogueiro Esquerdopata também viu e logo concluiu que "PSDB transformou orgulho de SP no pior metrô do mundo." Parece que a mídia está meio descontente com o governo do estado... ou será que a imprensa vai botar a culpa no Lula?
O METRÔ DE SÃO PAULO MOSTRADO PELA GLOBO
Veja abaixo o vídeo da reportagem exibida no programa Fantástico em 24 de abril de 2011. O amigo blogueiro Esquerdopata também viu e logo concluiu que "PSDB transformou orgulho de SP no pior metrô do mundo." Parece que a mídia está meio descontente com o governo do estado... ou será que a imprensa vai botar a culpa no Lula?
vídeo exibido pelo Fantástico mostra o metrô de Sampa
VLT LIVROU 20 CIDADES DE COLAPSO NA FRANÇA
Os veículos leves sobre trilhos são uma alternativa eficaz em muitas cidades. O custo de construção de linhas de trens subterrâneos é altíssimo e uma ótima alternativa entre os ônibus comuns e esses trens é o VLT. Veja como a França encara o desafio do transporte urbano.
alternativa livrou a França de colapso de transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.