Páginas

14 de janeiro de 2013

A calçada no foco da mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos aspectos mais importantes a considerar quando discutimos o meio ambiente urbano. O ato de caminhar deve ser cultivado entre as pessoas como atividade saudável para o corpo e para a mente e como uma oportunidade de integração da comunidade. 


Rua na cidade de Jundiaí - SP com calçadas inadequadas (Foto: Google Street View)

Para andar por nossas ruas, precisamos de segurança e conforto, proporcionadas por passeios públicos bem acabados, com um mínimo possível de desníveis, degraus e outros obstáculos à nossa locomoção.

As ruas são feitas para as pessoas,
automóveis apenas as transportam.

Uma calçada segura não deve ter rampas ou degraus, deve ter piso firme e bem conservado, para que o pedestre não escorregue e nem tropece ao caminhar e nem precise fazer esforço demasiado para vencer desníveis e estar livre de obstáculos à passagem de pessoas.

Postes, placas e lixeiras devem estar margeando o meio-fio (ou guia), mesmo lugar onde devem ser plantadas as árvores, deixando o maior espaço possível livre para o trânsito de pessoas. Materiais de construção, entulhos e lixo jamais devem permanecer na calçada. 



Calçadas inadequadas em rua de Jundiaí - SP (Foto: Google Street View)

Revestimentos podem até ser bonitos, mas normalmente ficam lisos à menor umidade ou poeira ou acúmulo de folhas e podem provocar quedas. Nada melhor do que o velho e bom cimento desempenado para garantir um piso uniforme e seguro.

Rampa descendente em calçada em Jundiaí - SP (Foto: Google Street View)

Bom senso é fundamental, mas antes de construir a calçada em seu imóvel você deve consultar a norma brasileira ABNT NBR 9050:2004 e as diretrizes da prefeitura de sua cidade, que pode ter exigências específicas.

A legislação do município de Jundiaí diz que cada morador é responsável pelo trecho de calçada correspondente ao seu imóvel, ao longo da sua testada para a via pública. Baixe aqui o "Guia das calçadas de Jundiaí", publicado pela prefeitura da cidade.

Outras publicações interessantes: "Conheça as regras para arrumar a sua calçada" da prefeitura de São Paulo e o "Guia prático para a construção de calçadas", do CREA - BA.