Páginas

30 de junho de 2011

A Universidade da Maconha

 

Na Califórnia, Estados Unidos, existe um curso intensivo com 13 semanas de duração que ensina a cultivar a planta e manufaturar produtos originários da cannabis. É a Oaksterdam University,  fundada em 2007 e que já conta com três campi no estado e mais um em Michigan. O nome é uma junção de Oakland, cidade de sua origem, com Amsterdam, cidade holandesa onde há permissão para o consumo de maconha.


 

O uso medicinal é permitido na Califórnia e, é claro, o governo permite a venda a um preço absurdo de US$ 18,00/g (dezoito dólares o grama) e o tráfico é muito lucrativo. É a mão invisível do Estado estimulando a ilegalidade tal lá como cá.

Através da livraria virtual da instituição é possível adquirir diversas publicações que abordam, além do cultivo, aplicações da planta, inclusive na culinária. Os preços dos livros costumam se situar entre 15 e 30 dólares. No Brasil, o cultivo, a venda e o uso de maconha são proibidos por lei. Ler sobre ela ainda pode.

 

25 de junho de 2011

PM mata policial e deixa bandidos fugirem


A PM de São Paulo, a melhor polícia do Brasil segundo ela própria, é tão bem treinada, tão bem preparada que estamos exaustos de ver notícias absurdas como esta. O soldado Rodrigo Aparecido Pansani, da polícia "mais bem preparada" de São Paulo, a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), estava  de folga e saía de um shopping, quando viu bandidos em fuga com um carro Fiat Stilo roubado e os PMs da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) na cola deles, perseguindo em alta velocidade e dando tiros perto do aeroporto Congonhas, no meio da Av. dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas da capital paulista, às 20h45 de ontem, colocando em risco metade da população do planeta Terra. Encheram o carro de bala.

Av. Bandeirantes em Sampa, um lugar bom pra dar uns tiros.
(Foto: Jonas de Oliveira)

Segurança aérea em risco: tiroteio teria sido ao lado do aeroporto.
(Imagem: Google Earth)

POLICIAL 24 HORAS POR DIA

Quando "eles" (militares) lavam o cérebro do policial na academia, eles convencem o cidadão que ele é polícia 24 horas por dia, que deve estar sempre armado, tenso, estressado, pronto para a ação e que nunca deve se omitir ao presenciar um crime, deve agir ou também será considerado um criminoso. Isso aí (deixar de agir) tem até um nome: prevaricação. E dá cadeia. E o policial Pansani, que estava de folga, seguiu os bandidos  com sua motinha e deixou para trás as motonas da ROCAM, que só chegaram depois.

Pansani usava uma motinha tipo scooter, uma Honda C100 Bizz, essas motoquinhas feitas só pra passear na cidade, que custam pouco dinheiro e são as únicas que dá pra comprar com o salário que ele recebia da polícia de São Paulo, porque nos 16 anos que os tucanos, estão no poder em SP, a polícia ganha cada vez menos.

POLICIAIS MATARAM O PRÓPRIO COLEGA

Pansani, soldado da gloriosa Guarda Pretoriana Polícia Militar do Estado de São Paulo, viu que os ladrões conseguiram fugir dos PMs, abandonaram o carro todo furado de balas, atravessaram a rua e roubaram outro. Se mandaram de lá, é claro. Pansani, agindo pelo instinto policial e no estrito cumprimento do dever, deu uma de herói e resolveu sacar sua arma para tentar inibir a fuga dos bandidos...

Foi quando a polícia fardada chegou. E ele, soldado, e não os ladrões, foi abordado pelos colegas muito bem treinados e muito bem preparados que o "confundiram" com algum bandido e sem pensar duas vezes deram um tiro em seu peito e o mataram.  Enquanto isso (e não antes de intenso tiroteio e perseguição, que colocou em risco a população civil paulistana) os verdadeiros ladrões fugiram em um Honda Civic.


SÓ ABRIU MAIS UMA VAGA NA PM

Parece que para a polícia essa tragédia, essa estupidez, não significou nada. Um delegado que lembra o Ronalducho Fenômeno deu entrevista para a televisão e "achou" que não houve excesso, foi só uma fatalidade: "Foi um mal entendido que causou uma tragédia e...  na verdade o policial que faleceu é um herói e... os que estavam em serviço também estavam cumprindo a sua função, não é? de proteger a sociedade".  Não foi ele quem morreu!

E salvo engano, em vez de registrar o crime como homicídio, os caras queriam registrar como "resistência seguida de morte", até chamaram o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Depois criticam a OAB e as organizações de Direitos Humanos, mas... Que moral! A polícia não deveria prender ladrões em vez de sair dando tiros na rua?

 
O preparo dos policiais é questionado. (link do YouTube)


A MANCHETE DO DIÁRIO EXPLICA TUDO

Se algo nesta postagem estiver errado, me desculpem, porque minhas fontes de informações também escrevem besteira erram! Olhe só a manchete do respeitado Diário do Grande ABC: "Policial é morte". Até parece proposital, afinal, basta uma pesquisinha rápida no Google para você rever seus conceitos sobre a política de segurança pública do governo tucano paulista.

"Policial é morte
(Manchete do Diário do Grande ABC)

Disseram que Pansani não teve tempo de se identificar. Se ele, policial da ROTA, bem treinado, foi morto pelos colegas sem ao menos ter tempo de se identificar, imagine você, trabalhador comum, o que aconteceria com você e com a sua família se estivessem na hora errada, no lugar errado... Primeiro atira, depois pergunta?

DÚVIDA CRUEL

Na verdade eu não acredito em metade dessa estória. O único fato verídico e comprovável é que o policial  foi assassinado. Disse uma testemunha que a vítima acabara de sair de um shopping e que resolveu perseguir os ladrões, já que a gloriosa não teria conseguido... O fato só repercutiu porque a vítima desta vez é "de casa". Muitas mães choram seus filhos e ninguém dá a mínima.

24 de junho de 2011

Bom final de semana com Serafim e seus filhos

Sérgio Reis é o nome deste incrível e talentoso artista brasileiro. Seu vozeirão é inconfundível e sempre afinadíssimo e as suas letras inteligentes e criativas são ícones da identidade cultural brasileira. Falar sobre o cancioneiro caipira sem lembrar suas músicas é um sacrilégio.

Sábado passado Sérgio Reis se apresentou no Spazzio Baco, um ambiente charmoso em um hotel da cidade de Várzea Paulista, interior do estado, num show intimista e delicioso, fazendo cantar e dançar a  bonita e privilegiada platéia que pôde estar lá (inclusive este blogueiro, que agradece o presente) e como homenagem ao grandão, presenteio você, leitor, com uma das canções mais belas e folclóricas desse maravilhoso artista.

Sérgio Reis se apresentando no Spazzio Baco (créditos na foto)

 .
Serafim e seus filhos - Sérgio Reis

VIDEO CENSURADO PELO ECAD

São três machos e uma fêmea,
por sinal Maria, que com todos se parecia;
Todos de olhar esperto, pra ver bem de perto
quem de muito longe é que vinha;
Filhos de dois juramentos, todos dois sangrentos,
em noite clarinha...
ê - a - ô

O João quebra-toco,
Mané quindim, Lourenço e Maria.

Noite alta de silêncio e lua,
Serafim o bom pastor de casa saía;
Dos quatro meninos, dois levavam rifles,
outros dois levavam fumo e farinha;
Bandoleros de los campos verdes,
Dom Quixotes de nuestro desierto... 
ê - a - ô

Serafim bom de corte,
Mané, João, Lourenço e Maria.

Mas o tal Lourenço,
dos quatro o mais novo, era quem dos quatro tudo sabia;
resolveu deixar o bando
e partir pra longe, onde ninguém lhe conhecia;
Serafim jurou vingança:
filho meu não dança conforme a dança...
ê - a - ô

E mataram Lourenço
em noite alta de lua mansa.

Todo mundo dessas redondezas
conta que o tal Lourenço não deu sossego,
fez cair na vida sua irmã Maria
e os outros dois matou só de medo.
Serafim, depois que viu o filho Lobisomem,
perdeu o juízo... 
ê - a - ô

E morreu sete vezes,
até abrir caminho pro paraíso.
 .

Marcha para Jesus em São Paulo

 
Um movimento cristão que vem ganhando força a cada ano na capital paulista, a Marcha para Jesus, atraiu ontem algo em torno de 5 milhões de pessoas próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, entre as 10 e as 22 horas. A marcha tem origem na Inglaterra e começou a ser realizada no Brasil em 1993, ocorre anualmente em diversas cidades e está no calendário de eventos religiosos do país desde 2009, quando o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 12.025, oficializando a festa cristã.

Família cristã participa do evento (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

MARCHA PARA JESUS 2011 EM SÃO PAULO

Partindo das proximidades da estação Tiradentes do Metrô, os fiéis marcharam cerca de 4 quilômetros até a Av. Santos Dumont, onde ficam a praça Campo de Bagatelle e e praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, para assistirem as apresentações das bandas e dos grupos de música gospel e expressarem sua fé. A avenida Paulista não é mais usada para o evento por não comportar a multidão. A Paulista é  símbolo de aglomeração de massas por ser frequente palco de manifestações culturais e políticas, como a Parada Gay e a Marcha da Maconha, protestos e outros movimentos sociais.

Marcha para Jesus em Sampa (Foto: Monica Alves/AE)

23 de junho de 2011

Brasil continua no rumo certo

 (imagem: ultradownloads.uol)

Desta vez foi a agência Moody's quem melhorou o índice de classificação do Brasil no cenário econômico internacional. E elogiou a política econômica da presidente Dilma Vana Roussef, reconhecendo que o governo brasileiro tem um compromisso forte na resolução dos seus problemas domésticos e apoiando suas medidas de gestão para a contenção do crédito e redução dos gastos do governo para reduzir a atividade econômica e controlar a alta de preços.

Enquanto isso Portugal, Grécia, Estados Unidos, grandes economias mundiais que a imprensa corrupta dos mais preparados do nosso país acham exemplos a serem seguidos, afundam na crise. A marolinha virou mesmo uma tsunami... mas foi dar em outras paragens. Agora calem a boca marionetes jornalistas agourentos do PIG. A Moody's reclassificou o Brasil de "Baa3" para "Baa2", com expectativa de elevação a curto prazo ao maior nível, "Baa1".

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Significa que o mercado internacional enxerga o Brasil como um país confiável e um excelente lugar para investimentos. Significa mais empregos, mais geração de renda, mais produção, mais exportações, mais desenvolvimento... Significa que o Brasil segue mudando.

E GENTE MAL INFORMADA AINDA CRITICA

No mesmo dia que a Moody's elogia o governo do Brasil, o PPS veicula comerciais pagos na televisão aberta, denegrindo a imagem do PT e se dizendo a solução para o Brasil. PPS é o partido daquele que, dizem, "rouba mas faz". Gastam dinheiro tentando chegar ao poder e depois você é quem vai pagar a conta, igualzinho ao que acontece com o PSDB e o DEM. Capacidade pra fazer melhor não tem, mas falar besteira sabe.

20 de junho de 2011

sacolas plasticas abolidas em mais uma cidade

Antigamente, quando alguém ia ao supermercado, levava sempre uma sacola de casa. Haviam muitos modelos e cores e era tão habitual o seu uso que ninguém saía de casa sem elas. Depois alguém inventou de ganhar dinheiro com a fabricação e venda de sacolinhas plásticas descartáveis e a população aderiu rapidamente, abandonando o antigo hábito, que era ambientalmente mais adequado.

 sacolinhas plásticas (foto: AE / iG Último Segundo)

Só nos supermercados paulistas, são consumidas aproximadamente 2,5 bilhões de sacolas por mês. Essas sacolas nem sempre são descartadas adequadamente e um número incalculável delas acaba sendo jogada em ruas, quintais e terrenos, vai parar em bueiros, rios e córregos e acaba chegando ao oceano, arrastada pelas correntes.

LOUVEIRA PROIBIU O USO DA SACOLINHA

Algumas campanhas contra a sacola plástica sempre brotaram aqui e ali, por iniciativas isoladas de pessoas, ONGs, empresas, mas agora começa a ganhar força, se transformando em lei em muitas cidades brasileiras, como Louveira, no interior do estado de São Paulo, onde o uso das sacolinhas vilãs está proibido desde o dia 31 de março. 

No município um grande número de comerciantes já está oferecendo a seus clientes a opção de adquirirem sacolas retornáveis e um custo muito baixo, em torno de R$ 2,00. Adquirindo só uma vez a sacola, o cliente poderá usá-la em inúmeras compras, diluindo seu custo e o principal: evitando que centenas de sacolinhas plásticas sejam descartadas.

As sacolas retornáveis que caíram no gosto da população de Louveira são fabricadas em pano não tecido de polipropileno, com alças sintéticas do tipo usado em mochilas, têm um tamanho muito bom, são super leves, versáteis, custam pouco, ocupam pouco espaço na bolsa e cabe uma porção de coisas nelas. Segundo seu fabricante, elas são duráveis, resistentes e suportam até 15 Kg de peso, desde que os produtos não sejam perfurantes ou cortantes. Eu aprovei a minha, não saio de casa sem ela.

sacolinhas retornáveis à venda em Louveira (foto: WP)

Outras cidades paulistas, como Jundiaí, já tiveram a mesma iniciativa. E em maio, a Associação Paulista de Supermercados assinou compromisso com o governo estadual de suspender o fornecimento dessas embalagens nos estabelecimentos de todo o estado até 2012.

DEZ RAZÕES PARA RECUSAR SACOLAS PLÁSTICAS

1. Os plásticos convencionais levam cerca de 400 anos para se decompor. Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, de 2009, cada família brasileira descarta cerca de 40kg de plásticos por ano e mais de 80% dos plásticos são utilizados apenas 1 vez.

2. Por serem leves, os sacos plásticos voam com o vento para diversos locais e acabam poluindo não apenas as cidades, mas também nossos biomas, as florestas, rios, lagos e oceanos.

3. A sopa de lixo que flutua pelo oceano Pacífico contém mais de 100 milhões de toneladas, sendo que 90% são constituídos de detritos de plástico. Desse total, 80% vêm do continente.

4. Nos oceanos, as sacolas plásticas se arrebentam em pedaços menores e se tornam parte da cadeia alimentar de animais marinhos dos mais variados tamanhos. Ao ingerirmos esses animais, engolimos também resíduos de plástico que fazem mal à nossa saúde.

5. A ingestão de pedaços de sacolas plásticas já é uma das principais causas da mortes de tartarugas, que confundem o plástico com comida e têm seu aparelho digestivo obstruído. Estima-se, ainda, que em torno de 100 mil mamíferos e pássaros morram sufocados por ano por ingerirem sacos plásticos. Na Índia, cerca de 100 vacas morrem por dia por comerem sacolas plásticas misturadas a restos de alimentos.

6. Nas cidades, as sacolas descartadas de maneira incorreta entopem bueiros, provocando enchentes, que causam a morte de pessoas e animais domésticos, destroem plantas e árvores e até contribuem para que os peixes nadem para fora do leito de rios e morram.

7. Jogadas em um canto qualquer da cidade, as sacolinhas podem acumular água parada e permitir a proliferação do mosquito da dengue.

8. O plástico já é o segundo material mais comum no lixo municipal. Quando os aterros chegam à sua capacidade máxima, é preciso abrir outras áreas – que poderiam ser utilizadas para plantio de vegetação nativa, por exemplo – para o depósito de resíduos.

9. O material orgânico depositado em sacos plásticos demora mais para ser degradado e decomposto em nutrientes e minerais, que serão utilizados em outros processos biológicos.

10. Com a decomposição lenta dos resíduos orgânicos aprisionados nas sacolas plásticas, produz-se mais metano e CO2, que são liberados quando a sacola é rasgada e contribuem para a aceleração do aquecimento global. (fonte: Super Interessante)

17 de junho de 2011

bom fim de semana na estrada nova

Hoje estou recordando um dos melhores shows que já assisti na vida, com a voz afinadíssima do sempre talentoso Oswaldo Montenegro. Para quem curte poder relembrar e para quem ainda não conhece se encantar, deixo aqui a música Estrada Nova a título de divulgação desse incrível artista.

VIDEO CENSURADO PELO ECAD

Estrada Nova (Oswaldo Montenegro)

Eu conheço o medo de ir embora,
não saber o que fazer com a mão,
gritar pro mundo e saber
que o mundo não presta atenção.

Eu conheço o medo de ir embora,
embora não pareça, a dor vai passar.

Lembra se puder,
se não der, esqueça...
De algum jeito vai passar.
 
O sol já nasceu na estrada nova
e mesmo que eu impeça, ele vai brilhar.
 
Lembra se puder,
se não der esqueça...
De algum jeito vai passar.

Eu conheço o medo de ir embora.
O futuro agarra a sua mão.
Será que é o trem que passou,
ou passou quem fica na estação?

Eu conheço o medo de ir embora
e nada que interessa se pode guardar.

Lembra se puder,
se não der esqueça...
de algum jeito vai passar.

 Oswaldo Montenegro no projeto Sons da Nova (Fotos: Tom Jazz)

Brasil é mais confiável que Estados Unidos

Acaba de ser divulgado esta semana que o risco país dos Estados Unidos está, pela primeira vez na história, maior que o do Brasil. Ou se você preferir, a confiança do mercado internacional no Brasil é maior do que nos Estados Unidos, motivo de comemoração no planalto. O risco país é um índice de confiança de capacidade dos países honrarem com os seus compromissos financeiros.


imagem: band.com.br

Quem faz a classificação é a agência Standard & Poor's e ele serve, num português bem claro, para diferenciar os bons dos maus pagadores e quanto maior o número, maior o risco de calote. Ontem ela fixou em 42 pontos base o credit default swap (CDS) brasileiro no prazo de um ano, enquanto os EUA tiveram classificação de 49 pontos. A classificação do Brasil tem melhorado significativamente nos últimos anos.


VEJA COMO ERA NOS TEMPOS DO PSDB
.

Em 2002, no final do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, o Brasil era uma economia temerária e sua classificação era uma das piores possíveis, como pode-se observar na reportagem abaixo, que informava "mais um" recorde de desaprovação do nosso país pelos organismos econômicos internacionais.
 Risco-Brasil sobe para o recorde de 2.448 pontos-base
"Os preços dos títulos da dívida do Brasil caíram aos piores níveis em Nova York, pressionados pela angústia dos investidores com relação a eleição presidencial no País. O spread de retorno da porção Brasil no índice EMBI+ do JP Morgan aumentou em 208 pontos-base, para 2.448 pontos-base sobre os Treasuries comparáveis, superando o recorde de 2.406 pontos-base registrado em 30 de julho.

O real também registrou uma desvalorização recorde, fechando a R$ 3,875 por dólar, a 9 dias do primeiro turno, em que o candidato da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém uma folgada vantagem em relação ao candidato do governo, José Serra.

A política econômica de Lula é desconhecida, mas ele concordou com os termos do pacote de ajuda financeira de US$ 30 bilhões concedido pelo FMI no mês passado, apontou o ex-vice-diretor-gerente do Fundo Stanley Fischer, durante o encontro anual FMI/Banco Mundial, em Washington.

"Uma vitória de Lula ainda não está precificada nos bônus da dívida brasileira", disse o JP Morgan em seu boletim de pesquisa. Tal vitória "abre espaço para uma ampla série de resultados subseqüentes", disse o JP Morgan, aumentando o questionamento sobre se o novo governo "vai comprometer-se em seguir um curso amigável ao mercado" quando eleito.

Os demais títulos da dívida de países emergentes também caíram, em reação a debilidade dos bônus brasileiros. O spread da porção México no EMBI+ aumentou em 23 pontos-base, para 440 pontos-base sobre os Treasuries comparáveis. O spread de retorno do índice EMBI+ geral aumentou em cerca de 31 pontos-base, para 1.029 pontos-base sobre os Treasuries comparáveis. "Não foi uma boa sexta-feira", disse um trader em Nova York.
(Fonte: Paraná On Line)

16 de junho de 2011

A marcha da maconha foi liberada


Acabar com o consumo de maconha no Brasil só não é tão difícil quanto acabar com a corrupção na política, porque seguramente existem 'mais políticos corruptos que maconheiros'.

Numa demonstração histórica de exercício real da democracia, os 8 Ministros do STF - Supremo Tribunal Federal - reunidos na noite desta quarta-feira, 15 de junho, foram favoráveis a que a Marcha da Maconha seja permitida, para o descontentamento de alguns governos estaduais que usavam o evento para justificar os gastos exorbitantes (são gastos e não investimentos) com suas forças armadas particulares.  Viva a porcaria da democracia enquanto você pode, depois corra, que a polícia vem aí.

AGORA US MIKE VAI BATER NI QUEM?

E agora José? E agora Geraldo J? Vai mandar a sua PM bater em quem? O paulista não precisa fumar um cigarrinho de maconha para ficar calminho, porque em Sampa tem duas polícias para esse trabalho de "acalmar" o povo: a terapeuta e a truculenta.
  • quando o sujeito fica nervoso porque brigou com algum vizinho, corre na polícia, desabafa, sai com um pedaço de papel no bolso e nenhuma solução para o seu problema (polícia terapeuta);  
  • quando o cidadão fica nervoso porque ganha pouco e faz greve, corre da polícia, debaixo de uma saraivada de balas de borracha, núvens de gás e até chutes e cacetadas (polícia truculenta).  
polícia gentil do seu zé acariciando maconheiro (imagem: Crônica Bipolar)

Mas quando o sujeito é vítima de roubo, corre de um lado pra outro e não acha polícia, porque ou ela está fazendo cena política, ou escoltando alguma autoridade, ou batendo em alguém... Eventualmente ela pode estar explodindo caixas eletrônicos também (leia na Folha: PM chefiava assaltos a caixas eletrônicos).

mais uma cena dessa polícia educada e cortez do seu zé (foto: Veja)

LOGO ELES VÃO PODER BATER EM CICLISTAS

Tá rolando pelo mundo todo o World Naked Bike, um movimento protagonizado por peladões (eca!) e peladinhas (hum!) que saem pedalando suas bicicletas sem roupa pelas ruas em protesto contra a ditadura do automóvel e em prol do uso de transportes alternativos. Deixa só ter um 'pedalaço peladaço' desses em São Paulo pra ver o que acontece... Os home bate!

 ativista do WNB em Londres (foto: Google Images)

Partidos políticos do Brasil x corrupção

Veja aqui a listagem de partidos políticos brasileiros e depois responda à pesquisa da semana, dizendo se você acha que existem políticos corruptos no país e em que partido eles estão.

Você pode marcar mais de um partido.

Também pode responder "nenhum" se achar que não há corrupção na política nacional.  Observe que a lista obedece à data de oficialização dos partidos. Fonte dos dados: TSE.


SEQ
SIGLA
NOME ANOPRESIDENTE NACIONAL
1PMDBPARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO1981VALDIR RAUPP, em exercício
15
2PTBPARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO1981ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO14
3PDTPARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA1981CARLOS LUPI12
4PT PARTIDO DOS TRABALHADORES1982JOSÉ EDUARDO DE BARROS DUTRA
13
5DEMDEMOCRATAS1986JOSÉ AGRIPINO MAIA
25
6PCdoBPARTIDO COMUNISTA DO BRASIL1988JOSÉ RENATO RABELO
65
7PSBPARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO1988EDUARDO CAMPOS
40
8PSDBPARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA1989SÉRGIO GUERRA
45
9PTCPARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO1990DANIEL S. TOURINHO
36
10PSCPARTIDO SOCIAL CRISTÃO1990VÍCTOR JORGE ABDALA NÓSSEIS
20
11PMN PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL1990OSCAR NORONHA FILHO
33
12PRPPARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA1991OVASCO ROMA ALTIMARI RESENDE
44
13PPSPARTIDO POPULAR SOCIALISTA1992ROBERTO FREIRE
23
14PV PARTIDO VERDE1993JOSÉ LUIZ DE FRANÇA PENNA
43
15PTdoBPARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL1994LUIS HENRIQUE DE OLIVEIRA RESENDE
70
16PPPARTIDO PROGRESSISTA1995FRANCISCO DORNELLES
11
17PSTUPARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO1995JOSÉ MARIA DE ALMEIDA
16
18PCBPARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO1996IVAN MARTINS PINHEIRO*
21
19PRTBPARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO1995JOSÉ LEVY FIDELIX DA CRUZ
28
20PHSPARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE1997PAULO ROBERTO MATOS
31
21PSDCPARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO 1997JOSÉ MARIA EYMAEL
27
22PCOPARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA1997RUI COSTA PIMENTA
29
23PTNPARTIDO TRABALHISTA NACIONAL 1997JOSÉ MASCI DE ABREU
19
24PSLPARTIDO SOCIAL LIBERAL1998LUCIANO CALDAS BIVAR
17
25PRBPARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO 2005MARCOS ANTONIO PEREIRA
10
26PSOLPARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE2005AFRÂNIO TADEU BOPPRÉ
50
27PRPARTIDO DA REPÚBLICA2006ALFREDO NASCIMENTO
22
(*) Nos termos do § 1º do art. 58 do estatuto do PCB, para fins jurídicos e institucionais, os cargos de Secretário Geral do Comitê Central e de Secretário Político dos Comitês Regionais e Municipais equiparam-se ao de Presidente do Comitê respectivo.

Opa! Faltou nessa lista um partido que oficialmente não existe, mas que é talvez o maior e mais forte do Brasil e influencia tanto o eleitorado que já chegou a elegeu e a derrubar presidente da república, é o PIG, Partido da Imprensa Golpista, composto por órgãos de imprensa que se fartam das verbas publicitárias distribuídas carinhosamente por muitos políticos e que passa o tempo atacando quem trabalha e endeusando salafrários e ladrões.

O PIG não tem número, não tem nome certo, não tem canal, ele está presente na sua vida sem que você note e tenta fazer a sua cabeça todo o tempo.

15 de junho de 2011

a Maria-Fumaca de Tiradentes a Paris


Enquanto o brasileiro sonha com o luxo e o glamour de Paris, a cidade luz, o jornal francês Le Monde presenteia seus refinados leitores com o encanto, o charme, a simplicidade e a delicadeza de um trenzinho brasileiro, que tem, é claro, o toque todo especial da hospitalidade e a simpatia do povo mineiro. Com o título "Brésil: Maria Fumaça, le trein du Minas Gerais", o importante periódico europeu traduz com muito esmero a sensação indescritível dessa gostosa viagem que muitos brasileiros ainda não conhecem.

 
Foto: Momentos Pelo Mundo

Nos 12 quilômetros que separam São João Del Rei e Tiradentes, cidades históricas de Minas Gerais, o visitante pode desfrutar de momentos agradáveis a bordo de um trenzinho movido por uma antiga locomotiva a vapor. Entre riachos e colinas, a Maria-Fumaça desfila vagarosamente seu comboio, cuspindo pela chaminé uma densa núvem de vapor, saculejando sobre a "bitolinha" de 76 centímetros e oferecendo uma paisagem bucólica para deleite dos olhos do turista. Com seu apito suave, a maquininha leva, em seus nove vagões, de sonhos inocentes de criança a sonhos de amor de casais apaixonados em lua-de-mel.

Após desfrutar dessa fantástica volta ao passado pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, o visitante chega em Tiradentes e pode percorrer a bordo de charretes os lajedos de pedra, entre barracas de artesãos, escultores de anjos barrocos e galerias de arte, ou pode embarcar de volta e curtir tudo outra vez. e aproveitar para visitar o museu ferroviário, que fica na estação de São João Del Rei. Visite o site da FCA Trens turísticos para mais detalhes.

As duas simpáticas cidadezinhas têm pousadas para todos os gostos e todos os bolsos e oferecem ainda - além do turismo histórico e cultural cujo principal atrativo são, além da Maria Fumaça, suas inúmeras igrejas e casario colonial - aventuras ecológicas em trilhas e cachoeiras. Quem  não se animou com a calmaria, talvez se empolgue em saber que a região oferece infra estrutura para a prática de atividades radicais como trekking e rapel, passeios de jipe e até cavalgadas. E a gastronomia... Hum!

A bord de la Maria Fumaça, en vidéo from Ulysse, la culture du voyage on Vimeo.

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

Está programado para o dia 29 deste mês de junho o início do festival de motos clássicas Bikefest Tiradentes, um dos mais expressivos encontros de motociclistas do Brasil, que reúne durante quatro dias cerca de 25 mil pessoas e mais de 10 mil veículos e tem entrada gratuita. Para o mês de julho, a cidade de São João Del Rei reserva o 24º Inverno Cultural, que está programado para ocorrer entre os dias 16 e 30 e terá entre suas atrações oficinas culturais com Jacques Morelenbaum e Naná Vasconcelos. Fica como sugestão de férias.

14 de junho de 2011

Vulcões - o mundo em ebulição

localização da Eritréia (Fonte: volkano.no)

O planeta resolveu dar uma aliviadinha na pressão interna nos últimos dias. Depois da erupção do vulcão Puyehue, no Chile, que encheu cidades de cinzas, fez sucumbir uma infinidade de plantas e animais e atrapalhou a vida de muita gente, agora é a vez do vulcão Dubbi, de 1625 metros de altitude, cuspir cinzas a 15 quilômetros de altura na Eritréia. Não, Eritréia não é o nome da filha do Seu Nerso! É um país ao norte de Etiópia, um pedacinho inóspito de mundo que fica lá pertinho do chifre da África.

 ferida exposta - uma das crateras do Dubbi em 2007

O Dubbi tem pelo menos 19 crateras e fica em uma cordilheira repleta de imensas fendas na costa sudoeste do Mar Vermelho e também é conhecido como Edd, Gebel Dubbey e Djebel Dubbeh. As últimas erupções historicamente comprovadas teriam ocorrido por volta de 1400 e em 1861, esta considerada a maior que se tem conhecimento em todos os tempos, provocando tremores de terra sentidos até no Yêmen. e a morte de mais de uma centena de pessoas em duas tribos próximas. A foto acima mostra apenas um pedacinho do gigantesco Dubbi. É  assustadora e ao mesmo tempo espetacular a visão do monstro debruçado na encosta do mar.

ERUPÇÃO DO POYEHUE É UM ESPETÁCULO 

Apesar de todo o caos, de todo o aspecto negativo do evento, existe uma beleza indescritível no espetáculo raro provocado pela erupção do chileno Poyehue, como o cogumelo de fumaça que podia ser visto a quilômetros de distância e a intensa tempestade de raios provocada pelo acúmulo de partículas carregadas eletricamente, capturadas pelas lentes do fotógrafo Claudio Santana nestas fotos publicadas pelo site da revista Exame.


cogumelo de fumaça no Poyehue (Foto: Claudio Santana/AFP - Exame)

 
tempestade elétrica no Poyehue (Foto: Claudio Santana/AFP - Exame)

A Terra anda meio chateada com o bicho homem. É melhor ter juízo e tomar cuidado, ou logo o homem vai ser só história. Diz aí, Harold Camping (seu charlatão)... O mundo acaba ou não?

10 de junho de 2011

Bom final de semana com maconha

VIDEO CENSURADO PELO ECAD
Maconha - vídeo incorporado do YouTube

Aproveitando o tema da semana, que tal Ventania? Não, não estou falando sobre o vendaval que abateu o sul e parte do sudeste do Brasil na terça-feira, falo sobre música. E a música fala sobre maconha, que é o assunto da semana, por conta do documentário "Quebrando o Tabu" com Fernando Henrique Cardoso...

Maconha (Ventania)

Quantas noites sem dormir, olhando da minha janela
luzes da cidade, viaja o pensamento
madrugada adentro, enquanto muitos dormem...

Quantos loucos atearam fogo, aceleraram a mente,
viajaram na fumaça louca,
que passando a todos foi de boca em boca...

No silêncio, sinto essa fumaça me lavar o rosto,
maquinar meu cérebro, fazendo louco,
me indagando à noite pela lucidez...

Como posso eu parar na noite pra dar mais um trago
se eu vivo esta lucidez tão louco?
Só por mais um pouco, eu vo pirar de vez...

São os olhos de um poeta louco que contempla a noite
na palavra certa de um pensamento,
Só por um momento de inspiração...

Quantas noites sem dormir, olhando da minha janela,
luzes da cidade, viaja o pensamento
madrugada adentro, enquanto muitos dormem...

Quantas noites sem dormir, olhando da minha janela,
luzes da cidade, viaja o pensamento
madrugada adentro, enquanto muitos dormem...

Quantos loucos atearam fogo, aceleraram a mente...
viajaram na fumaça louca
que passando a todos foi de boca em boca...

No silêncio, sinto esta fumaça me lavar o rosto,
maquinar meu cérebro, fazendo louco...
me indagando à noite pela lucidez...

Como posso eu parar na noite pra da mais um trago
se eu vivo essa lucidez tão louco?
Só por mais um pouco, eu vou pirar de vez...

São os olhos de um poeta louco que contempla a noite
na palavra certa de um pensamento,
só por um momento de inspiração...

Quantas noites sem dormir, olhando da minha janela...
luzes da cidade, viaja o pensamento
madrugada adentro, enquanto muitos dormem...

Maconha pra curtir no cinema

pôster do filme

Ontem foi dia de ir ao cinema. Resultado de parceria com a Folha, foi dia de exibição no Cine Livraria Cultura do documentário "Quebrando o Tabu", produzido pela Spray Filmes e dirigido por Fernando Gronstein Andrade, debatendo as políticas de repressão ao consumo e ao tráfico de drogas, com direito a participação em debate, após a exibição do filme, com o ex-presidente de república Fernando Henrique Cardoso, que defende a descriminalização do uso da maconha.

FHC e outras personalidades de destaque apresentam no documentário argumentos favoráveis a tratar os usuários de drogas como dependentes químicos e não como criminosos, como é feito hoje. Se você não pôde ir assistir, confira neste vídeo da Globo News disponível no YouTube uma amostra do que foi exibido. 

entrevistas e trechos do documentário (Fonte: Globo News)

Segundo dados apresentados na reportagem acima, 5% dos adultos seriam usuários de maconha, contra 18% de usuários de álcool. Veja o que dizem um médico e um psiquiatra da UNIFESP, envolvidos diretamente com o tratamento de dependentes químicos sobre os danos provocados pelo consumo de drogas e suas opiniões pessoais sobre o tema. Preste atenção também - e especialmente - às palavras do médico infectologista Drauzio Varella.

álcool e cigarro seriam piores que maconha (foto reprodução)

UM PÉ DE QUÊ? UM PÉ DE MACONHA

Lembra daquele vídeo que eu postei aqui, que dizia que a maconha já foi cultivada legalmente? Pois é... Agora vamos conhecer o cânhamo com Regina Casé. No seriado "Um pé de quê?", apresentado na rede Futura, um dos programas foi dedicado à história da planta. Assista aqui ao programa sobre a cannabis, com vídeo também incorporado do YouTube, em três partes.

Um pé de quê? Cannabis - parte 1 (Futura)

Um pé de quê? Cannabis - parte 2 (Futura)

Um pé de quê? Cannabis - parte 3 (Futura)

9 de junho de 2011

Lenhador arrastou ladrão com carroça

Segundona, na cidade gaúcha de Gravataí, o ladrão César Augusto Nunes arrombou a casa do lenhador Gilson da Silva e meteu a mão nas coisas dele. O lenhador tava tomando uma no bar, quando foi pra casa e viu a porta arrombada, deu o alarme e pouquinho tempo depois, não os milicianos, mas os vizinhos, cataram o vagabundo e derram uma coça nele...

Quando o lenhador viu o larápio, não teve dúvida: pegou o sujeito e amarrou os pés e a cintura dele com uma corda, prendeu a outra ponta na rabeira da carroça e saiu arrastando o safado pela rua, né tchê? Depois de um trechinho, aí sim, chegaram os milicianos da brigada e levaram os dois pra delegacia. O salafrário teve que fazer uma visitinha ao hospital antes de ser preso.

A LEI VAI CONTRA A VÍTIMA

Como o nosso país tem leis esquisitas, feitas por gente que devia estar mais preocupada com propaganda de seus feitos do que a garantia dos direitos do cidadão, quem acabou levando ferro foi a vítima.

a vítima e sua carroça (Foto: Mateus Bruxel - Zero Hora)

Entre as coisas que o malino tinha passado a mão, estava uma motosserra e o seu delegado enquadrou o legítimo dono das coisas na lei de crimes ambientais e segurou a ferramenta do moço. E ainda pode sobrar mais um "beó" pra ele assinar, por exercício arbitrário das próprias razões (veja explicação ao final). Se o estado não fosse omisso na segurança pública, o cidadão não precisaria fazer isso.

EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES

É quando o estado, o governo, a polícia, a justiça ou seja lá quem for o ente que tiver a obrigação de proteger um direito líquido e certo do cidadão não o faz, por estar ausente, desconhecer o fato ou ser omisso, negligente ou complacente e o cidadão p-tizado age por própria conta e faz justiça com as próprias mãos.

Decreto Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal brasileiro)
Exercício arbitrário das próprias razões
Art. 345 - Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite.
Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência.
Parágrafo único - Se não há emprego de violência, somente se procede mediante queixa.
Pelo que se vê no dia-a-dia, a pena para o lenhador pode acabar sendo o pagamento de uma cesta básica e o ladrão nem deve ficar em cana, porque precisa ter crime para o sistema funcionar. A coisa anda tão feia que tem até gente fazendo acordo com ladrão.

em outro lugar e outra história (Foto do blog Pati Gastmann)

8 de junho de 2011

Vem aí a primeira usina verde do país

A notícia já é velha, mas começa a ganhar importância agora, com o lançamento da licitação pela prefeitura de São Bernardo do Campo (estado de São Paulo) para a instalação de uma usina de geração de energia a partir da queima de lixo, a primeira do Brasil. 

esboço da Usina Verde de SBC (Foto: divulgação)

A geradora termelétrica apelidada de Usina Verde deve ter capacidade de produzir até 30 MW/h (Mega Watts por hora) de eletricidade e poderá atender cerca de 300 mil pessoas. As cinzas resultantes da queima também deverão ser aproveitados como matéria prima na produção de asfalto.

Orçado inicialmente em 220 milhões de reais, o projeto para o "Sistema de Processamento e Reaproveitamento de Resíduos" (SPAR), integrado à "Usina de Recuperação de Energia" (URE) já havia sido anunciado oficialmente pelo prefeito Luiz Marinho (PT) em julho de 2010 e prevê também a ampliação do percentual de  reciclagem do lixo dos 1% atuais para algo em torno de 10%, tendo como suporte uma rede de Ecopontos e pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, bugigangas e pequenos volumes de resíduos de construção civil.

A Usina Verde eliminará a preocupação com os subprodutos da decomposição do lixo, como o chorume, que contamina o solo e as águas superficiais ou subterrâneas, o gás metano, que polui o ar 21 vezes mais que o monóxido de Carbono, o mau cheio, a contaminação de pessoas, plantas e animais com doenças,  além da necessidade de espaços adequados para acondicionamento das 650 toneladas geradas diariamente no município, entre outros problemas afins.

SÃO BERNARDO CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE 
 cartilha de educação ambiental do município

São Bernardo do Campo tem demonstrado preocupação com o meio ambiente, com projetos como a cartilha "O Meio Ambiente Onde Vivemos" (imagem acima), que você pode baixar em formato PDF do site da prefeitura; o "Bairro Ecológico", integrando a comunidade na limpeza, conservação e recuperação de arborização viária; o "Floresta Urbana", voltado à recuperação e manutenção vegetal de ambientes maiores como praças, margens de córregos, barrancos e canteiros de avenidas e o "Compensação Ambiental", que combina o plantio de mudas para compensar degradações com a educação ambiental, mobilizando crianças para as atividades ecológicas (foto).

crianças participam do projeto de compensação ambiental (Foto: divulgação)

Pena o governo estadual  não ter a mesma preocupação com o lugar onde vivemos. Se algo positivo é feito no estado, é sempre por conta e risco de pessoas, empresas, ongs, prefeituras... No que depender do tucano-mor lá no Palácio dos Bandeirantes, a única ação será enterrar (ou afogar) alguns milhões de reais em nome do meio ambiente.