Páginas

14 de junho de 2011

Vulcões - o mundo em ebulição

localização da Eritréia (Fonte: volkano.no)

O planeta resolveu dar uma aliviadinha na pressão interna nos últimos dias. Depois da erupção do vulcão Puyehue, no Chile, que encheu cidades de cinzas, fez sucumbir uma infinidade de plantas e animais e atrapalhou a vida de muita gente, agora é a vez do vulcão Dubbi, de 1625 metros de altitude, cuspir cinzas a 15 quilômetros de altura na Eritréia. Não, Eritréia não é o nome da filha do Seu Nerso! É um país ao norte de Etiópia, um pedacinho inóspito de mundo que fica lá pertinho do chifre da África.

 ferida exposta - uma das crateras do Dubbi em 2007

O Dubbi tem pelo menos 19 crateras e fica em uma cordilheira repleta de imensas fendas na costa sudoeste do Mar Vermelho e também é conhecido como Edd, Gebel Dubbey e Djebel Dubbeh. As últimas erupções historicamente comprovadas teriam ocorrido por volta de 1400 e em 1861, esta considerada a maior que se tem conhecimento em todos os tempos, provocando tremores de terra sentidos até no Yêmen. e a morte de mais de uma centena de pessoas em duas tribos próximas. A foto acima mostra apenas um pedacinho do gigantesco Dubbi. É  assustadora e ao mesmo tempo espetacular a visão do monstro debruçado na encosta do mar.

ERUPÇÃO DO POYEHUE É UM ESPETÁCULO 

Apesar de todo o caos, de todo o aspecto negativo do evento, existe uma beleza indescritível no espetáculo raro provocado pela erupção do chileno Poyehue, como o cogumelo de fumaça que podia ser visto a quilômetros de distância e a intensa tempestade de raios provocada pelo acúmulo de partículas carregadas eletricamente, capturadas pelas lentes do fotógrafo Claudio Santana nestas fotos publicadas pelo site da revista Exame.


cogumelo de fumaça no Poyehue (Foto: Claudio Santana/AFP - Exame)

 
tempestade elétrica no Poyehue (Foto: Claudio Santana/AFP - Exame)

A Terra anda meio chateada com o bicho homem. É melhor ter juízo e tomar cuidado, ou logo o homem vai ser só história. Diz aí, Harold Camping (seu charlatão)... O mundo acaba ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.