Páginas

15 de junho de 2011

a Maria-Fumaca de Tiradentes a Paris


Enquanto o brasileiro sonha com o luxo e o glamour de Paris, a cidade luz, o jornal francês Le Monde presenteia seus refinados leitores com o encanto, o charme, a simplicidade e a delicadeza de um trenzinho brasileiro, que tem, é claro, o toque todo especial da hospitalidade e a simpatia do povo mineiro. Com o título "Brésil: Maria Fumaça, le trein du Minas Gerais", o importante periódico europeu traduz com muito esmero a sensação indescritível dessa gostosa viagem que muitos brasileiros ainda não conhecem.

 
Foto: Momentos Pelo Mundo

Nos 12 quilômetros que separam São João Del Rei e Tiradentes, cidades históricas de Minas Gerais, o visitante pode desfrutar de momentos agradáveis a bordo de um trenzinho movido por uma antiga locomotiva a vapor. Entre riachos e colinas, a Maria-Fumaça desfila vagarosamente seu comboio, cuspindo pela chaminé uma densa núvem de vapor, saculejando sobre a "bitolinha" de 76 centímetros e oferecendo uma paisagem bucólica para deleite dos olhos do turista. Com seu apito suave, a maquininha leva, em seus nove vagões, de sonhos inocentes de criança a sonhos de amor de casais apaixonados em lua-de-mel.

Após desfrutar dessa fantástica volta ao passado pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, o visitante chega em Tiradentes e pode percorrer a bordo de charretes os lajedos de pedra, entre barracas de artesãos, escultores de anjos barrocos e galerias de arte, ou pode embarcar de volta e curtir tudo outra vez. e aproveitar para visitar o museu ferroviário, que fica na estação de São João Del Rei. Visite o site da FCA Trens turísticos para mais detalhes.

As duas simpáticas cidadezinhas têm pousadas para todos os gostos e todos os bolsos e oferecem ainda - além do turismo histórico e cultural cujo principal atrativo são, além da Maria Fumaça, suas inúmeras igrejas e casario colonial - aventuras ecológicas em trilhas e cachoeiras. Quem  não se animou com a calmaria, talvez se empolgue em saber que a região oferece infra estrutura para a prática de atividades radicais como trekking e rapel, passeios de jipe e até cavalgadas. E a gastronomia... Hum!

A bord de la Maria Fumaça, en vidéo from Ulysse, la culture du voyage on Vimeo.

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

Está programado para o dia 29 deste mês de junho o início do festival de motos clássicas Bikefest Tiradentes, um dos mais expressivos encontros de motociclistas do Brasil, que reúne durante quatro dias cerca de 25 mil pessoas e mais de 10 mil veículos e tem entrada gratuita. Para o mês de julho, a cidade de São João Del Rei reserva o 24º Inverno Cultural, que está programado para ocorrer entre os dias 16 e 30 e terá entre suas atrações oficinas culturais com Jacques Morelenbaum e Naná Vasconcelos. Fica como sugestão de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.