Páginas

27 de abril de 2012

Mortalidade infantil tem queda recorde

Fonte da imagem: Getty Images

Veja também: Brasil tem recorde de redução de pobreza.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE divulgado hoje, a taxa de mortalidade infantil no Brasil teve redução de 47,5% nos últimos dez anos, chegando ao índice de 15,6 mortes de bebês de até um ano de idade para cada 1.000 nascidos vivos. No ano 2000 esse índice era de 29,7 mortes.

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

A redução da mortalidade infantil se deve principalmente à forte atuação do Governo Federal nas questões sociais na última década, substituindo a política elitista do PSDB na década anterior por uma política mais justa e democrática, implantada pelo ex-presidente Lula e mantida e ampliada pela presidente Dilma, que procura atender com igualdade os cidadãos brasileiros.

Segundos os próprios técnicos do IBGE, que analisaram minuciosamente os dados, a ampliação de políticas públicas de saneamento básico, distribuição de renda, prevenção em saúde e melhoria da escolaridade das novas mães estão entre os mais importantes fatores desse resultado tão positivo. Mérito do governo Lula.

O esforço do governo do Brasil pela erradicação tem sido sentido principalmente nas regiões mais carentes, antes desprezadas pelo poder público, como em estados do Nordeste, onde essa redução de mortes chegou a 58,6%. No censo elaborado durante a gestão do PSDB, o índice de mortes registrado no Nordeste era de 44,7 por mil e felizmente despencou para 18,5 por mil após o fim do governo tucano.
Eu estou sonhando ou quando José Serra era Ministro da Saúde morriam mais crianças em nosso país? Isso deve ser um pesadelo.
MAIS CRIANÇAS NA ESCOLA

Outra notícia muito boa é que na era FHC o percentual de crianças entre 7 e 14 anos de idade fora da escola era de 5,5%, caindo na última década para 3,1%. Também em 2000, 22,6% dos jovens entre 15 e 17 anos não frequentava escolas, enquanto que em 2010 apenas 16,7% não estavam matriculados.

O número de adultos com maior grau de escolaridade também melhorou significativamente no período. Em 2000, apenas 23,1% das pessoas possuíam o ensino médio completo aos 25 anos de idade, em 2010 chegou a 35,8%.

MAS SÃO PAULO AINDA MATA SUAS CRIANÇAS

Já escrevi aqui sobre o número assustador de mortes de bebês no estado de São Paulo, justamente no período que José Serra dizia ser governador. Clique aqui para ler como a mortalidade infantil aumentou em São Paulo enquanto diminuiu no resto do país.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.