Páginas

30 de agosto de 2011

Agricultura de baixo carbono


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil criou em 2010 o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), para oferecer incentivos a produtores rurais que empreguem técnicas sustentáveis de produção, com foco na redução da emissão de gás carbônico e gás metano, unindo produtividade e proteção ao meio ambiente.

O Governo Federal do Brasil pretende conscientizar e incentivar o homem do campo ao uso de tecnologias verdes no agronegócio, neutralizando ou minimizando os efeitos dos gases de efeito estufa na produção agrícola e pecuária. Para a safra 2011-2012 o Programa ABC dispõe de mais de três bilhões de reais para oferecer a produtores que empreguem tecnologias verdes, com taxas de juros de 5,5% a.a. e prazo de até 15 anos para amortização. O teto do financiamento é de 1 milhão de reais por produtor ou cooperativa.

Nos videos abaixo você descobre como pode lucrar com a preservação, aprende como o uso de técnicas naturais é mais inteligente. Os temas são: 1) plantio direto na palha; 2) fixação biológica de nitrogênio; 3) recuperação de áreas degradadas; 4) plantio de floresta; 5) integração lavoura - pecuária - floresta; 6) tratamento de resíduos animais. Veja todos.

PLANTIO DIRETO NA PALHA


FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO


RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS


PLANTIO DE FLORESTA


INTEGRAÇÃO LAVOUVA, PECUÁRIA, FLORESTA


TRATAMENTO DE RESÍDUOS ANIMAIS


28 de agosto de 2011

Ilha do Cardoso - Cananéia

canoa usada pela comunidade caiçara

A Ilha do Cardoso é uma área de proteção ambiental localizada no extremo sul do litoral do estado de São Paulo, no município de Cananéia, Vale do Ribeira, que ainda guarda belezas quase intocadas pelo bicho homem, apesar de algumas barbaridades que ainda acontecem por lá. As fotos são de dezembro de 2010.

O acesso à ilha é feito por escuna, navegando pelo Canal de Ararapira, um estuário com paisagens exuberantes, onde o navegante pode observar belos animais, como o boto cinza, símbolo do PEIC - Parque Ecológico da Ilha do Cardoso e o papagaio-da-cara-roxa. Para visitar a ilha é necessário agendamento prévio, pois o plano de manejo da reserva ambiental estabelece um limite de pessoas e a necessidade de acompanhamento por guias locais, monitores ambientais.

escuna para acesso à ilha

A ilha abriga mais de 400 espécies de aves e 43 espécies de mamíferos, que desfrutam desse paraíso com lindas praias, cachoeiras, costões rochosos, restingas, manguezais e montanhas cobertas de Mata Atlântica, onde crescem 118 espécies de orquídeas e 41 espécies de bromélias.

cachoeira para lavar a alma

PRAIA SEM ÁGUA DE CÔCO E GUARDASSOL

As praias são um capítulo à parte na viagem. Os caiçaras que habitam o parque se revezam para a limpeza da areia, retirando imundícies carregadas pelo mar, lixo que cai ou é jogado de embarcações muitas vezes milhares de quilômetros distantes e chega à praia trazido pelas correntes marítimas.

E como o acesso é restrito e muito bem controlado, você não vê  (e nem vai deixar por lá) garrafas, copos, restos de alimentos, flores e outras porcarias que humanos deixam em outras praias.

 praia limpa e deserta

O mar é normalmente manso na Ilha do Cardoso, ideal para curtir um banho refrescante, longe de guardassóis, barraquinhas e vendedores ambulantes, por isso é importante levar bastante água e algum alimento leve, além de uma embalagem para o lixo, que deve retornar com você. A ilha não possui depósito de lixo e todo o resíduo gerado nela é levado de barco para o continente.

 vista do mar na Ilha do Cardoso

costão rochoso

E você não vai de carro à praia. Para chegar ao mar, o ilustre visitante atravessa, a pé, um trecho de restinga, oportunidade para observar a vegetação e pequenos animais, enquanto sonha com o mar lindo que o espera no final da caminhada. Jet ski e outras parafernálias passam longe dali e som alto não é bem vindo, portanto, se você é um daqueles turistas insuportáveis, não vá à ilha, fique pelo menos uns 200 Km ao norte de lá. A natureza e a paz precisam coexistir.

caminho para o mar pela restinga

DICAS PARA DESFRUTAR DESSE PARAISO

Como já dito, as visitas ao PEIC precisam ser agendadas e existe uma porção de regras bastante severas a serem observadas. A hospedagem de pesquisadores e turistas é feita em pousadas-residência simples e com recursos escassos. O uso de água e eletricidade é bastante controlado e normalmente os geradores são desligados às 22 horas. Leve uma boa lanterna para se precisar levantar durante a noite (segundo a minha mulher, eu deveria ter escrito "... lanterna caso precise...", leia como você preferir).

Banho quente só onde tem aquecedor a gás e o calor e umidade favorecem a presença de pernilongos em toda parte, mas o pouco conforto quase passa despercebido diante de tanto prazer em se estar na ilha. Leve muito repelente e filtro solar.

sugestão de tira-gosto para a tarde

Sem sofisticação, a cozinha local oferece muito sabor em frutos do mar, ideal para quem aprecia peixes, mariscos, camarão... Para acompanhar aquela cervejinha gelada no final da tarde, minha sugestão é encomendar antecipadamente uma dúzia de ostras graúdas, criadas ali mesmo, são deliciosas.

vila de caiçaras com pousada e restaurante

Para se informar sobre os roteiros, hospedagem, preços e tudo o mais, comece pelo site da prefeitura de Cananéia, clicando aqui. Um site bem interessante é o da comunidade Marujá (aqui). Bom passeio.

ALGUMAS COISINHAS CHATAS

Há algumas décadas, índios oriundos da região platina se instalaram na ilha e seus hábitos nômades têm prejudicado o frágil ecossistema da Mata Atlântica, porque mudam-se constantemente, abrindo novas clareiras na mata para edificarem suas moradias. Lamentável, mas ainda assim é melhor que o homem branco construir shopping centers e hotéis.

Outro pecadinho ambiental teria sido cometido pelo governo do Estado de São Paulo bem pertinho dali e segundo andei lendo hoje, a justiça teria condenado o senhor governador à imediata reparação de danos, sob pena de multa diária de 15 mil reais, que obviamente vão sair do seu bolso, eleitor. Mas pelo menos no momento,vamos focar nas coisas boas do PEIC.

27 de agosto de 2011

Velho com estalactite

Você também tem otite, bronquite, rinite, hepatite, frescurite, cartão de crédito sem limite, estalactite e estalagmite, mija a cada 10 minutos e nem pode sair pra jogar bingo? Você vive com 500 reais por mês? Ou só estuda e vive da pensão do papai e da mesada da mamãe? Você não sabe o que é ter problemas. Um pouco de humor e sarcasmo pra adocicar a sua vida.


Eu que já resmunguei a semana inteira, agora vou tomar meu whisky on the rocks e curtir meu sabadão bem longe de São Paulo, sem barulheira, sem fumaceira de caminhões e carros, sem mau cheiro de rio poluído e sem congestionamentos. Bom final de semana.

Google Images

26 de agosto de 2011

Brasil continua bem visto lá fora

TEXTO REPRODUZIDO DE iG ECONOMIA

S&P eleva rating do Brasil para positivo

Agência elevou a perspectiva da nota soberana do Brasil em moeda local de estável para positiva

Valor Online | 25/08/2011 16:20
A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) elevou a perspectiva da nota soberana do Brasil em moeda local de estável para positiva. A perspectiva em moeda estrangeira já havia sido elevada para positiva em 23 de maio.

Segundo a agência, a elevação reflete as alterações adotadas em sua metodologia de avaliação de ratings soberanos, adotadas a partir de 30 de junho.

A mudança na perspectiva da nota representa o primeiro passo antes de uma elevação efetiva do rating. Atualmente, o Brasil possui ratings BBB-/A-3 em moeda estrangeira e BBB+/A-2 em moeda local pela S&P.

A S&P afirma que a perspectiva positiva considera que os fatores que garantem a estabilidade macroeconômica do país continuarão se fortalecendo nos próximos anos, com redução gradual das limitações fiscais e do risco a choques externos.

"Boas perspectivas de crescimento a longo prazo, combinado com a melhora da liquidez externa e a expansão do mercado de capitais local podem reforçar a capacidade do governo de gerenciar mudanças repentinas e adversas nas condições econômicas globais", acrescenta a agência.

Segundo a S&P, pela nova metodologia, a diferença de dois graus entre os ratings em moeda local e estrangeira reflete o nível de independência operacional da política monetária, a amplitude do mercado de capitais e o regime de taxa de câmbio flutuante adotado pelo Banco Central.

"Na nossa visão, esses fatores dão suporte à hipótese de que um calote nas dívidas em moeda local do Brasil permanece menos provável do que nas dívidas em moeda estrangeira", diz a S&P. 

25 de agosto de 2011

Hospital do câncer infantil Grendacc

Em 1995, um grupo de pessoas sensibilizadas com as dificuldades vividas pelas crianças portadoras de câncer residentes em Jundiaí (60 Km de SP) e região, resolveu se unir para garantir que o tratamento da doença pudesse ser feito sem sair da cidade.

Só mesmo quem já teve um familiar com câncer para saber o quanto é difícil tratá-lo longe de casa. As viagens constantes em busca de radioterapia e quimioterapia se tornam traumáticas e podem agravar ainda mais o quadro causado pelos efeitos colaterais do tratamento.

Foi assim que nasceu o Grupo em Defesa da Criança com Câncer - Grendacc, que garante tratamento gratuito digno, além de qualidade de vida não só para as crianças com câncer, como também para as portadoras de doenças hematológicas crônicas.

O atendimento é voltado para crianças e adolescentes de zero a 19 anos.


A ESTRUTURA DO GRENDACC

Instalado em um terreno de oito mil metros quadrados, no Parque da Represa, em Jundiaí, o lnstituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso – hospital do Grendacc , atende, atualmente, cerca de 340 crianças e adolescentes portadores de câncer e de doenças hematológicas crônicas. São pacientes de zero a 19 anos, encaminhados pelo SUS das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Louveira, Jarinu, Cabreúva e Morungaba e daqueles que possuem planos de saúde conveniados. 


Os pacientes recebem atendimento na Unidade Ambulatorial de dois mil metros quadrados de área construída, que corresponde a uma das fases do projeto.

Essa primeira ala, resultado de um investimento de R$ 2 milhões, corresponde à fase Ambulatorial do Instituto, na qual estão em pleno funcionamento o Hospital-Dia e os atendimentos de pediatria oncológica e hematológica, ortopedia oncológica, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, pronto-atendimento, nutrição, serviço social, laboratório, fisioterapia, hidroterapia, brinquedoteca, apoio pedagógico e unidade de quimioterapia.

O próximo desafio é promover a adequação da atual estrutura, para que possamos garantir atendimento integral aos pacientes, não havendo mais a necessidade de encaminhá-los a outros hospitais seja para internação ou realização de cirurgias.

27 DE AGOSTO - MC DIA FELIZ
O Grendacc receberá os recursos arrecadados com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald's de Jundiaí (Avenida Nove de Julho, Vila Arens e Maxi Shopping), Itupeva (Shopping Serra Azul) e Itatiba no dia 27 de agosto.
Toda a renda arrecadada será destinada ao custeio de materiais e medicamentos para o laboratório e a farmácia da instituição, além da aquisição de equipamentos para o setor de nutrição e dietética do hospital.
SAIBA COMO VOCÊ PODE AJUDAR

Você pode doar bem mais do que dinheiro e bens de consumo, pode até ser voluntário, doando seu trabalho e seu carinho, embora a ajuda financeira também seja importante.

Parte de seu imposto de renda a pagar e até os créditos da Nota Fiscal Paulista podem ajudar a manter o hospital e ampliar seu atendimento, promovendo o tratamento e a recuperação de cada vez mais crianças e adolescentes. Visite o site do Grendacc para mais informações e escolha a sua maneira de ajudar.

ESTATÍSTICA DE PACIENTES ATENDIDOS


Pacientes
Atendimentos
2007
1.879
42.726
2008
1.893
45.873
2009
1.942
46.908
2010
2.123
53.769

Informações e imagens coletadas no site da entidade.

22 de agosto de 2011

Brasileiro reclama de quê?



O texto baixo foi escrito não sei quando, não sei onde, não sei por quem e nem sei por quê, só sei que há muito ele circula pela world wide web. Se você não se identificar com pelo menos uma das trinta situações abaixo, parabéns, você é realmente exceção. Certa vez li um texto atribuído a Paulo Renato que dizia que o povo é a matéria-prima dos políticos e que, sendo o povo ruim, nunca poderemos ter bons políticos. As imagens são do Google. Vamos ao texto...

Brasileiro reclama de quê?
O Brasileiro é assim:
  • Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
  • Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
  • Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
  • Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
  • Fala no celular enquanto dirige.
  • Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
  • Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
  • Viola a lei do silêncio.
  • Dirige após consumir bebida alcoólica.
  • Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
  • Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
  • Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho (tem gente que inventa até que foi sequestrado, né Somália?).
  • Faz "gato" de luz, de água e de tv a cabo.
  • Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
  • Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
  • Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
  • Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
  • Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
  • Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
  • Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
  • Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
  • Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
  • Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
  • Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA (com certa razão, porque tem Estado que é muito ganancioso, né Geraldo?).
  • Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
  • Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse furto.
  • Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
  • Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
  • Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
  • Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
E quer que os políticos sejam honestos... Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas... Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?
 
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário! Vamos dar o bom exemplo! Espalhe essa idéia!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."
Amigos! É um dos e-mails mais verdadeiros que recebí! A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!


O QUE VOCÊ FAZ QUANDO NINGUÉM TE VÊ?

"Rafaela está trancada há dois dias no banheiro, enquanto a sua mãe toma Prozac, enche a cara e dorme o dia inteiro. Parece estranho, mas podia ser (...) o que você faz quando ninguém te vê fazendo, ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver." (Dinho Ouro Preto / Alvin L.). O video abaixo é da música Quatro vezes você, do Capital Inicial.

21 de agosto de 2011

A jovem Natividade da Serra

 

Quem acaba de completar 38 aninhos é Natividade da Serra, uma pequenina cidade encravada entre morros e o mundão de água da Represa de Paraibuna, na região serrana do extremo nordeste paulista. Por suas características geográficas, a pacata Natividade deve continuar sendo um lugar tranquilo ainda por muitos e muitos anos. A data foi comemorada com um grande rodeio.


UMA CIDADE ENTRE SERRAS E ÁGUAS

A farta hidrografia reserva paisagens muito belas e um monte de cachoeiras (mais de uma dúzia), como a do Pouso Alto, onde é possível desfrutar de um banho refrescante em uma de suas várias piscinas naturais. No passeio você pode experimentar um queijinho e doces feitos na roça.

Cachoeira do Pouso Alto (Imagem: Daniel Cotelesso)

Em Natividade este blogueiro conheceu também a Cachoeira do Rio Manso, mas além do difícil acesso, feito ou por estrada mal conservada e com muitas voltas, a cachoeira fica abaixo de áreas de pastagem e sua água é imprópria para banho. Para os mais abusados, como eu, vale a aventura de atravessar a represa de barco municipal e caminhar mais uns dois quilômetros tocando gado por estradas e trilhas até a cachoeirinha.

 Cachoeira do Rio Manso (Imagem: Panoramio)

Vista da travessia para a cachoeira (Imagem: Panoramio)

 Cachoeira do Alto da Serra (Foto: Marco Bass Mania)

Cachoeira do Funil (Foto: Kleber Ferreira)

Mas o que mais atrai turistas para a região são a pesca e o artesanato. Escamas e couro de peixes usados para confecção de adornos artesanais, além das tradicionais esculturas em madeira e em cipó, encantam os olhos dos visitantes.

Alguns lugares de Natividade da Serra não têm acesso por via terrestre e a CESP mantém ferryboats (balsas) para transporte de veículos e pessoas para vários pontos da represa, sem custo para o usuário.
Um dos ferryboats mantidos pela CESP

mapa hidrográfico de Natividade da Serra

Natividade da Serra merece mais atenção às belezas naturais que à política, portanto hoje você não vai ler sobre políticos aqui no blog. Bom domingo.

caminho para a Barra da Varginha (Foto: Panoramio)

20 de agosto de 2011

Mike do Mosqueiro

Mike canta "shananá" no Faustão em março de 2010 (Foto: Globo)

os vídeos desta postagem foram mantidos
por não se tratarem de obras artísticas de uso
$ COMERCIAL $

A humanidade é mesmo promíscua, insana. As pessoas são mesmo cruéis. Em um momento usam um cara simples e sem esperanças para se divertirem, noutro o submetem a reiteradas humilhações e degradam o restinho de humanidade que resta em sua alma.

Maike Pereira da Silva foi o nome dado a ele pelo pessoal da televisão, porque o homem de aparência tosca cresceu nas ruas, abandonado desde a infância pela família, rejeitado e temido pela sociedade e nem registro de nascimento constava ter.

É um dependente químico que vive de divertir os outros com sua própria desgraça. Em Belém (Pará) ele é conhecido como Maike do Mosqueiro, uma figura sinistra, como tantas outras que perambulam pelos becos e pelas avenidas deste país. Um homem que todos querem tirar sarro.

Mosqueiro é uma ilha fluvial, parte da capital paraense, cujo nome parece originar-se da palavra moqueio, prática de conservação de peixes dos índios Tupinambás originários dali, um tipo de defumação. Apesar do nome sugerir asco, a ilha onde Mike vive é um belo balneário turístico.

Mike do Mosqueiro é mais um viciado entre tantos, que não nasceram cheirando cocaína, mas ao caírem em alguma arapuca da vida optaram por extravasar suas dores nas drogas.

Mike detonando a música Love Hurts da banda Nazareth

A SOCIEDADE ESTÁ DOENTE ...

O fato aconteceu em outubro de 2010, o relógio marcava 15 horas. Poucos meses depois de ganhar uma graninha no quadro "se vira nos 30" do Domingão do Faustão, programa popularesco da Rede Globo, Maike ameaçava com uma peixeira as pessoas que se aproximavam dele, reação de um ser marginalizado.

O povo chamou a polícia e Maike não teve dúvidas, encostou a faca no próprio pescoço e ameaçou se matar.

Depois de uma hora de perrengue, Mike foi contido e algemado e levado pra delegacia. Lá ele balbuciava e chorava, um pedido desesperado por socorro. Foi internado no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Força do Querer, de onde já tinha fugido duas vezes.

Tiraram proveito deste homem para ganhar audiência

Depois de ele se virar nos 30 em março de 2010, fizeram até um RG pro Maike e colocaram a grana (do prêmio) dele em uma conta, ou pelo menos é isso que disseram, mas misteriosamente desapareceram o documento e o cartão do banco. E sumiu também o violão.

É difícil não rir da performance musical de Maike, mas só disso. Não dá mesmo para rir da situação do homem. Isso é um exemplar da verdadeira minoria desfavorecida, aquela que não tem "representantes", não vive de ONGs e de aparições na tevê.

18 de agosto de 2011

Você tem cara de cocô?

Cão educado - Google Images

Hoje não pretendo ser nem um pouco polido, quero usar e abusar dos melhores recursos que nossa  bela língua portuguesa me oferece para falar claramente e com todas as letras sobre algo que todo mundo conhece muito bem: merda de cachorro. Procurarei usar vários sinônimos para te levar a uma reflexão sobre (mas não em cima de) o excremento.

De vez em quando aparece uma pessoa de bom senso e cria algo interessante. Desta vez o que está bombando na rede social Facebook é o que poderíamos chamar de uma corrente pela conscientização dos canalhas, mau educados, porcos, egoístas e arrogantes que possuem animais de estimação, só que não sabem exercer a cidadania e não catam a caca dos bichos, enfim, um tipo de gente que é mesmo uma meleca.

A página "Cara de Cocô" explica que essa é a expressão que fica estampada, escancarada na cara do dono do bicho que caga em calçadas, ruas, praças, gramados, praias, condomínios...  e não tira a bosta. O mau caráter faz aquela cara de "ninguém tá vendo, então tudo bem", ou de "foda-se" mesmo, afinal, o sapato que vai pisar a titica do cachorro dele é de outra pessoa. É essa a tal da cara de cocô.


cara de cocô - divulgação

CACHORRO É LEGAL, COCÔ NÃO

Essa frase encerra o texto publicado na página. Um cartaz está sendo divulgado e muitas pessoas já imprimiram e colaram em postes ou fizeram plaquinhas e fixaram em locais estratégicos. A campanha visa tentar conscientizar os boçais que têm número dois na cabeça para que, mesmo que não deixem de ser idiotas, pelo menos recolham as lembranças de seus cachorros quando passeiam com eles.

A página do Face sugere que você participe da campanha, afixando um cartaz ou uma plaquinha no espaço público aí perto da sua casa. E não cobra direitos autorais pelo uso da imagem do cara de fezes. Para baixar a imagem tema da campanha clique aqui, salve o arquivo PDF no seu computador e depois espalhe a idéia por aí.

LEVE SEU KIT COCÔ DE CÃO

Você que muito bem educado leva sempre uma pazinha, um saquinho, ou qualquer outra coisa para recolher o pensamento de seu pet quando passeiam juntos, não é mesmo? Tenho certeza que você leva sempre o seu "kit cata caca".

 créditos na imagem

Mas se você ainda for um pecador, arrependa-se e comece a exercitar a cidadania. Não precisa nem gastar dinheiro comprando pazinha, basta levar uma folha de jornal no bolso e  quando seu cachorro der aquela abaixadinha e fizer um barro na rua, cate com a folha, embrulhe direitinho e leve até uma lixeira apropriada. Só não esqueça de usar uma folha que tenha alguma foto de... fica por conta da sua imaginação.

14 de agosto de 2011

Conheça Guia Lopes da Laguna


Eis a história que me contaram: Primeiro foram os castelhanos que povoaram a planície matogrossense que divisava com terras paraguaias, depois os bandeirantes paulistas chegaram botando banca. No final do século XVIII eles inventaram de fazer um presídio junto ao rio Miranda, mas o trecho lagunense ainda era desabitado, até chegarem por lá o seu José Francisco Lopes e sua família, em meados do século XIX.

Ele se mandou de São Roque de Minas pro Mato Grosso em busca de um sonho , invadiu as terras indígenas e armou tenda no vale do rio Miranda para criar gado na Fazenda Jardim. Vendo que a região era boa, a família Barbosa desceu a serra de Maracaju e foi criar uns boizinhos por lá também. E Chico Lopes ganhou vizinhos. 

A GUERRA COMO VOCÊ NUNCA VIU

Você lembra da Guerra do Paraguai? Não? Nem eu, mas ela existiu e o Visconde de Taunay escreveu sobre ela. Dizem que naquele país tinha um sujeito de nome Francisco Solano Lopes, que mandava pra caramba e que pretendia abrir um caminho para o Oceano Atlântico e no ano de 1864 ele invadiu o Mato Grosso. Depois invadiria o Rio Grande do Sul e a Argentina. O Brasil não gostou nada das intenções de Solano e fez uma aliança com o Uruguai e a Argentina, na maior de todas as guerras sulamericanas.

Há uma outra versão que conta que a Inglaterra expandia vertiginosamente seu império explorador capitalista pelo mundo, submetendo tudo quanto era país terceiro-mundista aos seus caprichos, inclusive o Brasil e  que um pequeno país chamado Paraguai não se submetia aos seus interesses, então os ingleses resolveram conquistá-lo a qualquer custo, usando covardemente La Triple Alianza contra ele.

Esse pequeno guerreiro, encravado na América do Sul, investia pesado em sua industrialização, produção mineral e têxtil e em transportes, sem depender em nadica de nada dos arrogantes europeus e isso teria motivado a tal da Guerra Grande.

Charge de Enzo Pertile (Fonte: ea.co.py)

Umas 300 mil pessoas morreram nessa guerra idiota (como todas as guerras), entre elas um quinto da população paraguaia, o país teve um colapso econômico e produtivo e o Brasil também teve imensos prejuízos. Só quem ganhou foi a Inglaterra, que veio aqui dar pitaco com a desculpinha de apoiar a gente, mas tava mesmo preocupada era com os próprios interesses comerciais.

Mal começou a guerra, os paraguaios se meteram Brasil adentro e Chico Lopes, que morava perto da fronteira, teve sua esposa e filhos sequestrados pelos invasores. E é claro que ele ficou muito furioso. Se alistou rapidinho no exército brasileiro e deu, sem a menor cerimônia, o próprio gado para alimentar os soldados. E como conhecia a região como a palma de sua mão, se ofereceu para ir com eles Paraguai adentro, na esperança de vingar-se dos malfeitores e resgatar sua amada família.

Ou foi isso, ou os índios paraguaios raptaram a família do latifundiário Chico Lopes para se vingarem dele pela invasão e exploração de suas terras para a criação de gado. Lopes é também tido como assassino de índios, criminoso de guerra e vassalo do poderoso império britânico.

A tentativa de incursão em território inimigo foi um fiasco, não deu certo, e antes de chegar do lado de lá a tropa adoeceu de cólera, tifo e beribéri, passou fome e teve que dar no pé para não morrer.  Humilhante. E mais uma vez o conhecimento e a determinação de Lopes foram decisivos para salvar a vida de 700 sobreviventes entre os 3.000 soldados que se aventuravam naqueles pampas, guiando eles de volta para despistar os paraguaios que os perseguiam. Esse episódio foi chamado de Retirada da Laguna, mas foi uma fuga mesmo.

Lopes sucumbiu à cólera, mas não antes de levar a tropa em segurança até a várzea lagunense. Morreu e foi enterrado na margem do rio Miranda, lugar hoje chamado Cemitério dos Heróis. Seus companheiros contaram que ele falava: "Saibamos morrer; os sobreviventes dirão o que fizemos". Eu teria preferido viver no anonimato! Mas voltemos à tal da história. O conflito só acabou em 1870.

A HOMENAGEM AO POLÊMICO GUIA

Quase ninguém aparecia no trecho, até que em 1937 os militares acamparam beirando o rio durante a construção da rodovia ligando Aquidauana, Porto Murtinho e Bela Vista. Naqueles tempos o progresso era rápido e o povoado cresceu. Em 19 de março de 1938 os moradores fizeram uma homenagem a Chico Lopes e deram ao vilarejo o nome de Patrimônio Guia Lopes.

Guia Lopes (Fonte: Associação Pernambucana de Escoteiros)

Lei vai... Lei vem... Em 30 de setembro de 1948 foi dado ao belo prado o nome de Guia Lopes da Laguna, mas ficou um impasse entre Nioaque e Ponta Porã - que ora existia, ora não - pela posse do território... E só em 11 de dezembro de 1953 foi criado o município lagunense, instalado aos 7 de fevereiro de 1954. De lá pra cá surgiu o Estado do Mato Grosso do Sul, onde está situada a simpática cidadezinha.

AS BELEZAS NATURAIS DO MUNICÍPIO

A oeste da Serra de Maracaju, na região da Bodoquena, Guia Lopes da Laguna ainda guarda paisagens de inestimável valor, apesar da exploração pecuária já haver devastado significativamente sua vegetação e expulsado milhares de animais. Rica em águas, é onde os rios Santo Antonio e Miranda se encontram entre várzeas povoadas de capivaras.

 Rio santo Antonio (Fonte: Câmara Municipal)

Cachoeira do Rio Canindé (Fonte: Câmara Municipal)

A cachoeira do rio Canindé encanta e faz lembrar que estamos a apenas 60 Km das belezas naturais de Bonito. Corredeiras fazem dos cursos d'água lagunenses um grande atrativo para praticantes de rafting. 

GUIA LOPES DA LAGUNA HOJE EM DIA

 
Igreja de São José (Foto: Paulo Yuri Takarada/Panaramio)

De acordo com o censo populacional de 2010, Guia Lopes da Laguna tinha 10.366 habitantes. Conurbada com a mais progressiva Jardim, seu povo não presencia o desenvolvimento esperado e sua economia se baseia na pecuária bovina de corte e leiteira, tendo inclusive um frigorífico e um laticínio.

A meliponicultura parece forte, mas a drástica redução da cobertura vegetal compromete a vida das abelhas e a expansão dos negócios apícolas. Na agricultura observa-se tipicamente o plantio de subsistência de arroz, banana, cítricos, hortaliças, mandioca e milho e outros cultivares menos presentes.

PARECE UM RIO MAS É UMA RUA

A falta de carinho e de cuidado pela cidade aparecem nesta imagem, que mostra a situação de ruas em um bairro no período chuvoso do começo deste ano, segundo versão de moradores.

Eles não estão nada contentes com o prefeito Jácomo Dagostin (PMDB) e pelo que percebi, nem com seu antecessor Nelson Inácio Moreno (PSDB). Antes deles teve o Carlos Roberto Saravy de Souza (PDT), o Elizeu dos Santos (PMDB) e por aí vai...

Ruas da periferia: abandono e tráfico de drogas.

Antigamente, ou você era Rosalvista, ou era Ranolfista, hoje você já tem mais opções. E segue a história lagunense.

Apesar disso, ainda continua valendo a pena dar uma passadinha em Guia Lopes, nem que seja só pra tomar um tereré gelado. Para quem preferir esperar mais um pouco, parece que o pessoal por lá anda garimpando a história, inclusive com a descoberta de trincheiras da guerra e de um sítio arqueológico aparentemente indígena.

INICIATIVAS DO PROJETO RONDON 

Com vocação turística ainda não explorada, a charmosa Guia Lopes parece amargar um papel secundário no desenvolvimento da região. O Museu da Guerra do Paraguai deve ser mais um atrativo histórico, no prédio antigo da prefeitura e até a estrutura de hospedagem, que geralmente é voltada ao turismo autônomo de pesca, parece estar sendo organizada.

E a Feira do Mel deve sair mesmo em outubro. Parece que em 12 dias os estudantes do Projeto Rondon fizeram mais pelo futuro econômico e social do município que muito marmanjo em 4 anos. Parabéns à galera do Centro Universitário de Volta Redonda e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Para quem ficou boiando, o Ministério da Defesa mantém um projeto social  chamado Rondon, que incentiva e apóia estudantes universitários de várias áreas na busca de soluções para regiões menos favorecidas, um exercício de cidadania. O projeto foi criado em 1967 e extinto em 1989, mas o presidente Lula o recriou em 2005, a pedido da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Você ainda vai ouvir falar dessas pessoas: Alanza Zanini (acadêmica de Ciências Biológicas), Juliana Bortolin (acadêmica de Serviço Social), André Giachim (acadêmico de Farmácia), Vagner Lopes (professor do curso de Agronomia), Etileiver Paludo (acadêmico de Agronomia), Cleusa Anschau (professora do curso de Economia), Ana Paula Bourscheid (acadêmica de Jornalismo) e Julhéli Girardelo (acadêmica de Farmácia).
No mês passado, alunos da universidade carioca Unifoa e da catarinense Unochapecó viveram essa experiência por quase duas semanas em Guia Lopes, na Operação Arara Azul, que promoveu atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. A foto é de uma das várias equipes rondonistas engajadas no trabalho e está no blog dos estudantes, onde você pode saber mais.

E como nem tudo está perdido no vale do Miranda, recentemente andei vendo até vereador tucano pedindo asfalto para o governo estadual, o que é muito bom, porque o povo merece viver sem lama e poeira na porta de casa. Quem sabe desta vez melhora, não é? Tenho esperança


HINO DE GUIA LOPES DA LAGUNA
(Letra e a Música de Nelson Biasoli)

Berço amado, por Deus abençoado,
no passado de muitas Bandeiras,
ao som dos clarins e o rufar dos tambores,
eEra a retirada gloriosa sem temores.

Cantando em versos e poemas
uma herança honrosa, de imenso cabedal,
num laurel, qual um diadema
do teu guia, forte e imortal.

Seguido por todos...
Desde o palácio, à casa modesta,
os patriotas moveram sem tardança
uma zaguaia, um sabre, um bacamarte, uma lança.

  Tão heróica, foi a avançada,
suplantando até a fúria irada,
assim Lopes entrou para a História do Brasil,
num grito de vitória de um povo varonil.

Página bela, gente valente,
terra bendita do Mato Grosso do Sul,
caminha para frente, buscando o progresso,
olhando o horizonte deste imenso céu azul.

No presente, teu filho apanha o bastão
e constrói esta cidade de heroísmo e fortuna.
Numa epopéia de paz, se ergueu
Guia Lopes da Laguna.

“Não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou pregado à parede de nossa casa. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, seus dramas ou suas tragédias; sua história, e sua fé no destino da nacionalidade.”

Equipe do Projeto Rondon - da USP - 1979

13 de agosto de 2011

Zé da Folha garante a trilha sonora

Artistas de rua são sempre bem vindos por aqui. Um homem com muito talento ganha a vida nas ruas de Porto Alegre, executando músicas do cancioneiro popular brasileiro em um violão, um pandeiro amarrado ao pé e uma folha de árvore entre os lábios, emitindo sons incrivelmente sincronizados e afinadíssimos, como se fosse um terceiro instrumento musical, o que lhe garantiu o apelido Zé da Folha.



Hoje é a vez desse ilustre gaúcho figurar na lista de artistas do nosso blog. Você vai achar uma porção de músicas executadas por ele, em vários estilos, mas vamos ficar aqui com a Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa. A foto é do blog Barraca do Pilantra. Tenha um ótimo final de semana.


SAUDOSA MALOCA
(Adoniran Barbosa)


Si o senhor não tá lembrado,
dá licença de contá,
que aqui onde agora está
esse adifício arto
era uma casa véia,
um palacete assobradado.

Foi aqui seu moço
que eu, Mato Grosso e o Joca
construímos nossa maloca.
Mais, um dia,
nóis nem pode se alembrá,
veio os homis cas ferramenta,
o dono mandô derrubá.

Peguemus todas nossas coisas
e fumos pro meio da rua
apreciá a demolição.
Que tristeza que nóis sentia,
cada táuba que caía
duía no coração.

Mato Grosso quis gritá,
mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão,
nóis arranja outro lugar.
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor".

E hoje nóis pega a páia nas gramas do jardim
e prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
dim dim donde nóis passemus dias filiz de nossas vida.
Saudosa maloca,maloca querida,
dim dim donde nóis passemus dias filiz de nossas vida.

11 de agosto de 2011

Burro garante: professores são inúteis

A fonte da nefasta notícia é um jornal das elites, portanto ninguém duvida do que é divulgado lá. Com a palavra os eleitores do DEM. Fontes: TV Vanguarda/O Globo/G1 São Paulo.


BURRO GARANTE QUE PROFESSOR É INÚTIL

Dario Burro se declara professor de ensino médio e é vereador no município paulista Jacareí, Recebeu de batismo o nome Dario Baptista Bueno e foi eleito pelo partido Democratas, o DEM, para representar o povo, ou pelo menos as 1.881 pessoas que votaram nele - sem ofensa. Tadinhos dos alunos dele.

Segundo o Burro, que deve falar só por ele, os professores são inúteis, não gostam de lecionar, reclamam quando os alunos vão à escola, preferindo que eles fiquem em casa jogando videogame e ficam felizes quando tem alguma palestra, assim não precisam dar aulas. Não ficou claro se ele olhava para o espelho ao digitar tal aberração no seu perfil em uma rede social.


"Eu estou sendo sincero", disse o Burro. A parcela não burra da população, que felizmente é a maioria, ficou indignada com as palavras do Burro.

Sobre a possibilidade de ser processado criminalmente, o Burro coiceou alfinetou: "Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede, mas isso também demonstra o perfil autoritário do professor, toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou judiciário".


Quem foi que elegeu para seu representante na Câmara dos Vereadores um sujeito que se auto intitula Burro? Duvido que tenham sido pais de alunos dele. Legitimidade ele deve ter, porque recebeu 1.881 votos em outubro de 2008 e como a lógica diz que ele próprio deve ter votado em outro candidato, nem descontei um magro votinho aí nesse número.

Meu, vem cá... Um cara de 33 aninhos não tinha pelo menos uma bicicleta para constar na declaração de bens quando registrou a candidadtura dele no TSE?

10 de agosto de 2011

A vida começa aos 60


A vida é dura só pra quem é mole. Em 1966, lá pelos seus 17 anos de idade, Diana Nyad passou três meses de cama, com uma inflamação no coração. Aos 18 ela fugiu do quarto da escola onde estudava, pulando do quarto andar com um páraquedas improvisado.

Hoje, a poucos dias de completar 62 anos, ela ainda está  muito bem disposta, cheia de vigor físico e se não fossem fatores alheios à sua vontade, teria realizado um sonho que a acompanha desde aqueles tempos: ser a primeira pessoa a fazer a nado a travessia de 103 milhas entre Havana (Cuba) e Key West (Estados Unidos) sem gaiola de proteção contra tubarões,  tudo pela estúpida mania humana de querer ser o primeiro a fazer algo... Pelo menos ela tem coragem e disposição.

UM POUCO MAIS SOBRE DIANA NYAD

Nascida em New York aos 22 de agosto de 1949, Diana é uma das melhores nadadoras do planeta Terra e várias vezes recordista mundial, tendo mantido por uma década o recorde de nadadora de maior distância. Em 1978 ela já tentou a façanha da travessia de 166 Km entre seu país capitalista selvagem United States of America e a socialista arcaica Cuba, mas sem sucesso.

Na época ela tinha a tenra idade de 28 anos e nadou protegida por uma gaiola de aço, mas o vento e ondas fortes empurraram as bóias de sustentação e a tiraram do curso. Nadou 76 das 103 milhas, mas desistiu porque estava demasiado fora da rota. Em 1997 a australiana Susan Maroney conseguiu completar a travessia, com 22 anos de idade.

Agora contando com equipamentos de alta tecnologia para afastar os gulosos tubarões que poderiam ver nela um petisco e devidamente escoltada por uma competente equipe de apoio, que incluía mergulhadores especializados em combater esses bichos malvados, médicos e nutricionistas, Diana tentou fazer oficialmente o que vários aventureiros cubanos já fizeram ilegalmente, sós e sem nenhum apoio, na louca busca pelo decadente American Way of Life.

E talvez milhares de cubanos já tenham virado papinha de tubarão, ajudando a engordar os famigerados e nada fofos bichinhos nessa louca tentativa de chegarem aos EUA através do mar.

Assumidamente lésbica e cultivando um corpão sarado (foto acima), a loira é motivo de orgulho para a comunidadade "GLBT qualquer coisa" (cada dia tem uma letra a mais). Ela já se aventurou pelo squash e até tênis ela já jogou, mas se destaca mesmo é nas braçadas, acumulando vitórias, troféus e recordes.


Após treinos intensos, a corajosa mulher caiu na água no último domingo, na Marina Hemingway, na capital cubana e pretendia chegar de volta ao seu país de origem nesta quarta-feira (hoje), nadando aproximadamente 60 horas sem dormir, com pausas apenas para ingerir líquidos e alimentos leves, a cada hora e meia.

Esperávamos por ela na Flórida, mas as fortes ondas do mar, as dores nas costas e a asma fizeram com que ela desistisse no início da madrugada de ontem. Mesmo não conseguindo atingir seu objetivo da travessia, Diana, que pretendia também reaproximar os dois países, declarou que o fato não a entristece e que sua decisão de desistir foi correta.

A brilhante nadadora de resistência que deixou os esportes aquáticos faz 30 anos para dedicar-se ao jornalismo havia dito antes de iniciar sua aventura que nunca sonhou que tornaria a fazer isso e que nadar longas distâncias é "para os jovens". Para os jovens? Então tá. Sobre a sua motivação de seu grande feito, ela disse que gostaria de provar para as outras pessoas de 60 anos que nunca é tarde demais para realizar seus sonhos.

Fontes: www.diananyad.com/about-diana/, CNN e outras

8 de agosto de 2011

Prefeito lituano esmaga carro com tanque

Medidas radicais para motoristas boçais. Esse poderia ser o título do vídeo estrelado pelo prefeito Arturas Zuokas, da cidade de Vilnus, capital da Lituânia. Cansado de encontrar automóveis estacionados sobre a faixa exclusiva para ciclistas, ele entra em um tanque de guerra e passa com o monstrengo em cima de um carro.


Antes de ir embora pedalando uma bicicleta pela avenida, o prefeito ainda cumprimenta o dono do carro - que sai desesperado de um prédio - e diz a ele que da próxima vez estacione certo; e varre os cacos de vidro que sobraram depois de um guincho retirar os entulhos. 

Aqui no Brasil um tanque de guerra não seria o suficiente para acabar com os maus hábitos de motoristas sem educação e sem respeito pelo espaço do outro, talvez um ou dois mísseis por rua dessem, digamos, uma amenizada na situação. Belo comercial. Aplausos ao excelentíssimo senhor prefeito Arturas Zuokas.


PEDALAR É "MAIS VERDE"

Se você também pedala por essas cidades carentes de ciclovias, vai concordar que o trânsito é cruel para o ciclista, apesar de haver uns babacas montados em magrelas por aí que se acham imortais (os "bicicretêro") e tentam engraxar os pneus dos carros a qualquer custo. Às vezes algum consegue. Na verdade o problema é de profunda falta de educação, respeito e bom senso, quer seja do "mautorista", quer seja do "bicicretêro", coisas que se aprende em casa, desde pequenino, quando se tem um bom pai e uma boa mãe, é claro.

Só não confunda Lituânia com Letônia e nem lituano com ituano. Depois é só pegar sua bike e sair pedalando por aí, com responsabilidade. De quebra você ganha mais saúde, fica com as pernas mais fortes e mais bonitas (se for mulher), colabora para melhorar o trânsito e não polui o ar da cidade.

Ciclovia - Imagem: blog Pedalinas

O PAPEL DO PEDESTRE NO TRÂNSITO

Pedestre: você também é responsável pelo trânsito seguro. Faça a sua parte. Crie vergonha na cara e ande pela calçada, espere nela o sinal fechar para atravessar a rua e atravesse pela faixa... Uma vítima de atropelamento por um carro a 40 Km/h (como em ruas de bairros), se não morrer, pode ficar com sequelas graves; a 70 Km/h (como em avenidas) a vítima raramente sobrevive. O mesmo vale para os "bicicretêro supermêim".