Páginas

21 de agosto de 2011

A jovem Natividade da Serra

 

Quem acaba de completar 38 aninhos é Natividade da Serra, uma pequenina cidade encravada entre morros e o mundão de água da Represa de Paraibuna, na região serrana do extremo nordeste paulista. Por suas características geográficas, a pacata Natividade deve continuar sendo um lugar tranquilo ainda por muitos e muitos anos. A data foi comemorada com um grande rodeio.


UMA CIDADE ENTRE SERRAS E ÁGUAS

A farta hidrografia reserva paisagens muito belas e um monte de cachoeiras (mais de uma dúzia), como a do Pouso Alto, onde é possível desfrutar de um banho refrescante em uma de suas várias piscinas naturais. No passeio você pode experimentar um queijinho e doces feitos na roça.

Cachoeira do Pouso Alto (Imagem: Daniel Cotelesso)

Em Natividade este blogueiro conheceu também a Cachoeira do Rio Manso, mas além do difícil acesso, feito ou por estrada mal conservada e com muitas voltas, a cachoeira fica abaixo de áreas de pastagem e sua água é imprópria para banho. Para os mais abusados, como eu, vale a aventura de atravessar a represa de barco municipal e caminhar mais uns dois quilômetros tocando gado por estradas e trilhas até a cachoeirinha.

 Cachoeira do Rio Manso (Imagem: Panoramio)

Vista da travessia para a cachoeira (Imagem: Panoramio)

 Cachoeira do Alto da Serra (Foto: Marco Bass Mania)

Cachoeira do Funil (Foto: Kleber Ferreira)

Mas o que mais atrai turistas para a região são a pesca e o artesanato. Escamas e couro de peixes usados para confecção de adornos artesanais, além das tradicionais esculturas em madeira e em cipó, encantam os olhos dos visitantes.

Alguns lugares de Natividade da Serra não têm acesso por via terrestre e a CESP mantém ferryboats (balsas) para transporte de veículos e pessoas para vários pontos da represa, sem custo para o usuário.
Um dos ferryboats mantidos pela CESP

mapa hidrográfico de Natividade da Serra

Natividade da Serra merece mais atenção às belezas naturais que à política, portanto hoje você não vai ler sobre políticos aqui no blog. Bom domingo.

caminho para a Barra da Varginha (Foto: Panoramio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.