Páginas

24 de julho de 2012

Uma UBS para cada 24500 pessoas


Situação da Saúde pública em São Paulo (Foto: blog do Paulinho da Força)

A situação das UBS da cidade de São Paulo "mostra falta de compromisso da prefeitura com a saúde pública e desrespeito ao cidadão", conforme texto publicado no blog do candidato Paulinho da Força no dia 20 último.

Para o candidato - e para nós todos - o problema é de extrema urgência e mesmo parecendo chover no molhado, "as políticas públicas de saúde têm o dever de atender a todos", o que está muito distante da realidade vivida pelo cidadão paulista, seja ele da capital ou do interior.

Pelos cálculos divulgados no blog, o município de São Paulo tem o número ridículo de apenas uma UBS para cada 24,5 mil cidadãos. E ainda somos obrigados a ver na televisão os políticos falarem em prevenção. É para rir mesmo.



30 ANOS E UBS NÃO SAI DO PAPEL

Reportagem do Jornal Diário de São Paulo do último dia 16 mostra que desde 1982 (gestão provável Reynaldo Emygdio ou Salim Curiati) um terreno que foi desapropriado na Vila Ré, Zona Leste, para a construção de um posto de saúde está abandonado em São Paulo. É um descaso que atravessa pelo menos 11 prefeitos, incluindo Covas, Serra e Kassab. 

Isso mesmo: pelo menos 11 “excelentíssimas” pessoas já sentaram na cadeira da prefeitura paulistana desde que o lote foi declarado de utilidade pública e ainda hoje serve de depósito de entulhos e lixo, criadouro de animais asqueirosos e abrigo para delinqüentes e usuários de drogas. São 30 anos de abandono. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde alegou que os moradores são atendidos pela UBS do bairro vizinho e que o terreno pertence à Secretaria Estadual da Saúde. Esta alegou que o terreno é do município. Um empurra para o outro e um imóvel caro, comprado com o seu dinheiro, está abandonado faz 30 anos.

Para que conste: atualmente (julho de 2012) o prefeito de São Paulo é Gilberto Kassab (PSB / ex-DEM), que já foi vice de José Serra (PSDB), pessoa esta que já ocupou os cargos de prefeito do município e de governador do estado e o governador atual é Geraldo Alckmin (PSDB).


Terreno desapropriado há 30 anos na Vila Ré (Foto: Daniela Souza - Diário SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.