O ano de 1945 ficou gravado na história da humanidade não pelo fim da Segunda Guerra Mundial, mas pelas grandes desgraças que a humanidade experimentou. Foi realmente um ano trágico.
Recordemos outros fatos acontecidos naquele ano: em janeiro, o transatlântico alemão Wilhelm Gustloff foi atingido por torpedos russos e afundou, matando cerca de 7000 civis nas águas do Mar Báltico.
Em abril foi a vez do transatlântico Goya naufragar ao ser torpedeado por um submarino e aqui no Brasil, foi para o fundo do mar durante exercícios militares o cruzador Bahia, matando 340.
Em agosto aconteceria algo ainda mais terrível: as bombas atômicas explodiriam sobre Hiroshima e Nagasaki. O holocausto do povo judeu pelo nazismo também remete a 1945.
Em 13 de fevereiro, na cidade de Dresden (Saxônia), aviões Britânicos fizeram um mega bombardeio, despejando 1478 toneladas de bombas e 1182 artefatos incendiários sobre as cabeças dos cidadãos e 50000 pessoas foram mortas em uma das maiores carnificinas da história.
Também em 1945 muitas epidemias acometeram pessoas em todo o mundo. Tifo, meningite, que teve seu ápice em São Paulo, leptospirose, surto de malária também em São Paulo, surto de leishmaniose tegumentar americana (LTA), conhecida como úlcera de Bauru, em Paranavaí e muitas outras doenças.
Triste foi o ano de 45, um número muito ruim para a nossa história. Fotografia de Google Images: o nazista Adolf Hitler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.