Páginas

11 de setembro de 2011

Pindamonhangaba princesa do norte


Pindamonhnagaba é um município paulista cuja história foi feita por decreto e não por acontecimentos. Foi assim... foi assado... como ninguém sabe ao certo como foi de verdade, dois dos prefeitos que por lá passaram resolveram dizer como deveria ser. E assim fez-se a história da "Princesa do Norte".

foto divulgação - fonte: site da prefeitura

Seu nome significaria "lugar de fazer anzol" ou "lugar onde o rio faz a curva", nem aí há consenso. Mas ao menos Pinda tem setas amarelas para guiar os fiéis peregrinos que vão ao santuário de Aparecida. E o mais importante: Pinda é bela!

foto divulgação - fonte: site da prefeitura

Pindamonhangaba está no Circuito da Mantiqueira, um grupo de sete cidades com uma beleza natural inigualável, serras e cachoeiras e muita aventura para o turismo rural, ecológico. e radical. Também tem atrações históricas muito enriquecedoras.

ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO 

Um atrativo bastante bucólico é o passeio no bondinho em estilo inglês da EFCJ, em roteiros que podem durar desde 40 minutos até algumas horas, com preços chegando a 50 reais (setembro de 2011). Podem ser feitas reservas pelo telefone (12) 3644 7408. Bom passeio.

foto divulgação - fonte: site da prefeitura

Cá entre nós, a cidade é mesmo muito bonita e tem história sim senhor.

FILHOS ILUSTRES DE PINDAMONHANGABA

dr. Emilio Ribas - fonte: site da prefeitura

Com todo orgulho, Pindamonhangaba viu nascer pessoas famosas e importantes para o Brasil e para o seu povo, como Eloy Chaves, considerado o patrono da previdência social, o historiador Amaral Gurgel, o médico sanitarista Emílio Ribas, o deputado federal Ciro Gomes e o atleta João do Pulo.

FOLCLORE PINDAMONHANGABENSE

Pindamonhangaba tem várias lendas. Uma delas conta que uma velhinha ficava lavando roupas no rio e fumando um pito e um dia ela afundou na água e um canoeiro a encontrou pela fumaça do pito e a salvou!

Tem também a do pescador que foi engolido pelo peixe e até a estória de um casal apaixonado que se escondeu em uma toca para tomar veneno porque suas famílias desaprovavam seu amor.

A LENDA DO BONECO MENTIROSO
Há uma lenda que não veio de lá, mas foi contada nos corredores do palácio, que diz que foi em Pindamonhangaba que um famoso escultor italiano de nome Geppeto teria feito um boneco com madeira de um pinheiro e que esse boneco criou vida, quase como se ele fosse gente de verdade. Pinnocchio era o seu nome e suas cores preferidas eram a azul e a amarela. E ele só fazia mentir. 
 
Tanto mentiu e tanto enganou as pessoas, que conseguiu ser eleito rei. Mas como seu nariz crescia cada vez que ele mentia, Pinocchio pediu ajuda a um pássaro azul e amarelo, que com seu bico graúdo começou a cortar diariamente o nariz do boneco mentiroso. Mas... isso é apenas mais uma lenda.
PINDA TEVE PREFEITO CASSADO

João Antonio Salgado Ribeiro (PPS), prefeito de Pinda que tem como vice Myriam Alckmin (sobrinha de Geraldo), foi afastado do cargo pela Justiça no dia 31 de agosto, sob acusação de contratação irregular de seis emissoras de rádio para propaganda do seu governo.

O alcaide pode recorrer da decisão judicial. Se mantida, ela cassa os direitos políticos de João ribeiro por três anos e o obriga a devolver aos cofres municipais o que foi pago às rádios. O valor dado à causa foi de R$ 163.560,00.

Segundo fontes locais, quando a sentença foi proferida ele estava viajando a Brasília e ao retornar, participou normalmente dos festejos de 7 de setembro. Recentemente João Ribeiro foi questionado sobre suposto financiamento de sua campanha pela empresa Verdurama e negou.

HINO DE PINDAMONHANGABA

Letra: Dr. João Marcondes de Moura Romeiro
Música: Maestro João Gomes de Araújo


Salve! Ó terra querida!
Paraíso terreal,
Onde tudo tem mais vida !
Salve! Ó terra natal

Nos corações dos teus filhos
Não se apagarão jamais,
Tradições que nos orgulham
Contadas por nossos pais.

Salve! Ó terra querida! ...etc

Encantadora paragem,
Linda, Formosa, sem par!
Das belas plagas brasílias
O mais formoso lugar.

Salve! Ó terra querida! ...etc

Céu azul estrelado,
Vargens cobertas de flores,
Prados de eterna verdura
Mil encantos, mil primores!

Salve! Ó terra querida! ...etc

A beijar-te o Paraíba
Em curvaturas tamanhas!
Um sol que doira a existência,
Doira vales e montanhas!

Salve! Ó terra querida! ...etc

Tesouro tão precioso
Das mãos de Deus recebido
Pelas mãos cruéis do tempo
Nunca será destruído.

Salve! Ó terra querida! ...etc

Nas ricas terras paulistas,
Todos te invejam a sorte,
Por todo o mundo aclamada
Gentil "Princesa do Norte"

Salve! Ó terra querida! ...etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.