Páginas

23 de setembro de 2011

Drogas: Por dentro do assunto


imagem de cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes

A série iniciada hoje apresentará ao leitor do blog informações sobre a política nacional anti drogas do governo federal do Brasil. Os textos que você lerá nesta postagem foram extraídos da cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes, que integra o kit de mobilização, material de apoio para o combate ao uso de drogas.

O kit que tem atualmente nove cartilhas objetiva oferecer subsídios para iniciativas de prevenção ao uso de crack e outras drogas e à recuperação de usuários. Ao final de cada tema você encontrará links para baixar o material original, de propriedade intelectual do governo e distribuição livre.

VAMOS AO QUE INTERESSA

Apresentação: Os novos tempos de governo, marcados pela ênfase na participação social e na organização da sociedade, valorizam a descentralização das ações relacionadas à prevenção do uso de drogas e à atenção e reinserção social de usuários e dependentes. 

No desenvolvimento de seu papel de coordenação e articulação de ações voltadas a esses temas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas apresenta a Série “Por Dentro do Assunto”, com o objetivo de socializar conhecimentos dirigidos a públicos específicos. 

Esta série, construída com base nas necessidades expressas por múltiplos setores da população e em conhecimentos científicos atualizados, procura apresentar as questões de forma leve, informal e interativa com os leitores. 

A iniciativa é norteada pela crença de que o encaminhamento dos temas de interesse social só será efetivo com a aliança entre as ações do poder público e a sabedoria e o empenho de cada pessoa e de cada comunidade. Acreditamos estar, dessa forma, contribuindo com a nossa parte. (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas)

PODER FAZER ESCOLHAS

Poder fazer escolhas: Esse direito é considerado, por muitos, um dos mais fundamentais que uma sociedade pode oferecer. E tem sido um dos pilares dos movimentos sociais e políticos que o Brasil vivenciou nos últimos 20 anos.

Mas existe real escolha quando não se tem informação? Quando são veiculados muito mais os preconceitos e mitos sobre determinados assuntos do que fatos científicos e estatísticas bem feitas? Ou será que nesse caso trata-se de manipulação, travestida de escolha?

Esta cartilha oferece, em poucas páginas, informações científicas atualizadas sobre algumas drogas. O objetivo é contribuir para que nós, brasileiros, possamos exercer nosso direito de ter acesso a dados científicos numa área dominada por crenças e preconceitos.

O QUE SÃO DROGAS

O que são drogas? Drogas são substâncias que produzem mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional das pessoas. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, da droga escolhida, da quantidade, frequência, expectativas e circunstâncias em que é consumida.

Essa definição inclui os produtos ilegais (cocaína, maconha, ecstasy, heroína...) e também produtos como bebidas alcoólicas, cigarros e vários remédios, que são legais, apesar de haver restrições em sua comercialização. Por exemplo: é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.  

O EFEITO DA DROGA

O efeito da droga é o mesmo para qualquer pessoa?

Não. Os efeitos dependem basicamente de três fatores: da droga, do usuário e do meio ambiente.

Cada tipo de droga, com suas características químicas, tende a produzir efeitos diferentes no organismo. A forma como uma substância é utilizada, assim como a quantidade consumida e o seu grau de pureza, também terão influência no efeito.

Cada pessoa, com suas características físicas (biológicas) e psicológicas, tende a reagir de modo diferente. O estado emocional do usuário e suas expectativas em relação ao modo como a droga usada vai influenciá-lo são também fatores muito importantes.

Finalmente, o meio ambiente influencia bastante a reação que a droga pode produzir. Ilustrando: uma pessoa que consome maconha numa festa, num dia em que está feliz, pode sentir um efeito muito diferente do que quando fuma maconha sozinha, num dia em que está ansiosa.

O jovem que toma cerveja numa festa, pois tem convicção de que essa é a única maneira de relaxar e enturmar-se, pode perfeitamente se sentir entrosado e relaxado mesmo que tome cerveja sem álcool, não estando ciente desse fato.  

CONSUMO DE DROGAS NO BRASIL

O Brasil destaca-se no mundo pelo alto consumo de drogas?

Não exatamente.

Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack. Mas não tem sido observado uso significativo de heroína e morfina, nem de metanfetamina.

O uso de drogas no Brasil sempre foi discreto quando comparado ao de outros países. O crescimento mencionado acima ainda não nos coloca no ranking das sociedades de maior consumo. Os Estados Unidos são o país campeão de uso de drogas, seguido do Canadá e de vários países europeus.

É muito importante observar, no entanto, que nosso uso de drogas, mesmo que discreto no cenário internacional, está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS. 
Cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes
Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas.
Leitura recomendada para alunos a partir do 7º ano do ensino
fundamental. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
- SENAD e Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas -
CEBRID, 2010
Disque ajuda 0800 510 0015

Na próxima sexta-feira (30/09) o blog voltará ao assunto abordado nessa cartilha, falando sobre o uso da maconha. Te espero aqui. Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.