Páginas

30 de setembro de 2011

Maconha: Por dentro do assunto

Continuando a série iniciada na semana passada, o assunto hoje é a maconha. Os textos aqui reproduzidos foram extraídos de cartilhas publicadas pelo Governo Federal do Brasil, no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

imagem de cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes

DADOS SOBRE O USO DA DROGA

Maconha. Quem usa?

Maconha é a substância proibida por lei mais usada em nosso país. De acordo com pesquisa realizada em 2005, de cada 100 brasileiros, aproximadamente nove já haviam usado maconha pelo menos uma vez na vida (ou seja 9%). 
É claro que esse dado varia conforme o sexo e a idade: entre homens, 14,3% já usaram e, entre mulheres, 5,1%. O uso maior é entre jovens adultos de 18 a 24 anos de idade, atingindo a porcentaGem de 17% nessa faixa etária, e menor entre adolescentes de 12 a 17 anos: 4,1%.

Infelizmente, nosso país não dispõe de dados mais antigos para saber se o uso da maconha permanece estável, se está diminuindo ou aumentando na nossa população como um todo. 
Sabe-se, no entanto, que entre estudantes da rede pública de ensino, pesquisados regularmente em dez capitais de todo o país, o uso na vida aumentou entre os anos de 1987 a 1997: em 1987, 2,8% dos estudantes de quinta série ao ensino médio relataram que já tinham usado maconha; em 1989 a porcentagem subiu para 3,4%, em 1993 para 4,5% e, em 1997, foi para 7,6%.

Já no ano de 2004, quando se incluiu na pesquisa as 27 capitais brasileiras, observou-se que 5,9% dos estudantes pesquisados usaram maconha pelo menos uma vez na vida.

MACONHA E SEUS EFEITOS

O que é maconha?

Maconha é o nome popular de uma planta chamada Cannabis Sativa, que tem sido usada há séculos por diferentes culturas, e em diferentes momentos da História, com fins médicos e industriais. Desde os anos 60, a maconha ficou mais conhecida pelo seu uso recreativo, com o propósito de alterar a consciência.
Os efeitos da maconha:
Como qualquer outra droga, seus efeitos vão depender da quantidade usada, da combinação com o uso de outras drogas e com outros fatores já mencionados nesta cartilha, relativos ao ambiente, ao estado emocional do usuário e às suas expectativas.
Algumas pessoas, ao usarem maconha, sentem-se relaxadas, falam bastante, riem à toa. Outras sentem-se ansiosas, amedrontadas e confusas. A mesma pessoa pode, de um uso para outro, experimentar efeitos diferentes.

Em doses pequenas, a maconha distorce os sentidos e a percepção. As pessoas podem relatar que as músicas ficam mais bonitas, as cores mais vivas, o cheiro, o gosto e o tato mais aguçados. A percepção de tempo e distância também fica alterada e a consciência corporal aumentada.
Todas essas sensações podem ser prazerosas para algumas pessoas e desagradáveis para outras.

Em altas doses, a possibilidade de experimentar sensações desagradáveis aumenta, podendo gerar confusão mental, paranóia (sensação de estar sendo perseguido), pânico e agitação. Podem também ocorrer alucinações.

OS RISCOS DO USO

Quais são os riscos de se usar maconha?

O uso de maconha pode ser bastante arriscado, caso a pessoa, sob seu efeito, resolva dirigir, caminhar numa rua escura e movimentada, relacionar-se sexualmente com um desconhecido, nadar ou operar uma máquina que exija boa coordenação motora e reflexos rápidos. 
Para correr tais riscos não é preciso ser usuário habitual de maconha, basta estar sob o efeito da droga na circunstância inadequada.

O usuário crônico, que usa maconha regularmente por algum tempo, arrisca-se também a:

• prejudicar sua memória e habilidade de processar informações complexas;

• irritar seu sistema respiratório, pela constante presença da fumaça em seus pulmões;

• aumentar suas possibilidades de desenvolver câncer de pulmão, uma vez que a maconha tem o mesmo teor de alcatrão que os cigarros de tabaco.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Maconha pode causar dependência?

Pessoas que usam maconha por muitos anos, para lidar com o estresse, têm dificuldade de parar de usá-la. Em casos como esse, o usuário pode desenvolver dependência, isto é, a maconha torna-se tão importante na sua vida, que ele passa a organizá-la de maneira a facilitar seu uso, sentindo ansiedade quando não a tem disponível.

Alguns desses usuários apresentam sintomas físicos e ansiedade quando param de usar maconha abruptamente. Podem apresentar distúrbios de sono, irritabilidade, perda de apetite, enjôo e sudorese. Esses sintomas duram, em geral, uma semana, à exceção do distúrbio de sono, que pode durar mais tempo.
Cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes
Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas.
Leitura recomendada para alunos a partir do 7º ano do ensino
fundamental. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
- SENAD e Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas -
CEBRID, 2010

Semana que vem o assunto abordado será cocaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.