Exclusivo: Militares do exército e policiais civis apreenderam hoje em um sítio no bairro do Brumado, na cidade de Morungaba (SP), mais de dois quilos e meio de pólvora caseira e mais de cinco quilos de materiais para sua produção.
A pólvora era fabricada e usada para mineração. Dois homens que estavam responsáveis pelo local foram presos e deverão ser processados por fabrico e armazenamento de produto de uso restrito e controlado. Eles foram pra cadeia.
Apesar de todo o balacobaco em torno do caso, aparentemente as duas pessoas presas não são bandidos, mas simples trabalhadores, que estariam usando essa pólvora rudimentar e de difícil e arriscado manuseio apenas para explosão de pedras de granito.
Depois de partidas, essas pedras eram picadas à mão, na raça, com marretas e picões, para virarem paralelepípedos para obras civis, principalmente pavimentação de ruas.
A pólvora apreendida nada tem em comum com explosivos usados para arrombar caixas eletrônicos, que são mais bem elaborados e comercializados regularmente, inclusive com autorização do exército, com nota fiscal e pagando impostos e que de alguma forma acabam nas mãos dos ladrões.
imagem do site química explosiva abbd
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.