Páginas

7 de janeiro de 2013

Quem preserva pode ganhar dinheiro

O proprietário de terras rurais que preservar vegetação nativa poderá ganhar dinheiro com a venda e compra de Cotas de Reserva Ambiental Futura, negociados na Bolsa Verde do Rio de Janeiro, sem dúvida um forte estímulo à manutenção de florestas.

A BVRio foi criada há aproximadamente um ano e começou a operar no início de dezembro, com a proposta de conciliar o desenvolvimento social e econômico com a defesa do meio ambiente e favorecer o cumprimento de leis ambientais.

Veja nos quadros abaixo, extraídos do site da BVRio, quais os tipos de negociação que já são possíveis. A Bolsa estuda para breve a comercialização de Créditos de Reciclagem e Logística Reversa de Resíduos Sólidos e outros ativos.

Cotas – são direitos de realizar um impacto ambiental (ex. cotas ou permissões de emissão de gases de efeito estufa). As cotas (ou permissões) são em geral alocadas pelo poder público (agências regulatórias ou outros entes governamentais), de modo a limitar o impacto ambiental de determinadas atividades. O sistema de cotas negociáveis (conhecido como "Cap & Trade System") é em vários casos o meio mais eficaz de se atingir os objetivos públicos de redução de impactos ambientais.Créditos – são certificados que representam um impacto ambiental positivo resultante de uma atividade realizada de modo voluntário (ex.: redução de emissão de gases de efeito estufa, reciclagem, excedente de reserva legal, eficiência energética, energia renovável). Os Créditos podem ser usados para compensar um impacto ambiental negativo, seja de modo voluntário, seja para o cumprimento de leis ambientais. Em alguns casos, podem ter conversibilidade com Cotas de Sistemas de Cap & Trade (por exemplo, no caso de créditos de carbono).


Floresta amazônica ao Norte de Manaus (Foto de NASA LBA-ECO Project)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.