Páginas

2 de janeiro de 2013

Bicicleta de papelão a 10 dólares

Se bicicleta já é um meio de transporte barato, prático e ecologicamente correto, imagine então se ela pudesse ser feita de materiais reciclados. Sim, isso já é possível, graças à grande sacada do designer israelense Izhar Gafni, que inventou uma bike de papelão capaz de suportar o peso de uma pessoa de até 130 Kg ao custo de apenas US$ 10.

Izhar Gafni e sua bike de papelão (Foto: Baz Ratner - Reuters)

Para construir a bicicleta que entra no mercado neste ano através da I. G. Cardboards Technologie, seu inventor dobrou papelão, colou em camadas sob forte compressão e revestiu com uma resina que o protege da umidade.

A transmissão (corrente, catraca, coroa, pé de vela e pedais) recebe outros materiais reciclados, garantindo resistência e confiabilidade ao veículo. 

Izhar Gafni pedalando pela cidade (Foto: divulgação)

Se você achou fantástica a idéia do israelense, espere para ver o que ainda virá por aí. A maleabilidade e a leveza do material tornam infinitas as possibilidades de aplicação. Ele já criou até barco. 

CADEIRA DE RODAS DE PAPELÃO

Uma organização que presta assistência a pessoas com deficiência e a vítimas de mutilações provocadas pela explosão de minas terrestres “esquecidas” após guerras no continente africano encomendou e o designer fez uma cadeira de rodas leve e prática que também pode ter um custo de produção de apenas 10 dólares.

O valor é um quinto do que a ONG paga atualmente por cada uma das 120.000 cadeiras metálicas que compra da China por ano, gastando nada menos que 6 milhões. 

Pesando menos de 10 Kg, a cadeira de rodas de papelão suporta cerca de 180 Kg e poderá ser produzida em oficinas de reciclagem, empregando mão de obra local.

Imagem do site Israel21c

Curta a nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.