Páginas

6 de janeiro de 2013

Gerador feito com sucata de HD

Com muita criatividade, um bocado de conhecimento teórico, cálculos a perder de vista e disposição para arregaçar as mangas, um grupo de pessoas construiu geradores de eletricidade a partir de lixo eletrônico em comunidades remotas na Amazônia, reutilizando sucata de informática para levar luz para as casas de pessoas. Merecem aplausos!

Eles montaram dínamos caseiros usando poderosos ímãs retirados de HDs de computadores para criar um campo magnético necessário para gerar energia elétrica por indução em bobinas de fio de cobre feitas à mão. 

vista interna de um disco rígido de computador (Google Images)

A MONTAGEM DOS GERADORES

Primeiro eles cortaram uma placa de compensado de madeira no formato de um grande círculo e a fixaram em um dos lados de uma roda de bicicleta (foto) e por toda a volta desse círculo eles colaram, com os polos magnéticos bem alinhados, um bocado de ímãs de discos rígidos de computadores. 

Fizeram uma porção de bobinas de fios condutores de eletricidade bem finos e fixaram em outro círculo, que foi disposto face a face com o primeiro em um suporte onde a placa com as bobinas permanece imóvel e que está na roda de bicicleta, com os ímãs presos, gira paralela, quase a tocando.

Imagem capturada de vídeo da montagem do gerador

Depois foi só providenciar um jeito de colocar a roda para girar e captar a eletricidade nas pontas dos fios das bobinas e isso eles resolveram montando rodas-d'água em plataformas que flutuam em rios, como você pode conferir no vídeo abaixo.

  
vídeo do canal p2rca mostrando a montagem de geradores

Por estarem reaproveitando peças que iriam poluir o ambiente se fossem descartadas, eles chamam o processo de geração de energia limpadora. Com informações dos sites Peetssa e Na Borda / fotógrafo e cinegrafista Peetssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.