Uma ideia fantástica do artista plástico e engenheiro mecânico Juan Muzzi conquistou a minha simpatia à primeira vista. Ele criou uma bicicleta a partir de resíduos plásticos reciclados, especialmente garrafas pet, aproveitando o que antes era considerado lixo para a construção de um veículo leve, confortável e ecologicamente correto.
Juan Carlos Calabresse Muzzi formou-se pela Universida del Trabajo del Uruguay e vive no Brasil há cerca de 40 anos, tendo se tornado bastante conhecido por seus quadros, gravuras, esculturas e outras obras de arte.
"Você nem percebe que está andando em uma bicicleta, parece que está flutuando, porque ela absorve as imperfeições do piso, então elas não chegam ao seu corpo." (Juan Muzzi)
A "bicicleta do futuro", já foi patenteada em 140 países, mas ainda é produzida em escala reduzida (apenas 5 mil foram fabricadas) e vendida sob encomenda.
Muzzi está negociando com grandes empresas para ampliar as vendas e acredita que com isso conseguirá torná-la ainda mais barata e consequentemente mais acessível. Hoje (22/01/13) podem ser encontrados modelos a partir de R$ 572,00 na sua loja virtual.
A fabricação do veículo a partir de material de reciclagem evita a extração de matéria prima da natureza e economiza até 96% da energia que seria gasta para a produção de uma bicicleta tradicional. Veja abaixo as características da Muzzicycles e as vantagens de seu uso, de acordo com o site do fabricante:
- PDL (Processo de Desenvolvimento Limpo)
- Reaproveita garrafas PET
- Ecologicamente correta
- Mais barata
- Não enferruja
- Elimina soldagem
- Não precisa de amortecedor
- Injetada na cor
- Elimina pintura
- Desenho orgânico e confortável
- Feita de blends de resinas termoplásticas recicladas
- Tem um andar macio
- Projeto autossustentável
- Extrai menos minérios de ferros e bauxita
- Processa menos alumínio
- Benefício em CO²
- Diminui o efeito estufa
- Aditivada para resistência a radiação ultravioleta
A bicicleta pode ter cores variadas (Fotos: divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.