Páginas

9 de agosto de 2012

República Socialista do Brasil

Seria exagero dizer que o Brasil é um país comunista? Ou, se preferir, socialista? Se você observar um pouquinho mais, vai chegar à conclusão que não. Longe de discutirmos aqui a essência do que são comunismo e socialismo (veja diferenças clicando aqui e aqui), mas apenas os fatos da vida prática. Tentarei ser bem sucinto.


O socialismo sempre foi pintado como um bicho-papão em nosso país tupiniquim, tipicamente intitulado capitalista (e muitas vezes uma ditadura), mas o que acontece na prática é bem diferente do que os coronéis e alguns letrados metidos a besta tentaram nos convencer ao longo de décadas.

DISTRIBUINDO DIGNIDADE AOS BRASILEIROS

Os carros-chefe do "socialismo envergonhado" que existe em nossa pátria mãe são os programas de distribuição de renda, que recebem nomes como "Fome Zero" (grande Betinho), "Bolsa Família", "Aluguel Social", "Bolsa Escola", "Bom Prato", "Leve Leite", "Auxílio Reclusão" e etc& tal. Observe que alguns dos programas mencionados são federais, outros estaduais e promovidos por partidos que se opõem entre si.

O ato de dividir o pão nosso de cada dia, de repartir, distribuir renda, antes de ser populista ou paternalista como alguns preferem chamar, é fundamentalmente fraterno, "cristão", comunitário, social. Qualquer um que tenha que repartir sua fatia de bolo pode  a princípio achar isso ruim, mas muda rapidinho de idéia quando é ele quem sente a porcaria da fome.

Outros programas "sociais" não menos importantes são os de moradias populares ou de interesse social. Que argumento você teria para subsidiar a casa própria para uma família de baixa renda, a prestações ínfimas e a perder de vista, senão o socialismo? Isso não tem absolutamente nada de capitalista.

Daí vamos para farmácias populares, com medicamentos baratinhos e até gratuitos, saúde pública universalizada, ensino público gratuito do maternal à universidade, assistência judiciária gratuita e uma série de outros serviços menos impactantes, mas que tornam o Brasil um país essencialmente "social" (nos Estados Unidos que Serra tanto ama, ou você paga o médico, ou morre).

O leitor deve estar pensando: "mas muitas vezes isso não funciona". Realmente, você tem toda razão, entretanto a má gestão da coisa pública não é esse o foco desta discussão e sim a falsa imagem que temos de que o socialismo ou comunismo seriam coisas ruins e o capitalismo o bonzinho.

Dar ao homem a oportunidade de se destacar entre seus pares é essencialmente capitalista e isso é muito bom, porque estimula a criatividade, aumenta a auto estima, fomenta idéias e desenvolvimento não somente econômico, como social.

CAPITALISMO DO DESEMPREGO E FOME

Opa, opa, opa! Seria o blogueiro um comunista?

Não, senhores e senhoras, o blogueiro é uma pessoa que enxerga além de rótulos e acredita que é preciso extrair o que há de melhor em toda forma de governo e evitar o que há de ruim. Acredita na moeda capitalista como um excelente instrumento de troca, acredita na coexistência natural de classes sociais distintas e na presença do Estado, mas não abre mão de seu lado generoso, humano.


O lucro pelo lucro, a ganância, a acumulação de riquezas nas mãos de poucos, a vontade de sempre ganhar e ganhar são os grandes vilões de nosso tempo, são os causadores de guerras, epidemias, fome, desemprego, revoltas, violência social e de muita corrupção. Eis aí as crises internacionais, os países falidos, basta ligar a tevê e assistir ao mundo ruindo (mas você só viu o coronel matar a sinhazinha?).

O BRASIL BUSCA O EQUILÍBRIO

Ao mesmo tempo que o Brasil investe em pesquisa, em tecnologia, em cultura, em formação, em exploração de recursos e geração de riquezas, aproveitando o que há de melhor no capitalismo - a vontade de crescer, também abre seu coração comunista e estende a sua mão para os mais necessitados, pois sabe que sem eles não há dignidade, não há futuro.

O que estudiosos chamam de correção de injustiças históricas, com a distribuição de cotas para acesso à educação e de vagas em concursos públicos para descendentes de etnias que sofreram exploração no passado é socialismo puro. Cotas para pessoas com necessidades especiais, cuidados com nossos idosos, nossas gestantes, nossas crianças... Mais socialismo! E então? Você ainda tem medo de comunista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.