Páginas

7 de agosto de 2012

Cadeia mineira dá bom exemplo

Cadeia foi feita pra duas coisas: trancafiar o cara que comete crime como punição e reeducar ele pra devolver um novo homem para a sociedade. Que bonitinho! Até parece coisa de desenho animado, onde o herói sempre vence o vilão. Nós sabemos que na prática as nossa cadeias são imundas, superlotadas e só criam pessoas revoltadas.

Mas existe uma cadeia que recupera de verdade? Bem, pode até não funcionar 100%, mas que a tentativa é boa, isso é.

PRESOS PEDALAM PARA ILUMINAR PRAÇA

Em Santa Rita do Sapucaí, região sul do Estado de Minas Gerais, um grupo de presos pedalam todos os dias bicicletas adaptadas com geradores de energia, para iluminar uma praça durante a noite (claro - quero dizer: quando tá escuro... ah, sei lá).

O nome desse cara tem que ser mencionado: José Henrique Mallmann. Ele é o juiz da acolhedora cidadezinha mineira de menos de 40 mil habitantes e é quem "assina como pai da criança" alguns projetos muito legais no presídio.

Os detentos se revezam pedalando as bikes usadinhas que foram doadas e adaptadas, mandando a energia cinética das pernas dos bandidos para alternadores de carro, que carregam baterias, armazenando a energia para ser usada à noite. Moradores elogiam a iniciativa e garantem que a praça está muito mais bonita e segura.

Presos pedalando para gerar energia (Foto: site G37)

Além de ocupar o tempo ocioso dos reeducandos, a atividade os beneficia com redução de pena e proporciona uma oportunidade de atividade física. Tem até preso contente por ter perdido a barriguinha com o exercício.

“A repercussão foi maior do que eu imaginava. Recentemente, recebemos um e-mail de Brasília, com pessoas se oferecendo para doar mais bicicletas para o projeto”, assegura o juiz.


PRESOS DEVOLVEM O QUE ROUBARAM COM JUROS

Outro projeto muito bacana que o juiz instituiu na cadeia de Santa é o pagamento de indenização às vítimas. Em parceria com empresas da cidade, os presos trabalham na reforma de prédios públicos e ganham dinheiro pelo trampo. Metade da grana eles precisam dar para suas vítimas, até pagarem o último vintém do que roubaram. E com juros. Legal né?

Vítima - à esquerda - recebe cheque de ladrão (Imagem: programa Fantástico)

Além de entregarem o "dinheirinho suado" de volta para as vítimas, os presos ainda precisam pedir perdão, cara a cara. Exemplo de cidadania (do juiz) a ser seguido pelo Brasil inteiro, que via de regra só tem cadeias para depósito de gente.

Presos de Santa dando um trampo (Foto: site Circuito Mato Grosso)

E VOCÊ? ACHA ISSO BOM?

Qual é a sua opinião? Você acha bons os projetos do juiz mineiro ou acha que cadeia deve ser depósito de ladrão, que não recupera ninguém e devolve o cara para a sociedade pior do que entrou? Na imagem abaixo, uma das inúmeras cadeias superlotadas em nosso país (Google Images).

Exemplo ruim de cadeia (Foto: Google Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.