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16 de maio de 2011

Cuidados ao fazer suas compras online

Aqui você encontra dicas valiosas de como pesquisar lojas e preços, como comprar, cuidados que você deve ter e o que fazer quando algo der errado. Boa leitura.

A internet facilita as nossas vidas e o comércio eletrônico veio para ficar. É maravilhoso ter à sua frente um catálogo com infinitas possibilidades. Comprar online pode ser uma experiência prazerosa e bastante segura, além de normalmente ser muito mais fácil e rápido você encontrar o que quer, verificar o melhor preço, condições de pagamento, custo de frete e prazo de entrega, tudo no conforto de sua casa ou de seu trabalho.

E os preços costumam ser menores que nas lojas físicas, porque a dinâmica das vendas pela net exige menos gastos com espaço, decoração, limpeza, iluminação, impostos e uma série de outros custos de manutenção de um ponto de vendas na cidade, além de ser mais abrangente, podendo concentar um volume muitas vezes maior de vendas.
imagem de uma compradora (Fonte: Google Imagens)

Muitas pessoas começam comprando livros e CDs e quando se dão conta estão encomendando até carros pela internet. Sim, você pode! Alguns modelos podem ser customizados pelo cliente nos sites das montadoras, com opções de cores, acessórios e por aí vai. Até imóveis, embarcações... hoje dá pra comprar praticamente tudo sem sair de casa.

Mas antes de se aventurar a sair comprando mil coisas online, é recomendável que você tome algumas precauções, que começam por não usar computadores compartilhados, manter seu antivírus atualizado e ativo, preferencialmente ter um firewall funcionando em seu computador e sempre desconfiar um pouquinho. Saiba mais sobre segurança na rede acessando o site Internet Segura ou a Cartilha de Segurança para Internet. 

CONFIABILIDADE DAS LOJAS VIRTUAIS

Algumas compras não requerem tanta cautela, como o caso de um automóvel encomendado diretamente à montadora, mas em geral você vai adquirir eletrônicos, móveis e outros bens através de lojas e precisa ter certeza que vai fazer um negócio seguro.

É recomendável que você comece acessando sites concentradores, como Bondfaro, Buscapé, Cata Preço, Cota Cota, E-Compare, Já Cotei, Mercado Virtual, Shopping Uol, Zura e similares, ou de leilões e vendas diretas, como o bastante popular Mercado Livre. Neles você pode fazer uma busca pelos produtos e ver as lojas onde estão disponíveis e respectivos preços, o que é muito bacana. Pesquise, compare e compre.

Estar listada em concentradores não garante a confiabilidade da empresa, mas já é mais fácil de obter informações sobre ela. Algumas empresas de fachada já chegaram a ser listadas e até muito bem classificadas em sites como estes, mas depois de algum tempo se tornaram, digamos, escolhas ruins, são muitos os casos de consumidores lesados.

Dê uma olhadinha nas avaliações que os consumidores fazem da loja escolhida e a quanto tempo ela está listada no site. Se ainda tiver alguma desconfiança, digite o nome dela em buscadores como o Google e veja o que aparece.

Uma das primeiras observações a serem feitas é se a loja possui correspondente física, ou seja, se além do site, você pode ir a um prédio onde existam produtos expostos para compra, o que já é um bom começo para inspirar a sua confiança.

Outras dicas legais são visitar sites de avaliação como e-Bit, verificando a classificação da loja e se ela possui algum selo de empresas de auditoria digital, como Certi Sign, Internet Segura, Loja Certificada, Site Blindado, Trust Sign, Veri Sign etc.

selo LojaCertificada

Alguns sites tem também uma lista de lojas irregulares, não recomendadas ou, se você preferir, lista negra, que é interessante de se ver para evitar dores de cabeça. Abaixo você encontra alguns links para se orientar:

Caso você seja daqueles malucos por segurança, pode até verificar no Whois ou o Registro.br em nome de quem está registrado o endereço do site e a partir dali fuçar pelo CNPJ, por exemplo, a vida da empresa em órgãos de registro de pessoa jurídica, como Secretaria da Fazenda, Junta Comercial e afins.

OPINIÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A LOJA

Uma dica bacana para você não cair em ciladas é verificar se a empresa tem um índice razoável de reclamações em sites que agrupam consumidores para protestar. O fato de haver muitas reclamações não indica necessariamente que a empresa seja ruim, porque o volume de vendas é determinante para o volume de clientes felizes ou não.

Avalie o índice de resolução dos problemas e observe quais são os tipos de queixas mais comuns. Se você está preocupado com prazo e existem muitas queixas de atraso na entrega, por exemplo, é recomendável pensar duas vezes antes de comprar daquela loja.

 imagem do site Confiômetro

No site do PROCON – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (clique aqui para acessar) você pode verificar o índice de reclamações da empresa da qual você pretende comprar e caso tenha algum problema, pode reclamar também pela web. Até para o Ministério Público podem ser enviadas reclamações através da internet.

o PROCON ajuda o consumidor

REPORTAGEM DÁ DICAS E AJUDA CONSUMIDORES

YouTube! Você pode pesquisar lá, porque muita gente faz vídeos contando suas aventuras (ou desventuras) como consumidores ou postam reportagens como a que você pode ver logo abaixo, sobre um casal catarinense que, em 10 de janeiro comprou móveis para seu escritório pelo site da loja "Americanas.com" e até a gravação da matéria exibida em 22 de fevereiro pela RBS, não tinham recebido os produtos e tinham dificuldades para contatar o saco SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da loja virtual. Acredite, isso acontece mesmo.

No vídeo do programa Cidadão Já, a repórter liga 3 vezes para a loja, que não tem 0800, portanto as ligações são pagas pelo cliente e, comprovando a queixa do mau atendimento, ela fica 20 minutos aguardando em cada ligação, que cai sem ser atendida.

Uma hora no total. E ela desiste de falar no saco SAC da tal Americanas.com. Depois o casal de clientes ainda recebe por e-mail uma proposta indecente da loja... Assistindo até o final, você verá o que a empresa propôs e algumas dicas bem legais de como proceder em casos como esse. Link para esse video no YouTube. Link para o site da RBS. Pena que informações assim não constem nas páginas de "relações com investidores" das empresas.

reportagem sobre a loja virtual

SITES DE RECLAMAÇÕES CONTRA EMPRESAS 

Para finalizar, você ainda pode verificar o conceito da loja pretendida nos sites que, como já dito, agregam reclamações e avaliações de consumidores. E são vários. Além de exporem ao mundo as queixas de consumidores, alguns desses sites também contatam as empresas reclamadas para que elas se manifestem.

Alguns dos lugares sugeridos para você ver o que os outros postaram ou postar sua própria reclamação: Confiômetro,  Reclame Aqui, Você Reclama, Consumidor Insatisfeito, (hoje em manutenção) e Nunca Mais (estranho este ter publicidade de empresas reclamadas). Se você também for reclamar, seja responsável e justo: faça sua queixa sem desmoralizar a empresa e se o seu problema for resolvido, retorne ao site e registre a solução obtida.
imagem do site Você Reclama

Para reclamações sobre compras no exterior, tem um site bem conhecido que é o Consumer Reports. Para queixas contra empresas de telecomunicações (telefonia, internet, tv por assinatura) você pode contatar a Anatel. No site do IDEC (Instituto Barsileiro de Defesa do Consumidor) você encontra orientações sobre relações de consumo e pode registrar seu “acidente”. Boas compras!

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