Páginas

19 de maio de 2011

professora fala a verdade sobre a educação

professora Amanda Gurgel no plenário (Foto: reprodução)

PROFESSORA DO RN FALA A VERDADE SOBRE A EDUCAÇÃO

A educação vai mal, ou melhor, a atenção dos governos com a educação é que é péssima e a culpa da má qualidade do ensino acaba sendo imputada a quem menos tem a ver com isso, que são os professores e as professoras*.

É vergonhoso, humilhante, saber que nossos docentes, que têm vocação, carinho, paciência, preparo e competência para ajudar nossas crianças a aprenderem e se formarem cidadãos, recebem, como contrapartida por sua dedicação à nobre arte de ensinar, um salário muitas vezes inferior ao de qualquer pessoa sem nenhuma capacitação profissional e até mesmo sem alfabetização**.

a professora mostrando seu contracheque (Foto: reprodução)

Nesse cenário caótico, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, estado hoje governado por Rosalba Ciarlini (DEM), em sucessão a Wilma Maria de Faria (PSD), realizou no dia 10 de maio de 2011 uma audiência pública sobre o cenário atual da educação e uma das pessoas que discursou ao microfone da tribuna foi a professora estadual de língua portuguesa Amanda Gurgel.

A ilustre professora, demonstrando exemplar polidez, brilhante discernimento e profundo conhecimento do assunto, discorreu em breves palavras sobre a atual situação do ensino em seu estado. Após ter assistido a apresentações de números na audiência, ela apresenta os seus, compostos por apenas três algarismos: 9 (nove), 3 (três) e 0 (zero), referentes ao seu salário de R$ 930,00 mensais. E mostra seu holerite.

Amanda pediu à secretária da Educação respeito pelos professores e, aos deputados e deputadas, disse que com o salário dela não daria sequer para comprar roupas como as usadas por eles e pediu que vão às escolas para saberem a realidade da educação no estado. E acrescentou: “parem de associar qualidade de educação com professor em sala de aula”, posto que o estado não investe o necessário e trata o professorado como se a culpa pelo descaso governamental fosse dos docentes.

Segundo ela, o governo pede paciência e tolerância aos docentes, enquanto colegas aguardam pacientemente há 15, 20 anos que o governo resolva a situação degradante da respeitável categoria. E ela nem mencionou em sua fala que adoeceu em função de sua atividade como professora e atualmente está afastada das salas de aula, desenvolvendo outras atividades pedagógicas – não, ela não parou de trabalhar por isso.

PALAVRAS DA PROFESSORA ECOAM NA REDE

O vídeo com o discurso da professora Amanda Gurgel  já virou hit na internet e ela está sendo aclamada "heroína dos professores". Poucos são os audaciosos, como essa ilustre senhora, com coragem e atitude para externar sua indignação com a incoerência da gestão pública, que apregoa aos quatro ventos que a educação é prioridade, mas despreza a peça principal do sistema educacional, que é o professor.


discurso da professora (video da TV da Câmara)

Na verdade, o que ainda ocorre no nosso país, principalmente em estados governados por políticos conservadores, é que a educação é propositalmente relegada a segundo plano, pois pessoas esclarecidas, cabeças pensantes, cidadãos críticos, questionariam a forma de governar desses senhores e dessas senhoras e para tais pessoas é mais interessante ter uma sociedade ignorante, massa de manipulação.

NO GOVERNO SERRA ELA JÁ TERIA APANHADO

Aqui em São Paulo, hoje nas mãos de Geraldo Alckmin (PSDB) e governada desde 1995 pelos demo-tucanos (DEM e PSDB), não é muito diferente do Rio Grande do Norte. Aqui, quando professor pede aumento de salário, o governo manda a Tropa de Choque da Polícia Militar descer o cacete.

tratamento que José Serra dava aos professores em SP
(Foto: Google images)


o cartaz da APEOESP fala por si
(Foto: Google images)

* está na moda distinguir o gênero, nessa época de hipocrisia que vivemos
** vai aparecer alguém dizendo que eu discrimino os desfavorecidos, pode apostar

MAIS POSTS SOBRE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.