Rua arborizada em Lisboa (Foto: viverlisboa.org)
Morar na cidade, em uma rua asfaltada e iluminada é hoje mais que uma necessidade ou desejo, é um estilo de vida para a maioria das pessoas, mas nem todos atentam para um item tão importante quanto o asfalto e as luzes da rua: as árvores.
A arborização das cidades pode amenizar o incômodo causado pelo excesso de radiação solar, aumentar a umidade e deixar o ar mais fresco, proporcionando conforto térmico e sensação de bem estar.
As árvores mantém a estabilidade do micro-clima, filtram gases poluentes como os emitidos pelos automóveis, retém poeira incômoda, servem como barreiras visuais - proporcionando mais privacidade - e para o excesso de vento, abafam o ruído, retardam o escoamento de água de chuva, amenizando a erosão e as enchentes e podem influenciar no regime pluvial.
É importante lembrar que o aumento de infiltração de água no solo proporcionado pela presença de árvores ajuda a manter vivas as nascentes.
As árvores podem servir de abrigo para pássaros que se alimentam de pequenos insetos, contribuindo para o equilíbrio ecológico do entorno e evitando a proliferação de pragas e agentes causadores de doenças.
Além de tudo, uma cidade arborizada é mais bonita, agradável de ver, sendo inquestionável a importância estética e paisagística que tem uma árvore, faz bem inclusive para a mente. Uma casa em uma rua arborizada é sempre mais valorizada. Quem não gosta de uma sombra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.