Páginas

10 de setembro de 2012

Crianças... o teto caiu!

Carrinho de mão, escada, tábuas, baldes, cavaletes espalhados, pia, pedaços de piso, entulhos, montes de terra, barulho o dia inteiro, poeira, sala dos professores improvisada e dividindo espaço com materiais de construção na cozinha. Tudo isso desde o começo do ano.

Pedaços do teto se soltando, banheiros entupidos, com vitrôs quebrados e portas que não trancam, valeta no piso do pátio, canos expostos, bebedouro sem torneiras, azulejos quebrados, poças de água onde os alunos circulam...

Salas de aula com paredes descascadas e imundas, infiltrações e rachaduras no teto e paredes do banheiro, vidros tão sujos que chegam a ser nojentos

Canteiro de obras todo desarrumado, com fios, ferramentas e porcariada espalhados pelo chão, remendos inacabados em paredes, escadas com dois corrimãos convivendo juntinhos (ou corrimões – ambas as formas são usuais e aceitas), tomadas de eletricidade destruídas e... o teto caiu!


As cenas mostradas em um vídeo amador postado por quatro alunas da Escola Estadual Pereira Barreto, no bairro paulistano da Lapa, mostram o caos enfrentado pelos estudantes não apenas dessa, mas de muitas outras escolas públicas de São Paulo, vítimas do desdém e da omissão do governo.


A escola Pereira Barreto, apelidada PEBA pela galera, tem prazo de conclusão de obras de restauração em meados de novembro e pelo ritmo das obras, corre o risco de só ficar pronta na época da eleição para governador, em 2014. Se o mundo não acabar em 2012!


Após um protesto dos alunos no dia 4 próximo passado, mostrando a situação precária da escola, as aulas foram suspensas – o prejuízo é sempre dos alunos. A empresa CAJ Construções e Empreendimentos Ltda assinou contrato com o governo paulista em 18 de novembro de 2011, no valor de R$ 1.189.032,26, com prazo de um ano para conclusão e o que se vê na prática, faltando pouco mais de dois meses para o fim desse prazo, está nas imagens postadas pelas meninas.


Post Scriptum:
  1. As informações sobre a revolta dos alunos foram divulgadas no portal da Rede Brasil Atual na quinta-feira, dia 6 de setembro de 2012.
  2. A escola das imagens fica na Rua Nossa Senhora da Lapa, esquina com a Rua Clélia, na capital paulista, é de ensino médio e de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.
  3. A administração estadual está hoje a cargo do senhor Geraldo Alckmin, do PSDB, mesmo partido de nosso rejeitado José Serra.
  4. O prefeito da cidade (teoricamente também interessado na qualidade da educação) é Gilberto Kassab, ex-vice de Serra e recordista nacional de rejeição.
  5. As imagens foram capturadas do vídeo cuja autoria é atribuída às alunas do ensino médio Yorrana Rocha, Hemelin Sousa, Gabriela Pires e Joyce Hellen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.