Páginas

12 de julho de 2011

Quem tem raiva vive melhor

Cientistas da Universitad de València (España), sob orientação do médico Neus Herrero, divulgaram na revista especializada Hormones and Behaviour o resultado de estudo apontando que a pessoa que expressa seus sentimentos com mais facilidade é mais feliz e mais saudável. É antiga a crença que pessoas rancorosas vivem menos e adoecem mais facilmente, principalmente por depressão e é exatamente o que demonstra o estudo desses espanhóis.

imagem de titan.as

Ocultar a raiva sentida é nocivo não só para a saúde mental como para a saúde física. Desabafar, pôr para fora, ficar furioso pra valer, externar os sentimentos de raiva, provoca aumento do fluxo de sangue nas áreas do cérebro ligadas aos sentimentos de felicidade, oxigenando e nutrindo melhor as células.

Para chegarem a essa conclusão, os estudiosos submeteram trinta homens a situação de stress e monitoraram suas reações emocionais e orgânicas, como pressão arterial e níveis hormonais (cortisol e testosterona), além dos impulsos elétricos cerebrais, constatando que aqueles que mostraram-se furiosos tiveram estimulação cerebral mais intensa do que aqueles que "engoliram" a raiva (odeio ter que usar aspas, mas nem todo leitor é tão esperto igual a você).

imagem de i.telegraph

Atividades significativas foram verificadas no hemisfério esquerdo do cérebro, região que está associada a emoções boas, e os lóbulos frontal, que controla os comportamentos e temporal, onde são controladas as emoções e a memória. Eis aqui um bom motivo para continuarmos a demonstrar toda a nossa raiva dos tucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.